segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Escola Livre de Cinema e Vídeo celebra a 1ª década


A ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) de Santo André tem muitos motivos para comemorar em agosto. Além da formação da Turma 4, o mês marca o aniversário de dez anos de suas atividades. Após mais uma década, o espaço se tornou referência no Grande ABC e em todo o País.
"Se pensarmos na população em geral, ainda há muito o que se fazer com a escola. Mas as pessoas que são interessadas em cinema já reconhecem e respeitam nosso trabalho", afirma o coordenador da ELCV, Sérgio Pires. "Ouso dizer que outros projetos, principalmente da região, possuem características da escola ou contam com a participação de ex-alunos."
Um de seus principais legados até o momento foi trazer à tona perguntas ligadas ao universo da sétima arte que pareciam não encontrar espaço devido para serem abordadas. "A ELCV vem multiplicando a questão da discussãocinematográfica na região."
Entre alguns frutos desses primeiros dez anos estão o belo trabalho desenvolvido no Cine Eldorado, em Diadema, comandado por Diaulas Ulysses (ex-aluno da Turma 1) e a intensa produção de projetos do grupo independente Corja Filmes (formado por ex-alunos da Turma 3).
A celebração do aniversário começa hoje. Sessões com curtas e longas-metragens e encontros para a discussão do meio audiovisual ocorrem gratuitamente até domingo no Auditório Heleni Guariba (Praça 4º Centenário. Tel.: 4997-1167), no Teatro Municipal, e no teatro do Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200).
Pensando especialmente na comemoração, os organizadores fizeram questão de ter um dia com uma pequena seleção de alguns filmes realizados por suas cinco turmas, casos de A Última Composição, O Poço e o Tempo e Sob Pressão, além de obras dos núcleos paralelos Primeiro Foco e Santo André Documenta, ambos ligados à escola. Trabalhos de conclusão de curso da Turma 4, como Ageusia, Horas e Lacônica, também serão exibidos.
A noite de abertura começa às 19h30, no Auditório Heleni Guariba, e contará com sessão dos curtas Vagalumes e Quando as Paralelas Se Encontram, produzidos por alunos do Núcleo de Formação da Turma 5. Após as exibições, o local será palco de bate-papo com o roteirista Luis Alberto de Abreu (responsável pelo filme Narradores de Javé e pela minissérie Hoje é Dia de Maria). A conversa será conduzida pelo tema Por Que Fazer Cinema no Grande ABC?
MOSTRA DE VÍDEO - A programação é complementar à 22ª Mostra de Vídeo de Santo André. Para a edição deste ano, a organização recebeu 170 inscritos e teve a missão de escolher apenas 22. Obras de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul, entre outros Estados, estão entre os selecionados.
O destaque fica por conta do curta-metragem espanhol Atroz, de Francisco Alvarez, primeiro título estrangeiro a figurar na seleção oficial da mostra. O filme está entre as atrações que serão exibidas no sábado, a partir das 19h30, na unidade do Sesc andreense.
No mesmo dia, às 17h, o local terá sessão do longa O Banheiro do Papa (2007), de César Charlone e Enrique Fernández, seguida de debate com a pesquisadora Daniela Gillone e a doutora em cinema Cecília Antakly.
Fora do cronograma da semana, o documentário musical Uma Noite em 67 (2010) ganha espaço no Auditório Heleni Guariba no dia 21, a partir das 15h. A exibição terá a presença do diretor do filme, Ricardo Calil, que participa em seguida de descontraído bate-papo com o público.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no blog da ELCV ( www.elcv.blogspot.com ) ou pelo telefone 4997-2155.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário