domingo, 7 de agosto de 2011

Manoel de Oliveira e Godard convidados a filmar Guimarães .pt


Manoel de Oliveira, Pedro Costa, João Botelho e Jean-Luc Godard são alguns dos cineastas que filmarão até ao final de 2012 temas relacionados com a cidade de Guimarães, numa iniciativa da Capital Europeia da Cultura.
"No âmbito da Capital Europeia da Cultura, e até ao final de 2012, será produzida uma série de filmes que reflectirão a riqueza histórica e cultural da cidade de Guimarães, cruzando temas do passado com realidades do presente", indica a organização em comunicado enviado este sábado à Lusa.
Além dos realizadores já citados, participarão também nesta iniciativa, a convite da área de programação Cinema e Audiovisual da Guimarães 2012, João Canijo, Margarida Gil, Aki Kaurismaki e Victor Erice, entre outros.
O programa, que pretende "celebrar o cinema como matéria indissociável das memórias, mas também impulsionar o seu crescimento em Portugal", tem um orçamento de 2,3 milhões de euros para a criação de novas obras cinematográficas, segundo a organização.
"Além da encomenda de novas produções, através do convite a autores nacionais e internacionais, o 'cluster' Cinema e Audiovisual pretende transformar Guimarães num novo centro de criação de cinema. Para tal, o projecto contempla também a criação de uma Plataforma de Produção Audiovisual", refere a Guimarães 2012.
A primeira de um total de "mais de três dezenas de obras" previstas será uma curta-metragem do cineasta português Rui Simões sobre as festas tradicionais Gualterianas, que será exibida durante o próximo ano, e cujas filmagens já se iniciaram, dando o "pontapé de saída" oficial no calendário de filmagens.


fonte:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1947374

Nenhum comentário:

Postar um comentário