sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MinC vai premiar pesquisas de cinema e audiovisual


Com a ideia de incentivar a produção científica e cultural do país, a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Iniciativa Cultural lançam a primeira edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual. Serão selecionadas três pesquisas que abordem o cinema e o audiovisual em suas mais diferentes manifestações incluindo teses de doutorado, dissertações de mestrado, bem como pesquisas ou estudos independentes. As inscrições que estarão disponíveis entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro nowww.cenacine.com.br, são gratuitas e restritas a pessoas físicas maiores de 18 anos, que sejam brasileiras natas ou naturalizadas e residentes no Brasil.

Podem se inscrever com até três projetos, quem já concluiu ou ainda cursa pós-graduação e pesquisadores independentes sem vinculação ou titulação acadêmica. Serão aceitas as teses e dissertações defendidas entre 01 de novembro de 1999 e 30 de outubro de 2009 desde que não tenham sido publicadas em formato de livro. Os requisitos para as pesquisas independentes são: desenvolvidas e concluídas fora do âmbito acadêmico, e que não tenham sido custeadas por instituição de pesquisa, brasileira ou estrangeira. Já os pós-graduados devem comprovar a titulação de doutor ou mestre em qualquer estabelecimento brasileiro ou estrangeiro de ensino superior.

A premiação para cada uma das modalidades será a publicação de um livro com tiragem mínima de 1.500 exemplares, impresso em papel offset, contendo ficha catalográfica, código de barra e ISBN. E também, a divulgação da pesquisa no site do Ministério da Cultura e do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (www.cenacine.com.br), em caráter definitivo, com crédito da instituição de ensino superior onde tiver sido desenvolvida.

Os vencedores terão ainda direito a 200 exemplares para livre distribuição gratuita a pessoas ou entidades de sua escolha, mas vedada a sua venda em qualquer hipótese. Outros 1.300 exemplares serão distribuídos pela Iniciativa Cultural que ficará responsável por remetê-los aos integrantes de uma lista, previamente aprovada pela SAV/ MinC, composta de pesquisadores, profissionais da cultura, jornalistas e editorias da área cultural e demais formadores de opinião.

Para a escolha das pesquisas em cada uma das modalidades, a comissão de seleção irá utilizar requisitos de seu exclusivo critério tais como qualidade e originalidade da pesquisa, clareza de exposição e consistência da argumentação, correta utilização da língua, organização e coerência, estilo, contribuição para o entendimento do setor cinematográfico e audiovisual. As decisões da Comissão de Seleção serão soberanas e independentes, não sendo passíveis de questionamentos ou recursos, e tomadas considerando todos os requisitos do regulamento do concurso.

Serviço: Edital completo, inscrições e mais informações no www.cenacine.com.br

fonte:
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/62/materia/226174

Nenhum comentário:

Postar um comentário