domingo, 31 de julho de 2011

Penedo volta ao cenário cinematográfico


Encontro, festival e futuro curso de graduação de Cinema prometem por a cidade no cenário nacional de produções
Encontro, festival e futuro curso de graduação de Cinema prometem por a cidade no cenário nacional de produções
A cidade mais antiga às margens do Rio São Francisco, e também uma das mais belas históricas do Brasil, será palco de dois eventos cinematográficos ainda esse ano. Penedo, situada a 157 km de nossa capital, receberá, entre os dias 28 de setembro de 2 de outubro, o I Festival de Cinema Universitário de Alagoas e o I Encontro de Cinema de Alagoas (ECA), em simultâneo. Filmes, mesas-redondas, oficinas e conferências serão oferecidos aos 60 mil habitantes da cidade, mais turistas, cuja programação está em fase de fechamento pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os sobrados e as igrejas de estilo barroco, rococó e neoclássico já puderam assistir outros festivais semelhantes, que deixaram de existir em 1982. Passados mais de trinta anos, a cidade volta ao circuito audiovisual, graças ao empenho da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) da Ufal, do Projeto Cine Artpopular (da Unidade de Ensino de Penedo), e pelo Movimento de Ações de Cinema na Ufal (Ufal-Procinema).
Segundo o organizador do festival, Sérgio Onofre, a ideia dos projetos é estimular o desenvolvimento e a produção universitária. “Um resgate e valorização do cinema nacional nas comunidades periféricas, como as de Penedo”, comentou.
Com os eventos, os organizadores têm a expectativa de promover o intercâmbio de produções nacionais, através de amostras competitivas e paralelas; além de fomentar o debate e a pesquisa sobre o cinema com a participação de cineastas e pesquisadores do audiovisual.
Mesmo sem apoio, produção cresce
Para o presidente da Associação Brasileira Documentarista e Curtametragista (ABD&C) de Alagoas, Henrique Oliveira, a principal barreira para o crescimento de produções no Estado está nos fracos investimentos de empresas e políticas públicas. “Apesar do Brasil hoje viver um forte crescimento do cinema nacional, Alagoas não acompanha esse ritmo e é representada por realizadores que, por paixão, não se entregam mesmo com tantas dificuldades”, declarou.
“Já faz alguns anos que o cinema brasileiro está em ascensão. O Governo Federal vem investindo pesado em algumas produções, mas nenhuma delas é originária de um autor, ou diretor, alagoano no Estado. Entretanto, a produção em Alagoas tem crescido, bem como o incentivo de algumas entidades, como a Ufal”, disse Henrique Oliveira.
Ufal pode lançar graduação em Penedo
A proposta ainda tramita entre as unidades acadêmicas da Ufal espalhadas pelo Estado, mas os idealizadores do projeto estão positivos quanto à aprovação de um curso de graduação de cinema em Penedo. A informação foi dada por Sérgio Onofre, que afirma que o pedido está, hoje, sob o poder da Unidade Arapiraca.
“O projeto já saiu de Penedo e percorrerá todas as instancias necessárias até alcançar o Conselho Universitário. Acreditamos que não haverá problemas. Temos condições de instalar o curso em Penedo e, se isso acontecer, mais empregos são gerados na cidade”, contou Onofre, que também é coordenador do Cine Art Popular.
Com a aprovação do curso em Penedo, a Unidade Acadêmica da Ufal desse município precisará definir um novo concurso público para aumentar seu quadro de docentes e técnicos. “Precisaremos, principalmente, contratar mais comunicadores sociais especializados na área. Que talvez dêem aula para cinquenta alunos por turma. Nossa expectativa é que a aprovação do curso saia até 2014. Isso resgatará em Penedo a tradição cinematográfica que já viveu”, explicou Sérgio Onofre.
Programação divulgada do I Festival de Cinema Universitário de Alagoas*
Dia 28 de setembro
Conferência de abertura
Local: Teatro Sete de Setembro
Dia 29 de setembro
Mesa-Redonda 1
Tema: A Realidade da formação cinematográfica no nordeste brasileiro
Local: Teatro Sete de Setembro
Dia 30 de setembro
Mesa-Redonda 2
Tema: Produção Colaborativa
Local: Teatro Sete de Setembro
Dia 01 de outubro
Mesa-Redonda 3:
Tema: Cineclubismo e Educação
Local: Teatro Sete de Setembro
Temas norteadores de oficinas
Incentivo ao uso de tecnoligias de baixo custo
Documentário
Animação
Trilha sonora para cinema
Elaboração de projetos audiovisuais
Crítica cinematográfica (grupo Filmologia)
Cineclubismo
*programação em fase de fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário