sábado, 6 de agosto de 2011

Governo do Estado anuncia edital para o cinema gaúcho

Porto Alegre - O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema, tem boas novidades para os cineastas e realizadores gaúchos. Nesta sexta-feira, (5), durante a cerimônia de abertura do 39º Festival de Cinema de Gramado, às 17h, o secretário da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil vai anunciar, oficialmente, o Edital de Finalização para Longas-Metragens - Rio Grande do Sul Polo Audiovisual.

 A iniciativa vem suprir uma demanda antiga das entidades do audiovisual gaúcho, já que mais de dez filmes estão há muito tempo em fase de finalização - faltando pouco para chegarem às telas dos cinemas.

"O governador Tarso Genro recebeu a proposta com entusiasmo e declarou que o desenvolvimento do audiovisual no Rio Grande do Sul faz parte do seu plano de governo", destaca o secretário Assis Brasil.

"O edital faz parte de uma visão sistêmica para o desenvolvimento do setor. Com estes filmes prontos, o Rio Grande do Sul voltará a ocupar um lugar importante no cenário da produção nacional e internacional", acrescenta Luiz Alberto Cassol, diretor do Iecine.

O valor total do edital é de R$ 1,5 milhão, sendo que cada projeto poderá solicitar no máximo R$ 150 mil para finalização. Entre as contrapartidas solicitadas pelo Governo do Estado, o filme deverá ser inscrito em festivais brasileiros e também em competições internacionais de pelo menos cinco países diferentes, além de estar disponível em cópias DVD com legendas em inglês e espanhol. As inscrições já estão abertas. O edital está publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (5) e disponível no site www.cultura.rs.gov.br

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário