quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Inscrições abertas para curso de cinema na Casa da Cultura ´Teresina - PI

Com o intuito de fomentar a produção cinematográfica local e formar novos profissionais da área, ou mesmo lapidar talentos que não tiveram a oportunidade de adquirir uma formação técnica, no dia 13 de agosto se inicia o Curso de Cinema Pela Lente na Casa da Cultura de Teresina, localizada na Rui Barbosa em frente à praça Saraiva. O curso é uma iniciativa da Divisão de Cinema, Vídeo e Fotografia da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, juntamente com o cineasta Monteiro Júnior.

As inscrições estão abertas na própria Casa da Cultura, precisando o candidato às vagas preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição (R$ 15,00). Serão ofertadas 40 vagas para o curso, cujas aulas acontecerão aos sábados das 9h às 13h na Sala de Vídeo da Casa. O curso Pela Lente terá duração de cinco meses, havendo uma mensalidade de R$ 15,00. Caso o número de interessados ultrapasse o de vagas, haverá uma seleção a partir do formulário preenchido.
Como Teresina não possui uma graduação acadêmica em Cinema, o curso é uma oportunidade ímpar para aqueles que se inscreveram conhecerem um pouco mais sobre a sétima arte. O curso tem por objetivo democratizar a produção cinematográfica do Piauí e, especialmente, em Teresina. A proposta é aliar a teoria à prática. O aprendizado se dará nas mais diversas áreas: roteiro, direção, produção, fotografia, montagem, trilha sonora, etc., e ao seu final será realizado um curta-metragem de até 20 minutos produzido pelos próprios participantes para ser exibido durante o Festival de Vídeo de Teresina, em dezembro.

Como público-alvo, estudantes de comunicação (jornalismo e publicidade), profissionais do audiovisual, apreciadores do Cinema em geral. O Curso Pela Lente está dividido em cinco módulos: o cinema na história, da ideia ao roteiro, direção, montagem e pós-produção e fazendo um filme, no qual os alunos irão pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, ministradas por Monteiro Júnior.

Monteiro Júnior é escritor, cineasta e crítico de cinema do jornal O Dia e do site Acesse Piauí. Publicou os livros “As Sete Vidas do Gato” (1998), seguido de “A Obscuridade Humana” (1999) e “O Confidente” (2003), premiado pela FUNDEC na categoria Romance – Prêmio Fontes Ibiapina, no ano de 2001. Como cineasta, lançou o média-metragem “No Meio do Caminho” (2004), “Insone” (2005), curta-metragem premiado no Festival de Vídeo de Teresina, promovido pela prefeitura por meio da Fundação Monsenhor Chaves, e “Dona Maria” (2010), longa-metragem realizado em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas – seção Piauí sobre solidão e abandono na velhice.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário