terça-feira, 9 de agosto de 2011

Começa nesta segunda a 16ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário


Foto: DivulgaçãoNesta edição, 30 produções universitárias brasileiras e internacionais serão exibidas em diversas salas em SP
por Jackie Salomao
"Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". A frase, dita por um dos ícones do cinema brasileiro, Glauber Rocha, continua inspirando cabeças universitárias em todo o país. Para reunir e premiar as melhores produções audiovisuais começa nesta segunda-feira (8), a 16ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Com entrada gratuita, o evento vai exibir 30 produções brasileiras e internacionais.
Entre as categorias do festival, dá para indicar o Panorama Internacional, Longas de Escola, Mostra Homenagem e Mostra Premiados Nacional. Um dos destaques é o filme 'Vendedores de Quadros', dirigido por Juho Kuosmanen, vencedor do Prêmio Cinéfondation de Cannes em 2010. A exibição acontecerá na Matilha Cultural, no próximo domingo (14), às 21h.
Em 1994, os universitários Carlos Sanches, Felipe Whitaker Salles e Malu Dias Marques - de faculdades do Rio e São Paulo - produziram o filme 'Bem-vindo a Sal Grosso'. A produção inspirou a criação do festival um ano depois e também o lançamento do 'Projeto Sal Grosso', que a cada ano escolhe uma película que será produzido para ser lançado na edição do ano seguinte.
Desde 2011, um filme é produzido pelo 'Sal Grosso'. Nesta edição, os nove filmes das edições anteriores serão exibidos além do último filme vencedor: 'Eu nunca deveria ter voltado', de Eduardo Morotó, da Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
O Festival Brasileiro de Cinema Universitário termina no dia 14 de agosto. Até lá, as mostras acontecerão na Matilha Cultural, no Cine Olido, no Cinusp e no Cine Sabesp. Nseta sexta-feira (12), os Cineusp irá premiar os melhores filmes da Mostra Competitiva de Curtas Internacionais.
Confira a programação do 1º dia de festival:
Cinusp 
16h: Programa 1 - Projeto Sal Grosso
Serão exibidos os curtas ‘Bem Vindo a Sal Grosso’, de Carlos Sanches, Felipe Whitaker Salles e Malu Dias Marques, ‘GOD.O.TV’, de Carlos Dowling, Procurando Falatório’, de Luciana Tanure, ‘Concerto Número Três’, de Marco Dutra e ‘Sobre a Maré’, de Guile Martins,
19h: Programa 2 - Projeto Sal Grosso - 62 min
‘A Goiabeira’, de Ed Lopez, ‘Esconde-Esconde’, de Alvaro Furloni, ‘Necessidade’, de Igor Souto, ‘Água Viva’, de Raul Maciel e ‘feliz desaniversário’, Fábio Souza 
Cinusp - r. do Anfiteatro, 181, Colméia, favo 4, Cidade Universitária, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3091-3540. Grátis.
Cine Sabesp 
19h: Abertura
Serão exibidos os curtas ‘Rovena’, de Vera Abbud, Eduardo Santos Mendes, Fernando Dassan, Salvador Messina e Sylvio Pinheiro, ‘Projeto Sal Grosso 10 - Eu Nunca Deveria Ter Voltado’, de Eduardo Morotó, ‘Cão’, de Iris Junges, ‘Asfixia’, de Fabio Aguiar, ‘Noite Quente’, de Rafael Jannarelli, e ‘Não há Vagas’, de Bruna Lessa.
Mais informações no site do evento.



fonte:
http://mtv.uol.com.br/memo/comeca-nesta-segunda-a-16-edicao-do-festival-brasileiro-de-cinema-universitario

Nenhum comentário:

Postar um comentário