quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jornada Cultural sobre preservação de acervos audiovisuais


Começam nesta quarta-feira, 10 de agosto, as inscrições para a Jornada Cultural “Conservação de Acervos Audiovisuais”, com Maria Fernanda Curado Coelho. O encontro acontece no dia 24 de agosto, das 9h às 17h, no CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP em São Paulo/SP. As inscrições podem ser feitas no próprio site da Fundação Bunge:http://jornadas.fundacaobunge.org.br:8080/jornadas.asp
A proposta para esta Jornada é abordar conceitos fundamentais da conservação de fitas de vídeos, suportes de leitura óptica, como o CD e o DVD e películas cinematográficas. Estes materiais estão presentes em todos os arquivos formados atualmente. A palestrante Maria Fernanda Curado Coelho, que foi coordenadora de preservação da Cinemateca Brasileira durante seis anos, vai apresentar ações preventivas adequadas para cada arquivo, compreensão da estrutura físico-química dos materiais e seus principais agentes de deterioração.
A Jornada Cultural é uma iniciativa da Fundação Bunge, por meio do Centro de Memória Bunge. A ação tem por objetivo o acesso à informação sobre técnicas de conservação e divulgação de acervos históricos e a temas relacionados à atuação dos Centros de Memória e sua importância para a memória empresarial.
Sobre a palestrante
Maria Fernanda Curado Coelho é bacharel em Comunicação Social, com especialização em Cinema, Rádio e TV pela FAAP, museóloga pelo Instituto de Museologia da Escola de Pós-Graduação da FESP-SP e mestre em Ciência da comunicação pela ECA/USP, com dissertação desenvolvida na área da conservação audiovisual. Trabalha em arquivos audiovisuais desde 1979, principalmente na Cinemateca Brasileira, onde ocupou o cargo de Coordenadora de Preservação nos anos de 2000 a 2008. Prestou consultoria e treinamento de pessoal para a conservação de acervos audiovisuais, em todo país.
Serviço:24 de agosto de 2011
Tema: Conservação de Acervos Audiovisuais
Palestrante: Maria Fernanda Curado Coelho 
Local: CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP
Endereço: Praça da Sé, nº 108 - 1º andar - São Paulo (SP)
Inscrições gratuitas a partir de 10 de agosto (120 vagas)

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário