quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sérgio Sá Leitão: Rio: uma cidade de cinema

Rio - Depois do Rock in Rio, é a vez de o Festival do Rio tomar conta da cidade e arrebatar os cariocas. Trata-se do principal evento de cinema da América Latina. Ao longo de 13 dias, o Rio passa a ser o centro das atenções de cinéfilos e profissionais de cinema de todo o planeta. Serão exibidos cerca de 350 filmes em 46 cinemas e praças. Há também uma vasta programação de seminários e workshops.

O audiovisual é uma das vocações culturais e econômicas do Rio de Janeiro. A primeira sessão de cinema no Brasil aconteceu aqui, há 115 anos. Desde então, a cidade vem se afirmando como o principal polo do País. A prefeitura reconhece e valoriza esta vocação, investindo de modo significativo no crescimento da indústria audiovisual carioca, por meio da RioFilme e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

De 2009 a 2011, a prefeitura destinou cerca de R$ 60 milhões a 170 projetos de produção e lançamento de filmes, realização de festivais e prêmios, ampliação do acesso e atração de produções internacionais, obtendo resultados expressivos. Os projetos investidos foram selecionados de acordo com o seu potencial de retorno, que pode ser econômico, social e/ou cultural.

Em 2010, os filmes feitos por produtoras do Rio foram responsáveis por boa parte do público total do cinema brasileiro. A cidade recebeu mais da metade das produções internacionais rodadas no País. A RioFilme foi coprodutora e/ou codistribuidora de sete dos 20 filmes nacionais de maior bilheteria. Em 2011, mais de 700 mil pessoas devem participar de eventos de cinema apoiados pela prefeitura.

A RioFilme é uma empresa de investimento em audiovisual. Pertence ao município e foi fundada em 1992. Sua atuação é avaliada pela prefeitura com base em acordo de resultados que estabelece seis metas de desempenho. Tem como missão promover o desenvolvimento da indústria audiovisual carioca, considerando os vários elos da cadeia produtiva do setor e seus impactos econômicos e sociais na cidade.

O Festival do Rio está em sua décima terceira edição. É um dos principais eventos da cidade. E um emblema da indústria audiovisual carioca. A cada ano, fica maior e melhor. A prefeitura e a RioFilme se orgulham de contribuir para o sucesso do Festival do Rio. A promoção do desenvolvimento da indústria audiovisual carioca é um compromisso de longo prazo; e a relação do Rio com o cinema, um caso de amor antigo.
Sérgio Sá Leitão é diretor-presidente da RioFilme

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário