Diariamente serão exibidos filmes em sessões gratuitas diurnas e noturnas, começando às 14h. Foram pré-selecionadas 78 produções de diversos países, mais os contemplados pelo Edital Curta Brasil, produzidos em diferentes regiões brasileiras, com duração de 1 a 27 minutos, em diversos gêneros e formatos.
Os trabalhos escolhidos pela Comissão composta por quatro membros titulares, professores e realizadores independentes, receberão certificado de participação.
A mostra é considerada a parte orgânica do Fórum Audiovisual, onde professores, estudantes, pesquisadores de várias universidades, produtores culturais, produtores de audiovisuais e representantes de grupos organizados debaterão e apresentarão seus trabalhos.
O enfoque é voltado para as pluralidades da sexualidade em contextos diversos, particularmente em narrativas audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, publicidade, games, mídias móveis, quadrinhos, arte mídia) e sistemas hipermídia.
O acesso à programação da mostra temática é gratuito e a finalidade do evento é estritamente acadêmica. Interessados em obter certificados como ouvintes deverão assistir a, pelo menos, 20 filmes e participar, no mínimo, por duas manhãs, dos Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum Acadêmico do Audiovisual . A programação completa pode ser consultada pelo link http://forumacademicodoaudiovisual.wordpress.com/.
A 3ª Mostra de Filmes Temáticos – Matizes da Sexualidade é composta por oito mostras: Cinema Brasileiro, Extremo Oriente, Mulheres Diretoras, Cinema Francês, Cinema Espanhol, Cinema Italiano, Curtas Brasil e Filmes Cults Imperdíveis. Haverá, ainda, a programação especial ‘Madrugadas Culturais’, que acontecem em dois sábados consecutivos (dias 22 e 29), onde as sessões começam às 14h e só terminam às 8h da manhã de domingo.
Na programação livre da mostra haverá distribuição de livros e DVDs em cada uma das cinco sessões da madrugada (22h, meia-noite, 2h, 4h e 6h) para os participantes presentes. A organização do evento também promete a realização de atividades culturais paralelas às exibições dos filmes pela madrugada adentro.
O fórum e a mostra – O Fórum Nacional do Audiovisual é uma iniciativa acadêmica ampliada que nasceu a partir do referencial das duas mostras de filmes temáticos “Matizes da Sexualidade” realizadas nos anos de 2009 e 2010, em João Pessoa. Este ano, foram acoplados ao evento os grupos temáticos de trabalhos acadêmicos como forma de ampliar a discussão da sexualidade enlaçando com diferentes temáticas como: direitos humanos, relações de gênero, política, práticas educativas, religiosidade, cibercultura, poéticas audiovisuais, cultura queer, juventude, relações etnorraciais entre outros temas.
O evento, que conta com apoio da Funesc por meio de sua unidade de cinema, é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam), do Núcleo de Estudos em Mídias, Processos Digitais e Sexualidade – Digital Mídia e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Produção Audiovisual, ambos da UFPB. A realização tem parcerias como a Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Serviço:
3ª Mostra de Filmes Temáticos – Matizes da Sexualidade
Data: 14 a 30/10
Horário: das 14h às 22h
Local: Espaço Cine Digital – Funesc
Entrada: gratuita
Fórum Acadêmico do Audiovisual
Data: 24 a 28/10
Local: Auditórios 411 e 412 | CCHLA – UFPB
Entrada: gratuita
Inscrições e informações: http://forumacademicodoaudiovisual.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário