domingo, 2 de outubro de 2011

Festival de Brasília - Ziraldo cria polêmica


Ziraldo passou atirando para todos os lados durante o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O cartunista, que na sexta-feira (30 de setembro) apresentou para o público o filmeUma Professora Muito Maluquinha, inspirado em sua obra, ontem (1º de outubro) se reuniu com a imprensa e com convidados do evento para tratar do atual momento do cinema infantil no Brasil.

A partir daí, ocorreram uma sucessão de críticas, que foram desde a esfera política à do audiovisual. "Nós temos uma literatura infantil forte, um teatro infantil forte, mas isso não se reflete no cinema. Por que a literatura não passa essa ideia aos cineastas?", afirmou Ziraldo, incomodado com o fato das crianças não terem obras cinematográficas de qualidade direcionadas a elas.

Neste sentido, atacou duramente Renato Aragão, acusando o eterno trapalhão de fazer filmes "para imbecilizar a criança", sem tentar em momento algum passar alguma coisa para ela. Também sobraram críticas para Xuxa, por motivos parecidos com os do Didi. "Há vários anos, levei o roteiro de Uma Professora muito Maluquinha para Xuxa e ela disse: quem manda é Marlene Matos. E ela embarreirou", contou o cartunista.

Ziraldo afirmou que deve existir uma política séria para o cinema dedicado às crianças: “um bom cinema infantil brasileiro, além de fazer parte da formação cultural de nossas crianças também colabora na formação de plateia para o cinema produzido no País. Soa estranho que não tenhamos uma política específica para a produção de um cinema de qualidade destinado à criança brasileira”.

Foto: Junior Aragão/Divulgação
Fonte: Adoro Cinema - Assessoria

Leia Mais

Festival de Brasília - Curta de Joel Pizzini rouba a cena
Festival de Brasília - Denise Fraga apresenta novo filme
Festival de Brasília - Seminário recebe visita surpresa
Festival de Brasília - Trabalhar Cansa conquista o público
Festival de Brasília - Panorama dos curtas exibidos
Festival de Brasília - Seminário movimenta o evento
Fotos do segundo dia do Festival de Brasília
Festival de Brasília - Começa a mostra competitiva
Festival de Brasília - Diretor retira filme da programação
Fotos da Abertura do Festival de Brasília
Festival de Brasília - Fotos da abertura
Festival de Brasília - Aplausos para o rock, vaias para a ministra
Festival de Brasília começa hoje
Festival de Brasília anuncia júri oficial
Festival de Brasília define longa de abertura
Festival de Brasília divulga filmes selecionados


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário