quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Rio de Janeiro é a capital que mais investe em cinema e audiovisual no Brasil


Depois de se tornar a capital brasileira que mais investe em audiovisual, com R$ 60 milhões aplicados em 170 projetos entre 2009 e 2011, o Rio de Janeiro bateu seu próprio recorde. A RioFilme, empresa da prefeitura do Rio que atua na área de fomento à produção audiovisual, anunciou, na terça, que vai investir, no ano que vem, R$ 31 milhões em 70 projetos do setor. Os recursos serão aplicados na produção de filmes e de conteúdo para televisão, em festivais e ações de democratização do acesso ao cinema.
De acordo com o presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, os investimentos serão do tipo reembolsável, pelo qual a RioFilme faz jus a uma participação na receita dos filmes; e do tipo não reembolsável, fomento que visa ao desenvolvimento cultural e artístico. Os investimentos não reembolsáveis terão recursos da ordem de R$ 10 milhões e envolvem a criação do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca (FAC).
Na linha de investimentos não reembolsáveis, serão financiados o desenvolvimento de longas-metragens, de conteúdos para TV, a produção de curtas, de documentários de TV e a produção e finalização de longas. “A ideia é que, na avaliação desses projetos, imperem os critérios artísticos, de qualidade, de relevância cultural, o que complementa o que temos feito nesses últimos anos, que é o investimento reembolsável com ênfase no valor econômico dos projetos”, explicou Sérgio Sá Leitão.
Além dos R$ 10 milhões da RioFilme, o FAC terá também R$ 1 milhão do Canal Brasil, em regime de coprodução, e R$ 100 mil do Instituto Oi Futuro. Para o presidente da RioFilme, essa nova linha de investimentos consolida a posição do Rio de Janeiro como principal centro audiovisual do país. “É um fomento plural, para que tenhamos produzido aqui tanto um cinema comercial quanto um cinema culturalmente relevante”, disse.
De acordo com dados da RioFilme, que em 2012 completará 20 anos de existência, no ano passado 40% dos filmes brasileiros lançados foram produzidos por empresas do Rio de Janeiro. Esses filmes foram responsáveis por 95% da renda e do público do cinema brasileiro.
A cidade também é a locação preferida dos cineastas estrangeiros que filmam no Brasil. Em 2010, foram rodados no Rio 51,4% das produções internacionais realizadas no país.
Por Paulo Virgilio, da Agência Brasil


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