O município de Itambé, a 433 quilômetros de Curitiba (PR), foi palco do lançamento, na quinta-feira (16), do Circuito Oficial de Exibição do projeto Revelando os Brasis. A iniciativa é resultado de parceria entre o Instituto Marlin Azul e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras. A população assistirá ao curta-metragem A Galinha ou Eu!, cujo roteiro foi escrito pela professora de Itambé Denízia Moresqui.
O projeto Revelando os Brasis objetiva promover a inclusão audiovisual da população brasileira, com ênfase no interior do País, por meio da produção de vídeos que contem histórias reais ou de ficção, desenvolvidas pelos próprios habitantes dessas cidades.
“Foi um desafio muito grande que apareceu na minha vida”, disse a professora, ainda emocionada por ter tido sua história selecionada para virar filme. Na película, ela relembra parte da infância quando morava em uma fazenda e convivia com os animais. Sua sobrinha Juliana revive a menina Denizia no vídeo.
Essa é a quarta edição do projeto Revelando os Brasis, criado em 2004. Foram recebidas 502 inscrições e selecionadas 40 histórias em 16 estados das cinco regiões brasileiras, resultando em 22 documentários e 18 filmes de ficção, cada um com até 15 minutos de duração. A Bahia e o Rio Grande do Sul foram os estados com maior número de histórias selecionadas: cinco cada um.
A presidente do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindemberg, também coordenadora do projeto, informou que o circuito de exibição dos filmes passará pelas 40 cidades onde os vídeos foram gravados, mais as capitais dos estados participantes, totalizando 56 municípios. Três caminhões levam o cinema até praças e ruas das cidades para que os moradores possam assistir aos resultados do projeto. “É o momento do encontro do cinema com a plateia”. Beatriz disse que a prioridade são os moradores de cidades com até 20 mil habitantes.
Após o encerramento da etapa de exibição, prevista para 31 de julho, serão editados sete DVDs que serão distribuídos para circuitos não comerciais, como pontos de cultura, escolas de cinema e cinematecas.
Fonte:
Agência Brasil
Agência Brasil
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