O festival de filmes de 60 segundos faz 20 anos. Confira alguns que fizeram história, como o produzido por Fernando Meirelles
por Redação Galileu
Vários festivais do mesmo formato nasceram inspirados no Festival brasileiro, que ainda se mantém como o maior de vídeos da América Latina. Não é à toa: hoje, em média, 15 filmes por dia são recebidos pelos seus curadores. Mas já houve datas em que 200 inscrições foram enviadas em único dia.
O boom do Festival foi mesmo em 2007, quando ele se tornou permanente e passou a receber vídeos online. Além de criar um acervo de vídeos-minuto na internet, a repaginada acabou causando uma democratização em relação aos equipamentos: câmera de celular, máquina fotográfica, tudo passou a valer para se fazer um vídeo.
>> Veja todas as cidades já retratadas por Woody Allen em seus filmes
>> Confira cinco cenas improvisadas em filmes
E para comemorar o aniversário, o Festival abriu um concurso inédito, chamado “Trailer do Meu Filme”. Em um minuto, os inscritos deverão contar sua própria história, real ou fictícia, baseados no conceito de um trailer de cinema. As inscrições vão até 20 de setembro, e os vencedores receberão R$ 10 mil em prêmios.
Confira abaixo 10 vídeos marcantes da história do Festival do Minuto, como o produzido por Fernando Meirelles:
Eva Jones, de Christiano Metri, 1991
Vovô viu o vão, de Flávio Pescuma, 1993
O primeiro minuto de José, de Anna Muylaert e André Abujamra, 1996
Bom Coração, de Fernando Meirelles e Nando Olival, 1996
fonte:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI241760-17770,00-VIDEOS+MARCANTES+DO+FESTIVAL+DO+MINUTO.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário