quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nações Unidas preparam estreia mundial do filme que mostra um dia no planeta

O filme One Day on Earth inclui imagens captadas em todos os países do planeta em um mesmo dia; exibição será em fevereiro de 2012
Kevin Allenkotte/Divulgação One Day on Earth
ne Day on Earth
A organização One Day on Earthcomeçou em setembro de 2008 como um projeto único de novas mídias para criar um vídeo ‘cápsula do tempo’, uma comunidade online global e um longa-metragem de cinema, tudo a partir de imagens capturadas no período de 24 horas do dia 10 de outubro de 2010 (10/10/10).

O fundador e diretor Kyle Ruddick e o co-fundador e produtor-executivo Brandon Litman desenvolveram o projeto como um arquivo compartilhado, permitindo que todos os participantes possam usar e editar as imagens para mostrar a sua interpretação do mundo.

One Day on Earth também trabalha de perto com dezenas de organizações sem fins lucrativos e ONGs para documentar importantes questões sociais, mantendo colaborações mundiais. da organização.
Leia também
Vídeo mostra um dia do PNUD no mundo

Vídeos exibem desafios mundiais por ODM
Conheça o projeto
Visite o site:

www.onedayonearth.org
do PNUD
As Nações Unidas, em colaboração com a organização One Day on Earth(Um Dia na Terra), estão se preparando para a primeira exibição mundial do filme que inclui imagens captadas em todos os países do planeta em um mesmo dia. O filme, que leva o título da organização – One Day on Earth -, será exibido em todos os países do mundo, no mesmo dia, no final de fevereiro de 2012.
Trabalhando em estreita colaboração com a rede global de escritórios de país do Sistema das Nações Unidas, os produtores planejam exibir o filme em teatros e locais de significativa importância cultural e histórica.
O filme foi produzido pela One Day on Earth – cuja crescente comunidade online agrega mais de 19 mil cineastas experientes e novatos - em parceria com as Nações Unidas e mais de 60 organizações sem fins lucrativos. No ano passado, no dia 10/10/10, a comunidade online, incluindo mais de 95 escritórios de país da ONU, filmou imagens em todos os países do mundo, captando através das câmeras tanto as alegrias como as lutas da vida cotidiana dos povos. O filme é o resultado de 3.000 horas de filmagens, que agora são de uso compartilhado de todos aqueles que participaram do projeto.
“Embora o filme identifique os pontos em comum que conectam todos nós, ele também celebra a diversidade que faz parte da nossa natureza única e singular”, diz Kyle Ruddick, fundador e diretor da One Day on Earth. “O filme contém uma mensagem de esperança, mas é também um forte apelo à ação para a mudança positiva em questões enfrentadas pelas comunidades locais e globais.”
Este ano, o projeto terá seguimento com um segundo dia de filmagem mundial do One Day on Earth, marcado para hoje, sexta-feira, 11 de novembro (11/11/11). Em um esforço para aumentar a abrangência da iniciativa, centenas de curtas-metragens que irão resultar deste segundo dia de captação de imagens também serão exibidos na mostra global e em eventos diversos.
“Este é um novo passo para as Nações Unidas no alinhamento dos esforços para prestar informações ao público, tanto online como offline, de uma forma verdadeiramente global”, disse Kiyo Akasaka, sub-secretário-geral para Comunicações e Informação Pública das Nações Unidas. “Nossa parceria com o One Day on Earth tem crescido a partir de um projeto de filme experimental a um movimento de comunicação colaborativa. Este tipo de evento em grande escala foi uma evolução natural para essa parceria.”
A ONU está planejando usar seus escritórios de país ao redor do mundo para garantir espaço e infraestrutura para as apresentações e para reunir as comunidades locais. A longa lista de organizações não-governamentais (ONGs) defensoras do projeto também irá prestar assistência, como a oferta do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (do inglês, European Organization of Nuclear Research), de Genebra, para exibir o filme em seu espaço Globo de Ciência e Inovação (Globe of Science and Innovation).
“É uma honra ser o primeiro filme exibido nesta magnitude”, disse Brandon Litman, co-fundador e produtor executivo de One Day on Earth. “Como um projeto de base para a ONU, lançado há um ano e meio atrás, isso realmente mostra como uma ideia pode se transformar em uma experiência global.”
Os produtores do projeto One Day on Earth estão incentivando os criadores de mídia em todo o mundo a participar da comunidade online e das filmagens que estão acontecendo hoje, como forma de continuar a documentação de eventos, da cultura e de problemas que ocorrem em cada parte do globo. A ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recentemente se comprometeu a dar apoio logístico às colaborações anuais ao projeto One Day on Earth em todo o mundo até dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário