quinta-feira, 10 de novembro de 2011

8º Amazonas Film Festival consagra produção do audiovisual local

O curta-metragem 'Parente', de Aldemar Matias, levou três premiações.
Na disputa entre longas internacionais venceu o iraniano A Separação.


A noite mais esperada do Amazonas Film Festival chegou e com ela, a consagração da produção amazonense. O curta-metragem 'Parente', de Aldemar Matias, levou o prêmio de melhor filme, na categoria 'Curta-Metragem Amazonas', na avaliação do júri e do público. O audiovisual ainda conquistou a premiação de melhor fotografia nesta quarta-feira (9), durante o encerramento da 8ª edição do evento que já é tradição no calendário local.
"Viva longa e produtiva ao cinema amazonense", disse Aldemar Matias, um dos mais premiados da noite, ao receber o terceiro e último troféu, das mãos do governador Omar Aziz. "O Amazonas mostrou, mais uma vez, que pode fazer eventos que gerem oportunidades para o povo amazonense", ressaltou Aziz, acrescentando que a agenda cultural local não deixa a desejar quando comparada à de outros Estados.
O governador antecipou ainda algumas novidades para a cultura local no próximo ano. Uma delas, referente ao próprio festival de cinema, cuja noite de premiação terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil, dedicado a mostra da produção cinematográfica brasileira. Outras duas são a realização da Bienal do Livro e a Bienal de Artes Plásticas, a partir de abril de 2012.
Premiados - 'Vivo Morto', outro curta amazonense, também recebeu três premiações: melhor direção e melhor ator (Leonardo Mancini) e melhor atriz (Mariana Campos). Melhor roteiro ficou com ‘Alegoria da Preguiça’, de João Aureo, e o prêmio especial foi para ‘Rito de Morte’, de Sávio Stoco.
O secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, avaliou positivamente a realização da 8ª edição do evento. "A produção local está de parabéns pela qualidade técnica", afirmou, destacando o esforço dos jovens cineastas de Manaus e de outros municípios amazonenses.
Nacional e Internacional - O curta-metragem Cachoeira, de Sérgio Andrade, foi o grande vencedor na categoria 'Curta-metragem brasileiro'. Já na mostra competitiva internacional de longa-metragem venceu o filme iraniano A Separação, do diretor Ashgar Farhadi.
Público vibrou junto com os premiados da noite de encerramento do 8º Amazonas Film Festival (Foto: Anderson Vasconcelos/G1)Público vibrou junto com os premiados da noite de encerramento do 8º Amazonas Film Festival (Foto: Anderson Vasconcelos/G1)
Grandes nomes do cinema internacional integraram o júri responsável pela escolha dos candidatos que disputam o troféu "Vôo na Floresta". Entre eles, Tizuka Yamasaki, premiada no Festival de Cannes com o filme Gaijin- Caminhos da Liberdade e Cao Hamburger, diretor de Castelo Rá Tim Bum, o Filme, aclamado nos festivais de Toronto e de Chicago.
No selecionado participaram ainda Randa Haines, diretora de sucessos como Os Filhos do Silêncio e Golpe do Destino, o cubano Ivan Giroud, consultor em vários festivais internacionais, e o ator mexicano Alfonso Herrera, ex-integrante do fenômeno juvenil Rebeldes.
Confira lista de premiados do 8º Amazonas Film Festival
Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragem
Melhor Atriz
Camila Pitanga - Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios
Melhor Ator
Zé Carlos Machado - Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios
Melhor Diretor
Santiago Mitre - El Estudiante
Melhor Filme
La Separation
Melhor Fotografia
La Source des Femmes
Menção Especial 
Os últimos cangaceiros, de Wolney Oliveira
Prêmio do Público
La Source des Femmes
Mostra Competitiva de Curtas-Metragem Brasil
Melhor Ator 
Maurício de Barros - Cine Camelô
Melhor Atriz
Amélia Bittencourt - Qual queijo você quer?
Melhor Fotografia
Pedro Urbano - Ensolarado
Melhor Roteiro
Douglas Soares e Allan Ribeiro - A dama do Peixoto
Melhor Direção
Gilson Vargas - Casa Afogada
Melhor Filme
Cachoeira - Sérgio Andrade
Prêmio do Público
Lápis de cor, de Alice Gomes
Menção Honrosa
Sala dos milagres, de Cláudio Marques e Marília Hughes
O céu no andar de baixo, de Leonardo Cata Preta
Mostra Competitiva de Curtas-Metragem Amazonas
Melhor Roteiro
João Áureo Pereira de Albuquerque Lins - Alegoria da Preguiça, um diálogo interior
Melhor AtrizMariana Campos - Morto-Vivo
Melhor AtorLeonardo Mancini - Morto-Vivo
Melhor FotografiaYure César e Aldemar Matias - Parente
Melhor DiretorLeonardo Mancine - Morto-Vivo
Prêmio Especial do Juri
Rito de Morte, de Sávio Stoco
Melhor filme
Parente, de Aldemar Matias
Prêmio do Público
Parente, de Aldemar Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário