Depois do advento das telas sensíveis ao toque, pesquisadores da área da tecnologia querem transformar qualquer superfície ou objeto sensível ao toque. E pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, criaram um sistema ‘onipresente’ que transforma qualquer objeto em uma interface de computador.
O Invoked Computing, como foi batizado o sistema, transforma qualquer objeto em um computador completo, sem a necessidade de utilizar um hardware, através de um mecanismo de realidade aumentada presente em todo o espaço de um cômodo da casa, por exemplo, que une imagem e som.
Foto: Divulgação
Na primeira demonstração feita pelo grupo, uma banana se tornou um prático telefone sem-fio.
“Por exemplo, se você fizer um gesto, o computador deverá reconhecer isso como ‘eu quero utilizar o telefone’. Então, com um iPhone, por exemplo, você tem tudo em um pequeno aparelho e você tem que aprender como utilizá-lo, aqui nós queremos fazer o oposto, o computador é quem irá aprender o que o usuário quer fazer”, afirmou ao Diginfo um dos pesquisadores envolvidos com o projeto.
A ideia é projetar telas, teclados e muitos outros elementos presentes nos mais diversos modelos de computadores nos objetos que temos em casa como uma caixa de pizza e até uma banana.
“Se você quiser utilizar um laptop, você apenas fará um gesto e ele irá reconhecê-lo, projetará a tela, o teclado e tudo, você não terá que carregar nenhum aparelho, sem bateria ou outras coisas, tudo é onipresente, realidade aumenta onipresente”, afirma o pesquisador.
Os pesquisadores utilizaram um sistema completo de câmeras de alta velocidade, posicionadas estrategicamente para fazer as projeções sobre os objetos. Na primeira demonstração, o grupo transformou uma simples banana em um aparelho de telefone, utilizando além das projeções um alto-falante paramétrico que é capaz de dirigir o som por um feixe bem estreito, dando a impressão de que o som sai da própria banana.
Os usuários do Invoked Computing também poderão interagir com as projeções como se estivessem utilizando uma tela touchscreen. Os pesquisadores já estão trabalhando para aumentar o número de gestos e objetos que o sistema reconhece.
Um vídeo mostra o Invoked Computing em ação e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/ZA6m2fxpxZk.
fonte:
http://henrique.geek.com.br/posts/18336-japoneses-desenvolveram-sistema-que-transforma-qualquer-superficie-em-um-computador
Nenhum comentário:
Postar um comentário