quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sarau Cinematográfico JAMAC 2011

Lançamento dos curtas-metragens realizados no 1º Prêmio Jardim Miriam Próxima Estação, pelo Núcleo de Animação do JAMAC Cinema Digital e de outros apoiados pelo LEPE digital (Laboratório de Estudo, produção e experimentação Digital). Durante o evento contaremos com a participação da banda Nada Consta formada pelo power trio cearense, Pagu, M.Flauber e Mano, que influenciada por poesia e teatro, faz uma mistura de rock, música dançante e MPB. A banda compôs, gentilmente, a trilha de um dos curtas do projeto.






10.12.2011 | Audiovisual

Colaboração: JAMAC e CCE_SP

Data 10 dez | Horario A partir das 17h30 | Local JAMAC. R. Maria Balades Correa, 8 – Jardim Miriam, São Paulo SP |

+ info jamacdigital.wordpress.com

Audiovisual do Brasil quer mostrar a cara na TV

Nova legislação para televisão por assinatura abre espaço para maior inserção de produções nacionais na grade; Ancine prevê R$ 400 milhões de incentivo para 2012
A lei 12.485/2011, que trata da produção e distribuição de conteúdo para TV a Cabo, deve ser regulamentada no primeiro semestre do ano que vem. Uma das primeiras medidas deve ser a liberação de R$ 400 milhões ao segmento audiovisual nacional por parte da Ancine (Agência Nacional de Cinema). O órgão ficará responsável por regular e fiscalizar a produção, programação e empacotamento dos conteúdos.
Um comitê específico da agência deverá definir os critérios de aplicação desses recursos. O foco serão os produtos voltados para TV por assinatura, mas também haverá abertura para atividade cinematográfica.
A proposta é estimular a entrada de novos grupos nesse espaço, garantindo uma programação mais plural, com mais “cara de Brasil”.
Ao menos essa é a tese que o diretor-presidente da Ancine vem defendendo em entrevistas a veículos de comunicação e seminários de relacionamento com grandes empresas do setor. Para ele, trata-se de uma grande oportunidade para o mercado brasileiro audiovisual fazer frente ao conteúdo estrangeiro, massivamente comercializado nos canais de TV por assinatura.
Alguns pontos da nova lei que merecem destaque são: 1) Canais fechados deverão reservar 3h30 de programação brasileira em horário nobre; 2) Um terço dos canais oferecidos pelas operadoras deverá ser de origem nacional; 3) Metade do conteúdo nacional deverá ser de produção independente.
No entanto, é importante fazer uma leitura crítica do que realmente está em jogo. Segundo texto publicado pelo professor da UnB, Venício Lima, um dos artigos da nova lei prevê afrouxar algumas normas estabelecidas se ficar comprovado que sejam inviáveis de se cumprir. É a ANATEL que vai decidir, nesse caso. A dúvida que fica é saber sob quais interesses essa entidade atuará: mercado ou sociedade?
Outro ponto discutível é que depois de doze anos algumas exigências não serão mais válidas, tais como as que reservam determinadas horas para programação brasileira, conteúdo independente etc. Por acaso, é tempo suficiente para mudanças?
A iniciativa de abrir espaço para que produtores e artistas do nosso país consigam dar mais visibilidade aos trabalhos que desenvolvem é positiva, uma vez que pode ser um passo na tentativa de balancear o jogo de forças historicamente estabelecido no campo da comunicação. Sem dúvidas, há potencial e talento de sobra para isso. Mas é preciso ficar atento às legislações que estão sendo propostas, para não comprar gato por lebre.

fonte:
http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/11/29/audiovisual-do-brasil-quer-mostrar-a-cara-na-tv/

Começa no dia 5 de dezembro o 7º Curta Canoa


Seis mostras vão compor a programação do 7º Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá de 05 a 10 de dezembro na praia de Canoa Quebrada e de 06 a 10 na cidade de Aracati, no litoral leste do Ceará. Com toda a programação gratuita, o festival em Canoa Quebrada haverá exibições sempre a partir das 19 horas no Polo de Lazer. Em Aracati, as projeções acontecerão no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes e no Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal. Além de exibições, o Curta Canoa 2011 terá ainda oficinas, desfile de moda, entre outras atividades.

O Curta Canoa 2011 é uma realização da J.A. Lima Produções, com patrocínio da Petrobrás e do BNB. Apoio Cultural: Coelce, Centro Técnico Audiovisual , Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará . Tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).

Mostra Competitiva

Na Mostra Competitiva 19 filmes e 57 vídeos disputam o troféu Lua Estrela em diversas categorias, somando 76 produções. Na Mostra Competitiva de Filmes em Película 35mm, será premiado o melhor nas categorias: Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Melhor Som. Na Mostra Competitiva de Vídeo, o troféu Lua Estrela será concedido ao melhor nas categorias: Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Melhor Som.

Foram selecionados trabalhos das cinco regiões brasileiras. Norte: AM (01 vídeo); Nordeste: BA (01 vídeo), CE (08 vídeos), MA (01 vídeo), PB (04 vídeos) e PE (05 vídeos); Centro-Oeste: DF (01 filme e 03 vídeos) e GO (01 vídeo); Sudeste: ES (02 filmes), MG (04 filmes e 01 vídeo), RJ (05 filmes e 12 vídeos) e SP (07 filmes e 15 vídeos); Sul: PR (01 vídeo) RS (03 vídeos), e SC (01 vídeo).

Outras Mostras

O 7º Curta Canoa oferecerá a Mostra Latino-Americana de Curta, que é de caráter não competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática “Praias, usos e abusos”; Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima; e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação e Associação de Esportes Radicais do Aracati, através do Departamento de Cultura e Audiovisual, e Majorlândia Faz Cinema, também realizada pela Aera. Ambas são compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.

Oficinas

Na parte formativa, serão realizadas oficinas em Canoa Quebrada e Aracati, parte destas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará: Oficina de Fotografia, com Chico Gomes, fotógrafo do Núcleo de Produção Audiovisual, da Católica; Pensamento Criativo, com o professor Cláudio Sena.

Câmera, com o professor Fernando Maia; e Som de Animação, ministrada por Alexandre Jardim, do Centro Técnico Audiovisual, em parceria com Joaquim Eufrazino (Babá). As oficinas têm como foco, em especial, a defesa ao meio ambiente.

As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 02 de dezembro. Os interessados devem enviar um e-mail para producao@jalimaproducoes.com.br , com o nome, contato e indicar em qual oficina deseja se inscrever.

Programação em Aracati

Diariamente haverá também programação na cidade de Aracati. O Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes vai sediar a Mostra Infantil, de 06 a 09 (terça a sexta-feira) pela manhã, a partir das 8h30. Também no Casarão serão realizadas as oficinas Som de Animação (de 06 a 08, das 9h às 12h) e Pensamento Criativo (dias 08 e 09, das 14h às 17h).

No Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal, o público de Aracati poderá conferir os curtas da Mostra Competitiva a partir da terça-feira, dia 06, às 19 horas. A cada dia serão exibidos os curtas que na noite anterior foram projetados em Canoa Quebrada.

Moda Canoa

O Curta Canoa, que acontece em um dos principais destinos turísticos do litoral cearense, volta suas câmeras também para a moda. Em parceria com a Faculdade Católica, foi criado este ano o evento Moda Canoa. Por meio de um concurso foram selecionados três estudantes do curso de graduação em Design de Moda. Cada um está desenvolvendo seis looks masculinos e femininos que serão apresentados na noite de encerramento do festival, às 18 horas, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, em um desfile para a apreciação do público e análise de uma comissão julgadora, com premiação para o vencedor.

Para incrementar o comércio local no ramo da moda, no dia 03 de dezembro, das 14 às 18h, no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), uma palestra será proferida por Ricardo Bessa, professor da Faculdade Católica, com o tema Planejamento de Coleção e Tendência de Moda, tendo como público alvo os lojistas e as confecções de Canoa Quebrada e localidades próximas.

Serviço

Curta Canoa 2011 – De 5 a 10/12 na praia de Canoa Quebrada e de 06 a 10 em Aracati, Ceará. As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 02/12. Enviar nome, contato e nome da oficina para producao@jalimaproducoes.com.br. Info: 85-3251.1105 / 85-9635.3880 / 85-3226.0751 / 88-9951.7070. E-mail: curtacanoa@jalimaproducoes.com.br. Site: www.jalimaproducoes.com.br.

PRESIDENTE DA ABAV NACIONAL PRESTA CONTAS

Com a eleição de Antônio Azevedo, ontem, dia 29 de novembro, Carlos Alberto Amorim Ferreira entregou a presidência da Associação Brasileira de Agências de Viagens-Abav Nacional, encerrando sua gestão. Kaká agradeceu a todos que participaram e contribuíram, seja através de críticas ou de sugestões, para o crescimento da entidade e afirmou que “ Foram quatro anos de muito trabalho e dedicação não só da sua parte, mas de toda a diretoria, onde buscou oferecer aos associados novas soluções para os problemas que surgiram, novos caminhos para que pudessem superar obstáculos, novas ferramentas para que ampliassem seus negócios”.

Continuando disse: ”Investimos para fomentar ações que agregassem conhecimento e valor aos serviços prestados pelas agências de viagens através de projetos importantes como o Proagência, em parceria com o Sebrae; o Iccabav o Benchmarking em Turismo, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, tendo também o apoio da Embratur. Fechamos ainda parcerias com o objetivo de aumentar os benefícios das empresas que fazem parte do Sistema Abav: Phone Access - venda de cartões telefônicos; Grupo Fitta - realizações de câmbio; TCN - condições especiais de parcelamento das vendas de pacotes turísticos; Caixa Econômica Federal – Crediário Caixa Fácil para o Turismo que disponibiliza o financiamento de pacotes de viagens e amplia a concessão de crédito no setor; o Consórcio Gazin - atendimento à classe C com facilidades de pagamento; e a ACE seguradora - Apólice de Responsabilidade Civil profissional oferecendo ao turista garantia de indenizações em várias situações.

Para defender os interesses dos agentes de viagens, nosso maior bem, negociamos insistentemente com as empresas aéreas para evitar o fim do comissionamento ou buscar uma solução mais adequada, mas fomos vencidos pelo poderio econômico das mesmas.

Trabalhamos, ainda, com o objetivo de aproximar a entidade dos parlamentares que, sabemos, são imprescindíveis para a aprovação de leis necessárias para o nosso setor e profissão. Conseguimos acelerar a tramitação do Projeto de Lei 5.120/2001, que trata da regulamentação da atividade das agências de turismo e estava parado no Congresso desde abril de 2003, mas não conseguimos comemorar, até o momento, sua aprovação final.

E para compartilhar com você o trabalho desenvolvido por esta diretoria, disponibilizamos um relatório de ações no site da ABAV Nacional, através do link http://www.abav.com.br/noticias”, concluiu.

NATAL BENTO 2011

O Natal Bento 2011, que ocorrerá de 2 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012, já tem sua programação definida. Numa realização da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), coordenadoras do Comitê Natal Bento, o evento deverá envolver os bairros, distritos, estudantes, o comércio, empresas e entidades além dos visitantes.

A programação contempla apresentações musicais, teatrais, visitas do Papai Noel aos bairros, visitas à decoração natalina da cidade e arrecadação de brinquedos. Dentre as novidades, destaca-se a realização de um passeio noturno de Maria Fumaça, coordenado pela Giordani Turismo, que ocorre nos dias 10 e 17 de dezembro. O passeio inicia com a visita à Epopeia Italiana as 19h, onde haverá show com violinista. Após, um ônibus irá transportar os participantes até a cidade de Carlos Barbosa, onde inicia o passeio de Maria Fumaça. No trem, os passageiros irão prestigiar apresentações artísticas e receberão um mini panetone. Na chegada a Bento Gonçalves, haverão outras apresentações, além de show de luzes e fogos de artifício.


FITA 2012

Belém já se prepara para sediar mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (F i t a), que acontece de 21 a 24 de junho de 2012, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Entre os participantes já confirmados estão os organizadores do Festival de Turismo de Gramado (Festuris). A confirmação veio dos próprios diretores da empresa, Marta e Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello, que ao longo dos quatro dias da 23ª. edição do Festuris não pouparam elogios ao Pará, alvo de muitos reconhecimentos como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e do mundo. O evento aconteceu de 17 a 20 deste mês, no Rio Grande do Sul.
Ao chegar a Gramado, dia 16/11, a comitiva do Pará levou a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio de Belém, para peregrinação na Matriz de São Pedro. Mais de 150 pessoas prestigiaram a missão de boas vindas à imagem, que ficou exposta para visitação nos quatro dias em que permaneceu em Gramado. A pianista Celina Chamiê e a soprano Danyelle de Freitas, deram o tom musical da cerimônia.


CONGRESSO DA ABETAR 2011 EM BRASÍLIA

O 6º Congresso Abetar 2011 começa dia 8 de dezembro, quando serão debatidas a adequação da infraestrutura aeroportuária, a experiência de outros países no processo de concessão de aeroportos e a crescente demanda do setor. O congresso se realizará na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, sob o tema “Transporte aéreo, um direito de todos” O encontro, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional-Abetar e pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, reunirá especialistas, autoridades, representantes das companhias aéreas e empresários do setor. O principal nome da aviação civil brasileira, Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, já confirmou presença.

Inscrições – Os interessados em participar do Congresso Abetar 2011 podem se inscrever, gratuitamente, pelos e-mails congresso2011@abetar.com.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o javascript para visualizá-lo e atendimento@abetar.com.br enviando na mensagem seu nome completo, empresa ou instituição a qual pertence, cargo exercido, telefone para contato e e-mail. As vagas são limitadas. A programação completa está disponível no site do evento: www.abetar.com.br/


SÃO PAULO ESCOLHIDA PARA SEDIAR WTM-LAT

A Reed Exhibitions, através de sua divisão Reed Travel Exhibitions, anunciou quarta-feira última (23/11) o lançamento da World Travel Market - Latin America (WTM-LAT) – feira de negócios da indústria do turismo. A multinacional, líder mundial na organização de eventos, escolheu São Paulo como sede para o evento, que acontecerá em abril de 2013. Será a primeira vez que a marca da conceituada feira WTM - World Travel Market, realizada anualmente em Londres há 32 anos, será reproduzida em outro local. “Realizamos uma pesquisa e, de acordo com as necessidades apontadas pelo público, identificamos a oportunidade de criar um evento na América Latina”, afirma Richard Mortimore, diretor geral da Reed Travel Exhibitions. “Constatamos que São Paulo é a cidade mais preparada no continente para receber o evento”, complementa Vincent Lhoste, diretor de projetos para a indústria de viagens e turismo da entidade.

Autoridades brasileiras também estiveram presentes ao lançamento para apoiar os organizadores. “A WTM de Londres é a feira mais internacional que conheço e um modelo de sucesso que certamente será replicado aqui. Vale lembrar que a capital paulista movimenta R$ 3,5 bilhões em eventos por ano e é responsável por 90% das feiras e eventos do país”, destaca Luciane Leite, diretora de turismo e entretenimento da SPTuris. Já Márcio França, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, disse que ”sediar a World Travel Market Latin America será um aperitivo para testar a capacidade do país em sediar eventos grandes antes da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos”. Por fim, Toni Sando, diretor superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, ressaltou que a cidade está sim bem preparada para receber todos os visitantes, graças aos inúmeros hotéis e opções culturais e gastronômicas: “Para nós, saber que as pessoas estão vindo ao nosso destino para fazer negócios e ao mesmo tempo para buscar entretenimento é uma satisfação dupla”. Mais informações podem ser obtidas em www.reedtravelexhibitions.com.

BHG COM HOTEL EM GOIÂNIA

A Brazil Hospitality Group BHG S.A. iniciará administração do Condomínio Address West Side, em Goiânia. A companhia assume a operação de seu primeiro empreendimento da capital de Goiás, a partir de 1º de janeiro de 2012. O hotel, considerado padrão quatro estrelas (luxo), está situado em região nobre de Goiânia, na Av. República do Líbano, no Setor Oeste, distante 13 quilômetros do aeroporto, e próximo a estabelecimentos comerciais, shoppings centers e bancos.


LEILÃO DO HOTEL MAKSOUD

Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, foi arrematado pelo lance mínimo de R$ 70 milhões em leilão quinta-feira (24/11). O leilão do hotel foi para pagar dívidas trabalhistas. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, o comprador deve pagar no ato 30% do valor, mais a parte do leiloeiro, que é de 5%. O restante deve ser pago em 24 horas. Por conta de uma liminar, o resultado do leilão está congelado. Isso significa que o comprador paga pelo hotel de luxo, mas não leva, até o julgamento de uma ação movida pela empresa. Segundo o TRT, não há prazo para o julgamento.


PRÊMIO PARA A NAJA TURISMO

Naja Turismo,agência de viagem de Fortaleza, ganhou da Terra Turismo, de Gramado, um carro zero quilômetro, por ter sido uma das 15 agências que mais venderam excursão para Serra Gaúcha. Cícera Régia Vieira, do setor de Eventos Exportativos , da Naja, recebeu o prêmio, entregue durante a feira de Turismo do Festuris. A Terra Turismo é a agência que faz receptivo em Porto Alegre e em Gramado.


ATOLEIRO NO AQUIRAZ

Jornalista Silvana Frota, através desta coluna, reclama do descaso da prefeitura de Aquiraz com os proprietários e moradores de casas de veraneio, que sofrem com obras de aterramentos e escavações das ruas, daquela cidade turística. O problema é que os proprietários estão impedidos de frequentar as próprias casas com medo do atoleiro. Até mesmo carros tracionados ficam atolados no barro. Tal obra começou há mais de 2 meses sem previsão do seu final. A empresa responsável pelos serviços não assume qualquer responsabilidade e joga o problema para a Prefeitura que a contratou, mas a municipalidade também não faz nada para solucionar. Uma das ruas citadas é uma via paralela ao asfalto antes da rotatória do Beach Park.


CONFRATERNIZAÇÃO DOS AGENTES DE VIAGENS E DOS HOTELEIROS

A Associação Brasileira de Agencias de Viagens-Abav Ceará reunirá os seus associados, no dia 2 de dezembro, sexta feira, às 20 horas, em festa de confraternização anual , no Salão Atlântico Hall, do Marina Park Hotel. Na ocasião homenageará com o troféu Abav Ceará de Turismo 2011 o agente de viagem Francisco Edmílson Rodrigues, a secretária do Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, e o jornalista José Carlos de Araújo, do jornal Rota do Sol.

No dia 16 de dezembro, às 20 horas, no Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel, os hoteleiros de Fortaleza se confraternizam em sua festa anual promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH-Ceará. A secretária do Turismo de Fortaleza -Setfor receberá o troféu da ABIH-Ceará como Personalidade Turística de 2011.


MAXIMUM REÚNE AGENTES E PARCEIROS NO IATE CLUBE

Pedro Celso Holanda reúne, neste sábado, 3 de dezembro, às 12 horas, no Iate Clube de Fortaleza, seus colaboradores, agentes de viagens, clientes e parceiros para celebrar as festas de final de ano e os ótimos resultados da sua empresa, a Maximum Tour Operator. Pelo segundo ano consecutivo, a operadora realiza uma confraternização com a presença de fornecedores como Eliana Rigo-sócia diretora da Vips Travel (Chile) Luís Armedano, diretor Comercial da City Tour (EUA), Eduardo Bittencourt, diretor de Vendas Brasil de Hotel Beds (EUA), Romena Astudillo, gerente de Operações da Free Way (ARG), entre outros.

Na ocasião, a Maximum premiará os cinco agentes de viagem que mais se destacaram durante o ano de 2011.Entre os prêmios estão dois carros zero quilômetro,uma moto, uma TV LCD, um notebook quatro viagens internacionais e uma nacional.

Para Pedro Holanda, diretor da Maximum, o mercado foi bastante aquecido durante o ano e as inovações dos colaboradores e parceiros trouxeram ótimos resultados para a empresa, além de contribuir com a realização de sonhos dos clientes. E nada mais justo do que comemorar estes resultados, afirmou o diretor.


PROMOÇÃO DA AGAXTUR

A Agaxtur Turismo acaba de lançar mais uma promoção para as compras de bilhete aéreo para países do Conesul como Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai. Os descontos são para os trechos partindo de São Paulo para as capitais Buenos Aires, Assunção, Montevidéu e Santiago. Os descontos variam de US$ 30 a US$ 90, em voos específicos. Para o trecho São Paulo-Buenos Aires-São Paulo, o desconto é de US$ 90. Já para São Paulo-Assunção-São Paulo, a tarifa sai US$70 mais acessível. A campanha é válida para emissões até 10 de dezembro e viagem completa realizada até o dia 20 do mesmo mês. Ainda existem descontos para Santiago, Montevidéu e Punta Del Este. Para mais informações: www.agaxtur.com.br.


PAINEL

- “Andarilha”, livro que reúne experiência de vida por meio de poesias, de autoria da advogada e psicóloga maranhense Núbia Feitosa, foi lançado, dia 23/11, em Brasília.

- Todo encanto, emoção e doçura da Páscoa começam a ser preparados em Gramado. De 22 de março a 8 de abril de 2012, a cidade será palco do Chocofest.

- Durante o Festival do Turismo de Gramado (Festuris), foram apresentados os cenários lúdicos do Chocofest. A promoção terá uma série de atrativos em 18 dias de evento.

- Navio Azamara Journey, from Caribe , passa pela primeira vez no Brasil. A Náutica Turismo, de Sérgio Rodrigues, embarca 56 passageiros de Fortaleza para o Rio de Janeiro.

- A Náutica já conta com 63 passageiros para embarcar nesse luxuoso transatlântico. Para o carnaval, em 18 de fevereiro, já está lotado. Para o réveillon, na Argentina, o Azamara Journey ainda tem vaga e para o cruzeiro no Alasca, em junho quase lotado.

- Corrida e caminhada de 7 km, com saída da praia de Sabiaguaba, às 7h30min do dia 4 de dezembro. É o 17º Caprius Cross. Inscrições na avenida Senador Virgílio Távora, 1461, loja 02.

- Tour Du Mond (fone (            85 3066 1777      ) organiza grupo para o réveillon em Cabo Verde, com saída de Fortaleza, no dia 29 de dezembro. A operadora é a Be Happy e a TACV-Cabo Verde Airline, transportadora aérea.

- Emirates realizou festa especial para comemorar o lançamento do voo Rio-Dubai a partir de janeiro de 2012. Frequência diária.

- Rio Convention & Visitors Bureaux agenda 32 grandes eventos para 2012 na cidade maravilhosa, entre congressos e feiras. Previsão de gerar receita de US$46 milhões .

- Tam continua liderando os voos domésticos. Em outubro último atingiu 39,6%.

- “Essa é do Caribe” foi o título da campanha de vendas da Be Happy. Foram classificados: 1º lugar-Tour du Mond; 2º lugar-Casablanca Turismo; 3º lugar-Lafuente Turismo; 4º lugar -Travel Company; 5º lugar-Lazartur

- José Whanon, que deixou o Aquiraz Riviera, agora é gerente geral do Hotel Oceanis, no Porto das Dunas, em Aquiraz-CE. O Oceanis oferece 183 apartamentos. Fica a 500 metros do Beach Park e a 25 km de Fortaleza .

- Do comandante do Batalhão Crateús, do qual faço parte, recebo convite para jantar de confraternização, no Círculo Militar, nesta quinta feira (1° de dezembro), com os militares da ativa e da reserva do grupo que serviu no 4º Batalhão de Engenharia de Construção (Crateús-CE), do qual faço parte.

- Jornalista Edgony Bezerra, comemora amanhã (1º de dezembro) 25 anos do caderno de Turismo do Diário do Nordeste, no Hotel Oásis Atlântico. Parabéns

- Do comandante Alessandro Sá Cavalcante,Capitão dos Portos do Ceará e do comandante Jackson Sales da Silva, da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, recebemos convite para a cerimônia cívico-militar alusiva ao Dia do Marinheiro que se realizará no dia 12 de dezembro e não no dia 13/dezembro a data magna.

- Comandante Adauto Braz da Silva, atual chefe do Estado Maior do Comando do III Distrito Naval, em Natal, assumirá o cargo de Capitão dos Portos do Ceará, no dia 15 de dezembro.

- Quem aniversaria no dia 13 de dezembro é Antônio Eliseu Barros, gerente geral do Hotel Marina Park.

- A Indústria Naval do Ceará promove solenidade para batimento de quilha do Aviso Hidrográfico Xingu, às 16 horas do dia 5 de dezembro.

- Ary Gadelha, preside reunião da diretoria da Soamar – Ceará no Iate Clube de Fortaleza, seguida de almoço, hoje, 30 de novembro.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Países iberoamericanos debatem políticas de financiamento do audiovisual

Dezessete dirigentes de institutos audiovisuais e outros órgãos governamentais do setor de países iberoamericanos participam  até amanhã (29), no Museu Histórico Nacional do seminário internacional Políticas Públicas de Financiamento do Audiovisual.

O encontro foi aberto hoje (28) pelo diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, que desde junho último é também o secretário-executivo da Conferência de Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (Caci).

É a primeira vez que um seminário da entidade é feito no Brasil. Promovido pela Ancine, com apoio institucional da RioFilme e da Secretaria Estadual de Cultura, o encontro tem como objetivo debater os instrumentos de políticas públicas orientados ao financiamento dos serviços audiovisuais. Entre outras questões, estão em discussão a convergência tecnológica e de serviços nos diversos países da comunidade iberoamericana e também em organismos supranacionais, como o Mercosul e a União Europeia.

Nas duas mesas realizadas hoje, pela manhã e à tarde, representantes de seis países – Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, México e Portugal apresentaram suas experiências nacionais de políticas de financiamento do audiovisual. Na sessão de amanhã (29), será a vez do Chile, da Espanha e do Uruguai relatarem suas experiências.

No encerramento do encontro, o presidente do Centre Nationale du Cinéma et de L'image animmé (CNC), da França, Eric Garandeau, falará sobre a experiência francesa de financiamento do audiovisual. A França é o país convidado do seminário.

fonte:
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/11/28/paises-iberoamericanos-debatem-politicas-de-financiamento-do-audiovisual/

domingo, 27 de novembro de 2011

Angola e Brasil reforçam cooperação no domínio do Cinema



Luanda - As comissões organizadoras do Festival Internacional de Luanda (FIC Luanda) e do Festival de Cinema de Pernambuco do Brasil rubricaram, em Luanda, um protocolo de parceria para a troca de experiências e de colaboração entre as duas entidades na realização e promoção de festivais de cinema em Angola e no Brasil.
 
Segundo o director do Instituto Angolano de Cinema Audiovisual e Multimédia (IACAM), Pedro Ramalhoso, que avançou a informação hoje à Angop, o protocolo foi assinado no âmbito da IVª edição do FIC Luanda, que decorreu de 18 a 24 de Novembro, sendo um passo para a internacionalização do evento.
 
O acordo foi rubricado, pela parte angolana, por Pedro Ramalhoso e Alfredo Bertini, da Produtora BPE do Brasil, convidado ao FIC Luanda.
 
fonte:
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2011/10/47/Angola-Brasil-reforcam-cooperacao-dominio-Cinema,b970e1a1-af9c-451d-9ffd-8019d4a3e184.html

sábado, 26 de novembro de 2011

Novidades Imperiais - II Mostra EMI De Audiovisual - Museu Imperial




II Mostra EMI De Audiovisual
Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, o Colégio estadual Dom Pedro II em parceria com o Museu Imperial estará promovendo a II Mostra de Audiovisual do EMI-Petrópolis. Serão três dias com oficinas, debates, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação dos vídeos produzidos pelos alunos. O evento integra as atividades de formação do Curso de Ensino Médio Integrado de Formação Profissional em Comunicação Social - EMI que a escola oferece e pretende mobilizar a cidade de Petrópolis e arredores, com participação ativa de jovens e educadores, e a presença de convidados/profissionais de reconhecimento no mundo do cinema e do audiovisual.

Sobre o Curso

O curso é resultado de uma nova política do Ministério da Educação, voltada para a busca de alternativas pedagógicas aos modelos de formação profissional em nível médio, tem duração de três anos, em horário integral, e atende a cerca de 180 alunos. Nele os alunos têm aulas das disciplinas regulares do ensino médio e disciplinas núcleo de formação profissional que convergem conteúdos, habilidades e atitudes profissionais para o desenvolvimento de produtos, a partir de projetos de trabalho em rádio e vídeo.  Esses produtos são divulgados em festivais e nas mídias locais.
Em seus quatro anos, o EMI do C.E.D.P.II vem se destacando em atividades dentro e fora dos muros escolares, como a participação nas três últimas edições da Sessão Vídeo Fórum do Festival de Cinema do Rio BR Petrobras e sessões com debate do projeto Cinema para Todos, da Seeduc, entre outros eventos que visam aprimorar suas vivências profissionais.
Sobre a Mostra
A Mostra é uma iniciativa que visa dar visibilidade aos produtos e experiências desenvolvidas no curso, aproximar os alunos dos profissionais do campo audiovisual e mobilizar a comunidade para as oportunidades que a educação através da comunicação oferece.
Este ano a Mostra, além da parceria como Museu Imperial, conta com o apoio da UCP, Cine 360º, Padaria e Lanchonete Ágape.
O evento é aberto ao publico e todas as atividades tem entrada gratuita.

Sobre a Programação
OFICINAS para jovens, educadores e público em geral
Dia 1/12 – das 9:30 às 17:30h – Local:  Colégio Estadual Dom Pedro IIAnimação, Fotografia, Produção em Audiovisual,  Leitura Crítica do Audiovisual, Adaptação livre em vídeo, Câmera em Videojornalismo , Videoclipe,  Maquiagem para teatro e TV, O cinema Iraniano,  entre outras.Inscrições gratuitas no local.
OFICINAS para educadores
Dia 1/12 - das 9:30 às 17:30h – Local:  Colégio Estadual Dom Pedro II
"Leitura Crítica do Audiovisual" com Adriana Hoffman – Dra em educação pela PUC, professora e pesquisadora da UNIRIO, atua em projetos, mostras e oficinas sobre Cinema e Educação, coordena o Cine CCH.
“Leitura de texto e leitura de imagem: a integração de linguagens na leitura do mundo” com Pedro Garcia - Dr em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ, professor e pesquisador na UCP, com projetos no campo da Formação do Leitor - Pedagogia do olhar: cinema, fotografia, vídeo.

Dia 3/12 – das 10:00 às 12:00h – Local: Museu Imperial

“Filosofia e Cinema” com André Pares – filósofo e jornalista, crítico de cinema e artes visuais, desenvolve projetos em diferentes linguagens no campo da comunicação em Porto Alegre, jornalista da revista de arte “Panorama Crítico”.
Exibição do curta “Quilombo da Tapera”, seguida de debate com as realizadoras Eliana Castilho e Alexandra Viaid.
Inscrições gratuitas no local.

MESAS de debate

Dia 2/12 – Local: Museu Imperial
10:30h – “JORNALISMO E MERCADO AUDIOVISUAL EM PETRÓPOLIS”
Marcio Salermo - jornalista, editor do jornal de Petrópolis e da Agenda Cultural do Diário de Petrópolis, artista plástico e escritor.
Sandro Sodré – pedagogo, produtor em projetos de audiovisual.
13:00h  – “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCOMUNICAÇÃO E FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL JUVENIL”
Felícia Krumholz - Curadora da Mostra Geração, o segmento infanto juvenil do Festival do Rio, maior festival de Cinema da America Latina, e diretora da Escola de Audiovisual CinemaNosso, uma escola popular de cinema, localizada no centro do Rio, na Lapa, e cujo público alvo são os alunos dos cursos de ensino médio.
André Pares – filósofo e jornalista, crítico de cinema e artes visuais, desenvolve projetos em diferentes linguagens no campo da comunicação em Porto Alegre, jornalista da revista de arte “Panorama Crítico”.

15:00h - “A PRODUÇÃO DO EMI EM DEBATE”

Gabriel Bortolini é o diretor do premiado curta "Sete Vidas". Já trabalhou com diretores como Cacá Diegues, Breno Silveira, Flávio Tambelini, Jonathan Nossiter, Lance Accord  e outros. Atualmente como produtor executivo da Gávea Filmes, esteve envolvido em projetos como o longa "FAROESTE CABOCLO" de René Sampaio e o espetáculo "SEEWATCHLOOK" de Michel Melamed em Nova Iorque.
Aurélio de la Peña - produtor executivo de making of e conteúdos de divulgação dos filmes da Total. Já trabalhou em filmes como Se eu fosse você (1 e 2), Sexo Amor e Traição, Mais uma Vez Amor, Assalto ao Banco Central, entre outros.
Claudio Partes - artista plástico, fotógrafo, curador de exposições nas artes visuais, integrante do movimento Arte garagem e presidente da Sociedade Petropolitana de Fotografia/SOPEF.
Bárbara Cleffs - roteirista, produtora, entre outras habilidades no campo do audiovisual, fez Cinema e Audiovisual na UFF, sócia da BPartes Studio de Ideias, realiza projetos em animação, tendo conquistado o 1º Lugar do I Festival Curta Filmes 2011/BR, com o Melhor Filme, para o curta ‘A Lenda da Água’ Allen Motion.
Sylvio Costa Filho - ator, diretor, professor e escritor. Membro da Academia Brasileira de Poesia e fundador do grupo teatral petropolitano "Pessoal Aí".

ATIVIDADES CULTURAIS

Dia 2/12 – 18:00 –  Local: Centro Cultural
Cineclube Cine 360º - retrospectiva EMI
 Dia 3/12- 14:00 – Local: Museu ImperialExibição do filme premiado “Elvis e Madona”, seguida de debate com Igor Contrim (protagonista) e equipe.
Igor Cotrim - formado pela Escola de Arte Dramática da USP, atuou no seriado juvenil Sandy e Junior e na novela Mulheres Apaixonadas, da rede Globo e em projetos da Record e Bandeirantes. É protagonista no filme premiado  "Elvis e Madona" ao lado de Simone Spoladore. Tem uma banda "Beep-Polares", que realiza performances com poesia e rock’n roll.
Maiores informações/Contatos:
Cintia DielCoordenação EMITel:             (24) 92727741      Email: cintia.diel@gmail.com
Maria Regina BortoliniCoordenação MostraTel:             (24) 99187636      Email: reginabortolini@yahoo.com.br

Coordenação de Produção
Elaine MaywormelTel:             (24) 88183393      Email: maywormel@gmail.com
Colégio Estadual Dom Pedro IIRua do Imperador, 400 - Centro  Petrópolis - RJ
(0xx)            24 2291-1706      
www.cdompedroii.com.br
Museu ImperialRua da Imperatriz, 220 - Centro  Petrópolis – RJwww.museuimperial.gov.br
Isabela VerleunSetor de Promoção do Museu ImperialTel :             (24) 2245 8962      Email: promoçã o@museuimperial.gov.br

EDITAL I DEMOCRACINE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PORTO ALEGRE


A cidade de Porto Alegre se prepara para receber entre os dias 13 e 16 de junho de 2012 a primeira edição do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. 

Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 

O Democracine tem o objetivo de difundir produções audiovisuais relacionadas com a democracia participativa e o aprofundamento da cidadania. 

As inscrições estarão abertas no período de 16 de janeiro a 30 de março de 2012.

Sua programação será formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e uma mostra paralela informativa, irá transformar a capital gaúcha em um centro de discussão sobre o papel da imagem no campo da lutas democráticas no mundo contemporâneo.


Mostra Competitiva

Durante o I Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegreserão exibidos em cópias digitais, no suporte DVD, 25 (vinte e cinco) filmes de curta e média-metragem, captados em qualquer bitola, finalizados a partir de 31 de dezembro de 2009. Sendo que os filmes de curta metragem devem ter até 20 minutos de duração e os de média metragem entre 20 e 50 minutos, incluindo créditos. 


Mostra Paralela

O I Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre promoverá uma Mostra Informativa, não-competitiva, de filmes de curta, média e longa-metragem, de ficção e documentário, brasileiros e estrangeiros.

A Mostra Informativa tem por objetivo exibir filmes relevantes que explorem os temas do festival, tendo sido produzidos em qualquer data ou formato, no Brasil e no exterior, tendo em vista sua importância histórica, social e estética.

A Mostra Informativa será selecionada por um ou mais curadores convidados, com filmes inscritos que não tenham sido selecionados para a Mostra Competitiva ou especialmente convidados para integrar a programação por sua relevância temática e estética.

Os filmes selecionados não concorrem às premiações conforme informado no edital.
 
fonte:
http://giropelaarte.blogspot.com/2011/11/edital-i-democracine-festival.html

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conexões Audiovisuais apresenta debate sobre produção audiovisual na prática

Sétima e última edição do evento em 2011 propõe o diálogo sobre o trabalho do produtor.

a 7ª edição de Conexões Audiovisuais

A Okna Produções, em parceria com a Livraria Cultura, a realiza a 7ª edição de Conexões Audiovisuais neste sábado, 26 de novembro, às 15h, no auditório da Livraria Cultura. O tema desta edição é Criação a realização – uma abordagem de produção. O evento traz três de curtas-metragens produzidos pela Okna Produções e selecionados pelas produtoras que participam do evento, gerando um debate com os convidados após sua apresentação. Os filmes apresentados são Enciclopédia, de Bruno Goulart Barreto, Livros no Quintal, dirigido por Vinícius Cruxen, e Um animal menor, de Marcos Contreras e Pedro Harres.

Mediada pela diretora da Okna Produções, Aletéia Selonk, a discussão do próximo sábado terá a participação das produtoras Daniela Mazzilli, Gina O’Donnell e Graziella Ferst. A atividade é aberta ao público e encerra o ciclo de eventos comemorativos aos cinco anos da Okna Produções.

O objetivo do projeto é promover debates sobre diversos temas que envolvam a produção audiovisual, além de exibir uma variada programação de filmes de curta duração. A atividade integra um conjunto de ações que ocorrem em comemoração aos cinco anos de atuação da produtora, completados no mês de outubro.

Sobre as participantes:
Daniela Mazzili: formada em 2006 pelo curso de Produção Audiovisual – Cinema e Vídeo pela PUCRS. Ainda no curso procurou aprofundar seus conhecimentos de produção, desenvolvendo projetos destinados à produção independente de curtas-metragens e mostras de vídeos universitários. Trabalhou em diversas produtoras de Porto Alegre desempenhando diferentes funções dentro da produção, tanto para cinema quanto para projetos de televisão, dando destaque para realização de serviços em empresas como Okna Produções, Panda Filmes, Armazém de Imagens, Opus Promoções e RBS TV. Viveu entre 2007 e 2009 em Madrid – Espanha - onde cursou Produção na ECAM (Escuela de Cinematografia Del Audiovisual de Madrid). 
 
Gina O’Donnell
Diretora de produção, assistente de direção e assistente de montagem, Gina trabalha com produção audiovisual desde 1973.  Esteve envolvida na produção de 31 filmes, como Concerto Campestre, Diário de um novo Mundo, A Última Estrada da Praia e As Aventuras do Avião Vermelho. Para televisão, seu nome consta em produções como a mini série A Ferro e Fogo, Os crimes da rua do Arvoredo, e Caminhos cruzados – cinco vezes Erico.

Graziella Ferst 
Formada em Relações Públicas pela UFRGS e especialista em cinema pela Unisinos, atualmente trabalha como produtora executiva dos projetos da Okna Produçoes, desde seu surgimento, há cinco anos. Produziu junto à Okna 18 filmes – 09 curtas, 05 médias e 04 longas-metragens – que já arrebataram 37 prêmios e participaram de mais de cem festivais nacionais e internacionais. Na área cinematográfica começou a atuar em 2004, atuando como assistente de produção do longa-metragem gaúcho “Diário de um Novo Mundo”. Atualmente na Okna Produções, dedica-se a produção executiva dos longas Porteira Fechada, Mulher do Pai, O Silêncio das Palavras e A Descoberta de Orfeu, além de curtas e médias-metragens.

Serviço:
7º Conexões Audiovisuais
Sábado, 26 de novembro, 15h
Com Daniela Mazzilli, Gina O’Donnell e Graziella Ferst
Livraria Cultura – Shopping Bourbon Country  - Av. Túlio de Rose, 80
Entrada Franca


fonte:
http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/27917-conexoes-audiovisuais-apresenta-debate-sobre-producao-audiovisual-na-pratica

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Existe uma velocidade "correta" do cinema silencioso?


Qual era a velocidade de filmagem e projeção dos filmes silenciosos? Isto é, quantos fotogramas ou qual o comprimento de filme, medido em metros ou pés, atravessava(m) a lente da câmera ou do projetor a cada segundo ou minuto? A resposta está na ponta da língua da maioria: 16 fps (fotogramas por segundo).
Mas sabemos, porém, que a maior parte dos filmes silenciosos era filmada com câmeras movidas à manivela e também exibidos, na maior parte dos cinemas, em projetores igualmente postos em funcionamento manualmente. Esse fato fazia com que a velocidade obviamente variasse, sendo necessário que para a reprodução do filme não fosse mais lenta ou mais rápida do que era pretendido pelo realizador ou produtor, a velocidade da câmera fosse a mesma do projetor.

CONTINUA...
fonte:
http://preservacaoaudiovisual.blogspot.com/2011/11/velocidade-do-cinema-silencioso.html

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Farocki, o cinema como se vê

O encadeamento de imagens do cotidiano retiradas de diversas fontes - arquivos, publicidade, câmaras de vigilância, telejornais, clássicos do cinema ou mesmo filmes amadores - é o ponto de partida da obra do cineasta tcheco Harun Farocki. Algumas de suas obras serão exibidas de hoje a sábado no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Tido como um dos principais representantes do cinema contemporâneo alemão (ele é radicado na Alemanha), Farocki investiga as imagens em um processo de dissecação, em busca do que precede e no que implica o que se vê.




Clique para Ampliar
Cena do filme Imagens do mundo e epitáfios da guerra, de Harun Farocki: cineasta tem ganhado destaque nos últimos dez anos
Clique para Ampliar
Em exibição de hoje a sábado, no Centro Cultural Banco do Nordeste, a Mostra Harun Farocki levanta a discussão sobre os filmes-ensaios do cineasta e suas investigações em torno da própria natureza da imagem


Os trabalhos fazem parte da Mostra Harun Farocki, realizada pela Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC), Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, CCBNB e Instituto Goethe, de São Paulo. Serão exibidos sete filmes do cineasta, seguidos de debates mediados por artistas e críticos de cinema. O acesso é gratuito e os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail cca@ufc.br. Situado entre o documentário, o cinema visual e as artes plásticas, o chamado filme-ensaio de Farocki vem despertando interesse do público e do meio artístico, conseguindo extrapolar as tradicionais salas de exibição e ocupando espaços como museus e galerias de arte. Apesar de ainda bastante desconhecido no Brasil, Farocki possui mais de 100 filmes realizados desde os anos 1960 e tem se destacado entre a produção contemporânea dos últimos dez anos.

"Ele nem é tanto um cineasta de vanguarda experimental, nem documentarista, nem artista plástico. O cinema do Farocki é como se fosse um ensaio visual sobre a própria natureza da imagem. Como se perguntasse qual o limite da representação. Até onde uma imagem pode chegar", analisa Marcelo Ikeda, crítico, realizador e professor do Curso de Cinema da UFC. Ele é um dos convidados para debater os filmes após as exibições.

Ikeda destaca a construção meta linguística dos filmes, buscando desnudar os significados políticos e ideológicos que surgem a partir da imagem. Neste sentido, o cineasta investiga as diversas fontes de imagem que nos circundam cotidianamente, sejam elas peças de publicidades, telejornais e até as imagens de câmeras de segurança. "São filmes políticos, mas não pelos temas. São reflexões sobre a política das imagens", reforça.

Filmes
Hoje, serão exibidos os filmes "Operários ao sair da fábrica" (Arbeiter verlassen die Fabrik) e "Imagens da prisão" (Gefängnisbilder). Os filmes serão apresentados pelas professoras do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, Walmeri Ribeiro, e da Casa de Cultura Alemã, Ute Hermanns. Em ambos, Farocki faz uma montagem com cenas de diversos filmes para, a partir daí, lançar reflexões sobre as imagens. "Operários ao sair da fábrica" reúne cenas de trabalhadores fabris para discutir a iconografia e a economia da sociedade de trabalho e mesmo o próprio cinema. "Imagens da Prisão" vai além e mescla as imagens de arquivo cinematográfico com as de câmaras de observação de presídios e vídeos para formação de funcionários de penitenciárias.

Marcelo Ikeda é o convidado de amanhã para o debate sobre os filmes "Fogo que não se apaga" (Nicht löschbares Feuer) e "Como se vê" (Wie man sieht). Esse último levanta a discussão sobre o uso e a evolução da técnica ao longo da história. "É como se o homem fosse sendo substituído gradativamente pela máquina, com a automatização. É uma forma muito curiosa porque mistura entrevistas, imagens de arquivo, gravações do próprio Farocki", detalha.

Ikeda aponta ainda o fato de o próprio audiovisual ser inserido dentro do processo, como "uma espécie de meta linguagem que pensa o papel critico do próprio cinema". Na sexta, serão exibidos os filmes "Imagens do mundo e Epitáfios da Guerra" (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges) e "Reconhecer e perseguir" (Erkennen und verfolgen), com mediação de Yuri Firmeza, artista plástico e professor do ICA/UFC. O filme mais conhecido do cineasta, "Videograma de uma revolução" (Videogramme einer Revolution), será exibido no sábado, a partir das 16 horas, com mediação de Osmar Gonçalves dos Reis Filho, também professor do ICA/UFC. Rodado em 1989, ele aborda a revolução comunista na Romênia, tendo como ponto de partida a tomada dos estúdios da principal emissora do país por revolucionários, que passam a transmitir imagens sob o seu ponto de vista.

Harun Farocki cursou a Academia Alemã de Cinema e Televisão, em Berlim, de onde foi expulso, em 1968, por razões políticas. Entre 1974 e 1984, trabalhou como crítico e editor da revista Filmkritik, (Crítica de Cinema), em Munique. Entre suas produções para o cinema estão filmes infantis, documentários, ensaios e ficções. A partir da década de 1990, ele passou apresentar seus filmes-ensaios em forma de instalações, ocupando, especialmente na última década, salas de importantes galerias de diversos países.

MAIS INFORMAÇÕES
Mostra Harun Farocki, de hoje a sexta, das 18h30 às 22h, e, sábado, de 16h às 17h30, no auditório do CCBNB (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro).
Contato: (85) 3464.3108
fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1073426

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Japoneses desenvolveram sistema que transforma qualquer superfície em um computador

Depois do advento das telas sensíveis ao toque, pesquisadores da área da tecnologia querem transformar qualquer superfície ou objeto sensível ao toque. E pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, criaram um sistema ‘onipresente’ que transforma qualquer objeto em uma interface de computador.

O Invoked Computing, como foi batizado o sistema, transforma qualquer objeto em um computador completo, sem a necessidade de utilizar um hardware, através de um mecanismo de realidade aumentada presente em todo o espaço de um cômodo da casa, por exemplo, que une imagem e som.



Foto: Divulgação

Na primeira demonstração feita pelo grupo, uma banana se tornou um prático telefone sem-fio.

 
“Por exemplo, se você fizer um gesto, o computador deverá reconhecer isso como ‘eu quero utilizar o telefone’. Então, com um iPhone, por exemplo, você tem tudo em um pequeno aparelho e você tem que aprender como utilizá-lo, aqui nós queremos fazer o oposto, o computador é quem irá aprender o que o usuário quer fazer”, afirmou ao Diginfo um dos pesquisadores envolvidos com o projeto.
 
A ideia é projetar telas, teclados e muitos outros elementos presentes nos mais diversos modelos de computadores nos objetos que temos em casa como uma caixa de pizza e até uma banana.
“Se você quiser utilizar um laptop, você apenas fará um gesto e ele irá reconhecê-lo, projetará a tela, o teclado e tudo, você não terá que carregar nenhum aparelho, sem bateria ou outras coisas, tudo é onipresente, realidade aumenta onipresente”, afirma o pesquisador.

Os pesquisadores utilizaram um sistema completo de câmeras de alta velocidade, posicionadas estrategicamente para fazer as projeções sobre os objetos. Na primeira demonstração, o grupo transformou uma simples banana em um aparelho de telefone, utilizando além das projeções um alto-falante paramétrico que é capaz de dirigir o som por um feixe bem estreito, dando a impressão de que o som sai da própria banana.

Os usuários do Invoked Computing também poderão interagir com as projeções como se estivessem utilizando uma tela touchscreen. Os pesquisadores já estão trabalhando para aumentar o número de gestos e objetos que o sistema reconhece.

Um vídeo mostra o Invoked Computing em ação e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/ZA6m2fxpxZk.

fonte:
 http://henrique.geek.com.br/posts/18336-japoneses-desenvolveram-sistema-que-transforma-qualquer-superficie-em-um-computador


Araribóia Cine - Festival de Niterói

O festival traz para  Niterói o melhor da produção de curtas e longas metragens

O longa-metragem Sudoeste, do niteroiense Eduardo Nunes, abre oficialmente nesta terça (22/11), a 10ª edição do festival Ararabóia Cine - Festival de Niterói, um festival de cinema brasileiro e temático que traz para Niterói o melhor da produção de curtas e longas metragens. Para celebrar os dez anos, o festival traz para o debate o tema Raízes, com reflexões acerca do nosso legado cultural e das nossas origens. Os filmes e debates estarão centrados nas questões referentes às  identidades culturais, aos territórios, às práticas tradicionais, e às narrativas que resgatam os nossos universos simbólicos.
O longa-metragem 'Sudoeste', de Eduardo Nunes, abre o Ararabóia Cine - Festival de Niterói
O longa-metragem 'Sudoeste', de Eduardo Nunes, abre o Ararabóia Cine - Festival de Niterói
Organizado pela Universidade Federal Fluminense, a Artifício Cinematográfico e o IBEFEST, o festival homenageia nesta edição o professor e preservador Hernani Heffner, uma das maiores autoridades em preservação audiovisual no Brasil. Além da mostra competitiva, a programação do Araribóia Cine inclui debates com os principais nomes do cinema brasileiro, lançamentos literários e show de encerramento. As sessões são gratuitas  e a programação completa está no site http://www.arariboiacine.pro.br/

Sessão Abertura: Sudoeste, de Eduardo Nunes (Brasil, 2011. Ficção. 2h08. p&b. 35mm. 16 anos). Numa vila isolada do litoral brasileiro onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender sua obscura realidade e o destino das pessoas à sua volta num tempo circular que assombra e desorienta ( Cinemark Plaza Niterói, às 20h30).

 fonte:

http://www.jb.com.br/programa/noticias/2011/11/22/arariboia-cine-festival-de-niteroi/

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Penedo sedia Festival de Cinema Universitário a partir desta quarta, 23

De 23 a 27 de novembro, o município de Penedo, distante 160 quilometros da capital alagoana, sediará o 1º Festival de Cinema Universitário, com a proposta de estimular a produção audiovisual brasileira vinculada à rede de ensino superior. Durante o evento o público terá acesso gratuito, além das mesas-redondas e oficinas, a filmes da Mostra Competitiva, sessões de cineclubismo, apresentações de trabalhos acadêmicos e grupos de trabalho. O Festival de Cinema Universitário é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com instituições públicas e privadas, a maioria atuante no segmento audiovisual.

As oficinas e as mesas-redondas do I Festival de Cinema Universitário, em Penedo, tiveram uma alteração de endereço, devido a não conclusão das obras de reforma da Casa da Aposentadoria. Com a mudança, as oficinas serão realizadas na Unidade de Ensino de Penedo, na Avenida Beira Rio, já as discussões das mesas-redondas, bem como a oficina Cinema e Educação estão agendadas na Casa São Francisco. Os novos locais escolhidos ficam localizados no Centro Histórico da cidade.

Festival homenageia Elinaldo Barros
Com uma trajetória de mais de 40 anos voltada à crítica de cinema, Elinaldo Barros é o grande homenageado do I Festival de Cinema Universitário. No dia 27, às 16h, em Penedo, ele recebe um exemplar do troféu produzido para a mostra Competitiva do Festival, elaborado pelo artista Freddy Correia.

É impossível compreender a história do cinema alagoano sem citar o nome de Elinaldo Barros. Autor de vários livros da área e crítico atuante desde a década de 60, sua vida profissional esteve sempre relacionada à arte cinematográfica. Professor do Colégio Guido de Fontgalland e do Cesmac, lecionou a disciplina Arte Cinematográfica no curso de Educação Artística. Organizou festivais de música e seminários de cultura, produziu programas de rádio e TV e foi diretor do Museu da Imagem e do Som (Misa).

Atualmente, além de dedicar-se à organização de sessões de arte, apresenta duas colunas de cinema na TV Pajuçara, no qual faz comentários sobre filmes recém-lançados. Na sua atuação na imprensa, publicou diversos artigos, com destaque para a coleção O século do cinema (2001), em O Jornal. Outras obras do autor: Cine Lux, recordações de um cinema de bairro (1989) e Rogato – a aventura dos sonhos das imagens em Alagoas (1994) e Panorama . Mais informações no site : www.evento.ufal.br/icinufal

sábado, 19 de novembro de 2011

Acervo Vivo: 15 anos de computação gráfica

O projeto Acervo Vivo é uma iniciativa com o objetivo de resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS. Nesta edição, o MIS apresenta compilações de vídeos produzidos entre 1979 e 1994 pela ACM SIGGRAPPH, grupo formado por pesquisadores, artistas, programadores, cineastas, cientistas e outros profissionais que têm em comum o interesse pela criação e disseminação da computação gráfica e das tecnologias interativas. 

A computação gráfica foi criada para fins científicos - principalmente no campo da engenharia - e desenvolveu-se como uma área da computação destinada à geração de imagens que representam dados e informações variados. Essa forma de tecnologia configura uma forma de recriação dos elementos do mundo físico e funciona como um importante veículo de comunicação em diversas áreas do conhecimento. 

Essa coleção de vídeos apresenta uma parcela das infinitas aplicações que a computação gráfica possibilita no campo artístico – gravura digital, arte digital e web arte -, na indústria do entretenimento – desenvolvimento de jogos e produção de efeitos especiais no cinema -, bem como nas áreas da informática – produção de interfaces gráficas para software, de sistemas operacionais e de sites -, da engenharia - simulação de eventos físicos e químicos dos materiais envolvidos nos projetos – e da educação.

exposição / vídeo 
16nov2011 a 15jan2012
terças a sextas das 12h às 21h
sábados, domingos e feriados das 11h às 21h

ingresso: gratuito


O Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS - fica localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil. CEP 01449-000.
Telefone:            55 11 2117 4777      
Possui: >> ar condicionado em todos os seus espaços >> acesso e elevador para pessoas portadoras de necessidades especiais >> estacionamento cobrado >> para-ciclos