No desenvolvimento da arqueologia como ciência interdisciplinar, os arqueólogos abriram novas perspectivas ao estudo do passado da Humanidade frente aos objetos, ruínas e paisagens. A partir dos diversos remanescentes do trabalho humano, eles produzem narrativas sobre nossa trajetória e presença no Mundo, que continuamente o transformou no grande habitat de nossa espécie. Os vestígios arqueológicos compõem assim o vasto mosaico da memória dessa ampla transformação, no curso do tempo.
Acostumados com tantos instrumentos, seja nos trabalhos em campo, seja em laboratórios, os arqueólogos passam a experimentar os instrumentos de registro audiovisual, que os ajudam a expressar suas narrativas sobre culturas e sociedades, permanências e transformações. Os recursos audiovisuais inserem-se cada vez mais em seus estudos e contribuem para a comunicação do conhecimento elaborado pela arqueologia, por narrativas da história sobre o passado humano, porém, elaboradas na realidade do tempo presente, com seus conflitos e contradições.
MAIA não é um evento competitivo e sim uma Mostra Audiovisual aberta para todos os diretores, produtores audiovisuais, arqueólogos, pesquisadores, grupos de pesquisa, artistas e estudantes que atuam no campo do patrimônio cultural no Mundo. A II MAIA reafirma seu objetivo de se constituir como nova tela, aberta à todos aqueles que por suas obras audiovisuais compreendam a arqueologia como meio significativo para se abordar contextos, temporalidades e temas diversos, sejam relacionados à história, à antropologia, à arte, à política, entre tantos outros. Neste sentido, a MAIA contempla, desde a primeira edição, produções experimentais.
MAIA, em sua segunda edição, abre novamente as telas do CINUSP à exibição de produções audiovisuais de diversas experiências em arqueologia no Mundo, selecionadas por um Júri especialmente constituído. II MAIA terá também sessões especiais de obras convidadas e debates com a presença de arqueólogos, documentaristas, produtores audiovisuais, artistas e educadores, constituindo-se um novo canal de diálogo e troca entre experiências no amplo universo da arqueologia, aproximando-a do público.
Sua obra deverá chegar ao CINUSP até o 05 de outubro de 2012. Não perca!
Já estão abertas as inscrições. Leia o regulamento e inscreva-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário