sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MAIA não é um evento competitivo e sim uma Mostra Audiovisual aberta para todos os diretores, produtores audiovisuais, arqueólogos, pesquisadores, grupos de pesquisa, artistas e estudantes que atuam no campo do patrimônio cultural no Mundo.

No desenvolvimento da arqueologia como ciência interdisciplinar, os arqueólogos abriram novas perspectivas ao estudo do passado da Humanidade frente aos objetos, ruínas e paisagens. A partir dos diversos remanescentes do trabalho humano, eles produzem narrativas sobre nossa trajetória e presença no Mundo, que continuamente o transformou no grande habitat de nossa espécie. Os vestígios arqueológicos compõem assim o vasto mosaico da memória dessa ampla transformação, no curso do tempo.
Acostumados com tantos instrumentos, seja nos trabalhos em campo, seja em laboratórios, os arqueólogos passam a experimentar os instrumentos de registro audiovisual, que os ajudam a expressar suas narrativas sobre culturas e sociedades, permanências e transformações. Os recursos audiovisuais inserem-se cada vez mais em seus estudos e contribuem para a comunicação do conhecimento elaborado pela arqueologia, por narrativas da história sobre o passado humano, porém, elaboradas na realidade do tempo presente, com seus conflitos e contradições.
MAIA não é um evento competitivo e sim uma Mostra Audiovisual aberta para todos os diretores, produtores audiovisuais, arqueólogos, pesquisadores, grupos de pesquisa, artistas e estudantes que atuam no campo do patrimônio cultural no Mundo. A II MAIA reafirma seu objetivo de se constituir como nova tela, aberta à todos aqueles que por suas obras audiovisuais compreendam a arqueologia como meio significativo para se abordar contextos, temporalidades e temas diversos, sejam relacionados à história, à antropologia, à arte, à política, entre tantos outros. Neste sentido, a MAIA contempla, desde a primeira edição, produções experimentais.
MAIA, em sua segunda edição, abre novamente as telas do CINUSP à exibição de produções audiovisuais de diversas experiências em arqueologia no Mundo, selecionadas por um Júri especialmente constituído. II MAIA terá também sessões especiais de obras convidadas e debates com a presença de arqueólogos, documentaristas, produtores audiovisuais, artistas e educadores, constituindo-se um novo canal de diálogo e troca entre experiências no amplo universo da arqueologia, aproximando-a do público.
Sua obra deverá chegar ao CINUSP até o 05 de outubro de 2012. Não perca!
Já estão abertas as inscrições. Leia o regulamento e inscreva-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário