quarta-feira, 12 de setembro de 2012

4º Festival de Cinema Polonês apresenta a produção audiovisual recente da Polônia em Florianópolis



Serão exibidos sete filmes produzidos entre 2008 e 2010 na Fundação Cultural Badesc a partir de terça (11)



"Veneza", de Jan Jakub Kolski, descreve a realidade vivida pela aristocracia rural polonesa durante a Segunda Guerra
Desde a criação da nova Lei da Cinematografia, que resultou na fundação do Instituto Polonês de Cinema em 2005 e na mudança na forma de financiamento, a Polônia tem registrado um aumento significativo de novas produções a cada ano – a média é de 60 longas-metragens de ficção. Desse conjunto, foram selecionados sete filmes realizados entre 2008 e 2010 para serem exibidos no 4º Festival de Cinema Polonês, mostra que começa hoje em Florianópolis e segue até o dia 21 e apresenta a produção contemporânea do país.
Dos filmes selecionados, à parte o longa “Zero”, do estreante Pawel Borowski – que pinta um quadro sombrio da realidade contemporânea – todos os outros cineastas tentam descrever um fragmento da história polonesa ou europeia. Isso porque, de acordo com a crítica de cinema polonesa Magda Sendecka, “acertar as contas do passado continua a ser a especialidade dos cineastas poloneses.”
Dentro desse quadro, a temática da guerra está presente em muitas produções com exibição prevista no festival. É o caso de “Veneza”, de Jan Jakub Kolski. O diretor, que ocupa um lugar distinto no cinema polonês, recorre à criação literária de Włodzimierz Odojewski para descrever a realidade vivida pela aristocracia rural polonesa durante a Segunda Guerra. Ele criou uma imagem pessoal e poética do desaparecimento de um determinado mundo, do apocalipse visto por meio dos olhos de um menino no limiar da adolescência, a quem a guerra impediu a realização de uma prometida viagem a Veneza.

Produções premiadas

Os filmes selecionados para o festival no Brasil representam a variedade de gêneros, poéticas e estratégias autorais dos poloneses. Há desde coproduções, como “O Moinho e a Cruz” e “Essential Killing” (Prêmio Especial de Júri no Festival Internacional de Filmes 2010); dramas voltados ao período da Segunda Guerra, como “Veneza” e “Na Escuridão” (Indicação ao Oscar 2012 na categoria Melhor filme de Língua Estrangeira); e filmes com a atormentada história da Polônia do século 20 no contexto, como “A Rosinha” e “Tudo que Amo”.
“O cinema polonês de hoje recuperou a voz perdida. Os cineastas têm acompanhado o público nacional ao longo dos anos, tentando descrever e interpretar o mundo ao redor, bem como falar em nome desse público”, afirma Magda Sendecka.
Organizado no Brasil desde 2009, o festival é uma realização conjunta das representações diplomáticas da República da Polônia, Polish Film Institute, Agência Mañana, e outros parceiros no Brasil. O Festival será exibido nas principais cidades do Brasil até março de 2013.

Festival de Cinema integra Semana Cultural

A quarta edição do Festival de Cinema Polonês integra a programação da 16ª Semana Cultural Polonesa, organizada pela Associação Polônia em Florianópolis. Desde ontem até o dia 15 de setembro ocorrem atividades culturais como exposições, apresentações de música e dança típica e degustação de pratos poloneses. Os eventos da Semana ocorrem na seda da Associação, na Catedral Metropolitana, na Assembleia Legislativa.

Programação

Terça, 11/9, 15h
“A pequena Moscou” (2008), de Waldemar Krzystek
Quinta, 13/9, 15h
“A rosinha” (2010), de Jan Kidawa-Błoński
Sexta, 14/9, 15h
“Veneza” (2010), de Jan Jakub Kolski
Segunda, 17/9, 15h
“Essential killing” (2010), de Jerzy Skolimowski,
Terça, 18/9, 15h
“O moinho e a cruz” (2010), de Lech Majewski
Quinta, 20/9, 15h
“Tudo que amo” (2009), de Jacek Borcuch
Sexta, 21/9, 15h“Zero” (2009), de Pawel Borowski
Serviço
O quê: 4º Festival de Cinema Polonês
Quando: 11, 13, 14, 17, 18, 20 e 21/9, 15h
Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel. 3224-8846
Quanto: Gratuito
Saiba mais: www.fundacaoculturalbadesc.com.br
Serviço
O quê: 16ª Semana da Cultura Polonesa em Florianópolis
Quando: até 15/9
Onde: Diversos locais
Quanto: até R$ 15
Saiba mais: www.floripol.com.br

imgCarol Macário
@carolmacario_nd
FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário