domingo, 25 de setembro de 2011

A Revista de CINEMA circula desde 2000,,,


SOBRE A REVISTA

A Revista de CINEMA circula desde 2000, tornando-se em mais de uma década o principal veículo de difusão do cinema brasileiro. A publicação tem uma marca de credibilidade em sua linha editorial, procura difundir os melhores filmes e melhores diretores, prospectar a cadeia produtiva do audiovisual e apontar tendências. É um farol para mostrar aos iniciantes os caminhos da realização audiovisual, como também mostrar as melhores cabeças do cinema e da produção atualmente no Brasil.
O papel da Revista de CINEMA como peça estratégica na consolidação do novo cinema brasileiro, surgido nos últimos dez anos, deve-se especialmente ao seu conteúdo independente e de credibilidade. Um novo tipo de jornalismo para um novo tempo. Uma publicação que não adjetiva suas matérias, e tem um olhar crítico às condições para a realização de nossos filmes. A publicação foi fundada pelo jornalista e escritor Hermes Leal, que trabalha na imprensa cinematográfica desde os anos 80.
A Revista de CINEMA é parceira dos principais festivais de cinema do país, como o Festival de Gramado, o de Brasília, Recife, Cine Ceará, Tiradentes, entre outros. Promove eventos dedicados ao audiovisual, apoio aos roteiristas em grandes eventos, e presença constante nos principais eventos culturais e de mercado no país. Realizou em parceria com o Senac SP o Fórum de Produção de Cinema, abordando as questões mais pertinentes do audiovisual. E teve edições em inglês distribuídas entre 2005 e 2009 nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlin, Toronto, Los Angeles, entre outros.
O site da Revista de CINEMA utiliza-se de matérias publicadas na revista impressa, assim como também produz seu próprio conteúdo, especialmente informações diárias sobre a atividade audiovisual, dos lançamentos no cinema, das novas produções para o cinema e a televisão. Tem uma sessão exclusiva e com destaque para a produção de TV e o cinema feito fora do eixo Rio/São Paulo.

O Instituto Cinema em Transe
Instituto Cinema em Transe é uma organização não-governamental, criada em 2003, que gera projetos inovadores relacionados à Economia Criativa do Audiovisual.
Apoiados ou desenvolvidos pelo Instituto Cinema em Transe, os projetos têm como objetivo inserir mais pessoas dentro do setor econômico, de­mocratizando os meios de acesso ao cinema e ao audiovisual.
Outro trabalho importante do Instituto é a manutenção e conservação de um acervo iconográfico e de comunicação de filmes dos anos 60 até os dias atuais. Este acervo contém publicações raras de cinema e mais de 50 mil fotos relacionadas ao cinema brasileiro em mais de três décadas.
O Instituto Cinema em Transe é parceiro do Ministério da Cultura desde 2005. Realizou consultoria para a montagem do projeto de film commission do Brasil, e publicou o livro ABD 30 Anos, um trabalho de pesquisa e organização de um material histórico que comemorou os 30 anos da Associação Brasileira de Documentaristas.
Há oito anos desenvolve o projeto Difusão do Cinema Brasileiro, realizado com apoio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual, que percorre diversos festivais e mostras de cinema pelo país fomentando o cinema brasileiro através da Revista de CINEMA.
Em 2011, publicará, também em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o livroDOCTV – Operação de Rede, sobre o programa da Secretaria do Audiovisual de maior êxito na televisão pública.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário