SOBRE A REVISTA
A Revista de CINEMA circula desde 2000, tornando-se em mais de uma década o principal veículo de difusão do cinema brasileiro. A publicação tem uma marca de credibilidade em sua linha editorial, procura difundir os melhores filmes e melhores diretores, prospectar a cadeia produtiva do audiovisual e apontar tendências. É um farol para mostrar aos iniciantes os caminhos da realização audiovisual, como também mostrar as melhores cabeças do cinema e da produção atualmente no Brasil.
O papel da Revista de CINEMA como peça estratégica na consolidação do novo cinema brasileiro, surgido nos últimos dez anos, deve-se especialmente ao seu conteúdo independente e de credibilidade. Um novo tipo de jornalismo para um novo tempo. Uma publicação que não adjetiva suas matérias, e tem um olhar crítico às condições para a realização de nossos filmes. A publicação foi fundada pelo jornalista e escritor Hermes Leal, que trabalha na imprensa cinematográfica desde os anos 80.
A Revista de CINEMA é parceira dos principais festivais de cinema do país, como o Festival de Gramado, o de Brasília, Recife, Cine Ceará, Tiradentes, entre outros. Promove eventos dedicados ao audiovisual, apoio aos roteiristas em grandes eventos, e presença constante nos principais eventos culturais e de mercado no país. Realizou em parceria com o Senac SP o Fórum de Produção de Cinema, abordando as questões mais pertinentes do audiovisual. E teve edições em inglês distribuídas entre 2005 e 2009 nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlin, Toronto, Los Angeles, entre outros.
O site da Revista de CINEMA utiliza-se de matérias publicadas na revista impressa, assim como também produz seu próprio conteúdo, especialmente informações diárias sobre a atividade audiovisual, dos lançamentos no cinema, das novas produções para o cinema e a televisão. Tem uma sessão exclusiva e com destaque para a produção de TV e o cinema feito fora do eixo Rio/São Paulo.
O Instituto Cinema em Transe
O Instituto Cinema em Transe é uma organização não-governamental, criada em 2003, que gera projetos inovadores relacionados à Economia Criativa do Audiovisual.
Apoiados ou desenvolvidos pelo Instituto Cinema em Transe, os projetos têm como objetivo inserir mais pessoas dentro do setor econômico, democratizando os meios de acesso ao cinema e ao audiovisual.
Outro trabalho importante do Instituto é a manutenção e conservação de um acervo iconográfico e de comunicação de filmes dos anos 60 até os dias atuais. Este acervo contém publicações raras de cinema e mais de 50 mil fotos relacionadas ao cinema brasileiro em mais de três décadas.
O Instituto Cinema em Transe é parceiro do Ministério da Cultura desde 2005. Realizou consultoria para a montagem do projeto de film commission do Brasil, e publicou o livro ABD 30 Anos, um trabalho de pesquisa e organização de um material histórico que comemorou os 30 anos da Associação Brasileira de Documentaristas.
Há oito anos desenvolve o projeto Difusão do Cinema Brasileiro, realizado com apoio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual, que percorre diversos festivais e mostras de cinema pelo país fomentando o cinema brasileiro através da Revista de CINEMA.
Em 2011, publicará, também em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o livroDOCTV – Operação de Rede, sobre o programa da Secretaria do Audiovisual de maior êxito na televisão pública.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário