quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Audiovisual vira programação fixa da Oficina Cultural

Após ser contemplado no edital de Pontos de Cultura lançado pela Prefeitura Municipal e Ministério da Cultura, o Cineclube Aldire Pereira Guedes de Bauru acaba de formalizar uma parceria com a Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes. Juntas, as entidades vão promover, a partir de agora, uma série de workshops direcionados à área audiovisual e de cinema, que serão oferecidos semestralmente na Oficina Cultural. 

A linguagem cinematográfica, roteiros, criação literária, direção de arte e preparação para ator serão alguns dos aspectos trabalhados em oficinas que estão com inscrições abertas para este semestre.

A proposta da parceria é formar um núcleo de programação semestral que vise fortalecer a cultura audiovisual. Segundo José Vinagre, presidente do Ponto de Cultura Cine Clube Aldire Guedes e Paulo Rogério Pereira, coordenador da Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes, os workshops serão ministrados na Oficina Cultural e contarão com a presença de profissionais e especialistas, como cineastas e atores, que têm desenvolvido trabalhos de destaque no cenário audiovisual. 

“Tendo o Cineclube como Ponto de Cultura podemos custear a hospedagem de profissionais que vêm de outras localidades, entre outras necessidades”, explicou Vinagre. “Essa é uma oportunidade para que a população tenha contato com mais esse tipo de conhecimento. A parceria com o Cineclube viabiliza os workshops, uma vez que custeia a vinda de especialistas e de equipamentos necessários para a realização das atividades”, acrescenta Paulo, coordenador da Oficina Cultural, mais conhecido como “Paulinho”.

Neste sábado e domingo, dias 24 e 25, a Oficina Cultural recebe o cineasta Humberto Neiva, que vai ministrar workshop de produção cinematográfica. O objetivo é oferecer aos participantes uma visão geral da produção cinematográfica passando pelas fases de desenvolvimento, pré-produção, produção e filmagem.

As inscrições para as próximas oficinas têm vagas limitadas. A seleção é feita por carta de interesse e as atividades ocorrem sempre aos finais de semana (sábado e domingo). ”Um dia antes do início dos workshops, a ideia é expor aos inscritos um filme que demonstre a área de atuação do especialista que irá coordenar a atividade, para que o participante possa se situar e conhecer melhor seu trabalho”, informaram Vinagre e Paulinho.



Programação diversificada


Para outubro e novembro, haverá oficina voltada para preparação de ator de cinema e vídeo com a coordenação de Francisco Gaspar, que atua em cinema, TV, teatro e publicidade. Ele ganhou o prêmio Kikito de melhor ator no 35.º Festival de Cinema de Gramado, em 2007, pelo curta-metragem O. D. Overdose Digital. 

Para completar a programação do semestre, ainda serão oferecidos os seguintes workshops: de roteiros fantásticos e de criação literária, ministrado pelo roteirista e escritor de literatura fantástica Raphael Draccon; de direção de arte, que terá coordenação da diretora de arte Mônica Palazzo e workshop de direção de fotografia, com Alziro Barbosa.

Quem fecha a programação audiovisual deste semestre é Ari Candido, que já dirigiu diversos filmes de ficção e documentários. 



• Serviço


A programação de workshops na área audiovisual está com inscrições abertas para este semestre. As vagas são limitadas. A Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes fica na rua Amazonas, 1-41. Informações pelo telefone: (14) 3231-1100. 


fonte:
http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=215959

Nenhum comentário:

Postar um comentário