O primeiro congresso ocorreu em São Paulo, em 1952, sob o nome de 1º Congresso de Cinema Nacional. No mesmo ano, ocorreu o 1º Congresso Paulista do Cinema Brasileiro. No ano seguinte, deu-se prosseguimento ao encontro com a realização do 2º Congresso Nacional do Cinema Brasileiro. Ao longo de 51 anos em busca da consolidação do cinema feito no Brasil, o congresso tem sido o foro para discutir grandes temas do setor. Em 1952, colocou-se em pauta a própria definição do conceito de filme brasileiro. Em 1953, o congresso dividiu-se opiniões entre distribuidores e exibidores ante a proposta de aumento do preço dos ingressos.
No ano 2000, a FUNDACINE foi a anfitriã do III Congresso Brasileiro de Cinema, evento no qual se consolidou a entidade CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA – CBC, instituição de natureza cultural que atua na realização de projetos culturais voltados para a produção, debates, reflexão e ações de interesse do setor audiovisual brasileiro. Nesta ocasião histórica reuniram-se aproximadamente 150 pessoas ligadas à área audiovisual no Hotel Continental para discutir os rumos futuros do setor. A principal demanda estava relacionada à criação de um órgão regulador para o cinema, uma vez que, com fim da Embrafilme a produção estava paralisada. Carecia-se, ainda, de novas leis de incentivo, sintonizadas com as demandas do mercado cinematográfico; maior espaço para a produção nacional na televisão; fomentar a realização de festivais, entre outras questões. Por colocar em discussão temas tão urgentes, por propor a continuidade da realização do CBC bienalmente e estabelecer os princípios que levaram à criação da Agência Nacional de Cinema, a Ancine, III CBC tornou-se um marco na trajetória deste evento.
O IV CBC, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2001, foi um ato de afirmação, articulação e organização. Mais que um evento, o CBC tornou-se uma organização não-governamental, com estatutos, diretoria, regimento interno e regulamento. No último V CBC, realizado em Fortaleza, em 2003, abriu-se espaço para as muitas faces, estilos e sotaques do cinema brasileiro: a diversidade cultural.
Em 2010, passados 10 anos do III CBC, a FUNDACINE novamente foi a anfitriã do evento, agora 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual. O resultado esperado era a reflexão, diagnóstico e mobilização, por parte dos agentes da cadeia produtiva, para o encaminhamento de proposições ao poder público que fossem capazes de agregar os interesses de todos os segmentos do setor. Em sua programação estavam o encontro dos grupos de trabalho, os painéis de discussão pertinentes a cada setor da cadeia produtiva e a formulação da Carta de Porto Alegre contendo as resoluções a serem apresentadas aos gestores da cultura. O êxito pode ser constatado através números finais do evento, que contou com 349 participantes congressistas e 25 representantes da imprensa nacional, totalizando 374 participantes, fora os integrantes da equipe de organização.
O que é o CBC?
O Congresso Brasileiro de Cinema ( CBC ) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e prazo de duração indeterminado, que congrega de maneira permanente entidades que representem pessoas físicas ou jurídicas envolvidas na produção, exibição, distribuição, infra-estrutura, pesquisa, preservação, restauração, crítica, ensino e formação profissional, promoção e divulgação das obras audiovisuais.
Atualmente, a entidade agrega 54 organizações, dentre associações, sindicatos, cinematecas, pesquisa, fórum, fundações e institutos vinculados aos mais diversos segmentos do setor audiovisual,é organizado nas cinco regiões do Brasil. Além disso, é hoje o mais importante fórum para debate, reflexão e tomada de decisões do audiovisual nacional e o principal espaço para encaminhamento de proposições do setor aos gestores públicos e privados de cultura, tem o intuito de produzir um conjunto de medidas capazes de fornecer subsídios para as políticas públicas audiovisuais e para nortear a atuação das entidades representativas da sociedade civil ligadas ao setor audiovisual brasileiro.
Objetivos do CBC
No ano 2000, a FUNDACINE foi a anfitriã do III Congresso Brasileiro de Cinema, evento no qual se consolidou a entidade CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA – CBC, instituição de natureza cultural que atua na realização de projetos culturais voltados para a produção, debates, reflexão e ações de interesse do setor audiovisual brasileiro. Nesta ocasião histórica reuniram-se aproximadamente 150 pessoas ligadas à área audiovisual no Hotel Continental para discutir os rumos futuros do setor. A principal demanda estava relacionada à criação de um órgão regulador para o cinema, uma vez que, com fim da Embrafilme a produção estava paralisada. Carecia-se, ainda, de novas leis de incentivo, sintonizadas com as demandas do mercado cinematográfico; maior espaço para a produção nacional na televisão; fomentar a realização de festivais, entre outras questões. Por colocar em discussão temas tão urgentes, por propor a continuidade da realização do CBC bienalmente e estabelecer os princípios que levaram à criação da Agência Nacional de Cinema, a Ancine, III CBC tornou-se um marco na trajetória deste evento.
O IV CBC, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2001, foi um ato de afirmação, articulação e organização. Mais que um evento, o CBC tornou-se uma organização não-governamental, com estatutos, diretoria, regimento interno e regulamento. No último V CBC, realizado em Fortaleza, em 2003, abriu-se espaço para as muitas faces, estilos e sotaques do cinema brasileiro: a diversidade cultural.
Em 2010, passados 10 anos do III CBC, a FUNDACINE novamente foi a anfitriã do evento, agora 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual. O resultado esperado era a reflexão, diagnóstico e mobilização, por parte dos agentes da cadeia produtiva, para o encaminhamento de proposições ao poder público que fossem capazes de agregar os interesses de todos os segmentos do setor. Em sua programação estavam o encontro dos grupos de trabalho, os painéis de discussão pertinentes a cada setor da cadeia produtiva e a formulação da Carta de Porto Alegre contendo as resoluções a serem apresentadas aos gestores da cultura. O êxito pode ser constatado através números finais do evento, que contou com 349 participantes congressistas e 25 representantes da imprensa nacional, totalizando 374 participantes, fora os integrantes da equipe de organização.
O que é o CBC?
O Congresso Brasileiro de Cinema ( CBC ) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e prazo de duração indeterminado, que congrega de maneira permanente entidades que representem pessoas físicas ou jurídicas envolvidas na produção, exibição, distribuição, infra-estrutura, pesquisa, preservação, restauração, crítica, ensino e formação profissional, promoção e divulgação das obras audiovisuais.
Atualmente, a entidade agrega 54 organizações, dentre associações, sindicatos, cinematecas, pesquisa, fórum, fundações e institutos vinculados aos mais diversos segmentos do setor audiovisual,é organizado nas cinco regiões do Brasil. Além disso, é hoje o mais importante fórum para debate, reflexão e tomada de decisões do audiovisual nacional e o principal espaço para encaminhamento de proposições do setor aos gestores públicos e privados de cultura, tem o intuito de produzir um conjunto de medidas capazes de fornecer subsídios para as políticas públicas audiovisuais e para nortear a atuação das entidades representativas da sociedade civil ligadas ao setor audiovisual brasileiro.
Objetivos do CBC
- Promover o desenvolvimento das atividades cinematográficas e audiovisuais;
- Realizar pesquisas e estudos sobre estas atividades em seus aspectos institucionais, econômicos, tecnológicos, psicossociais e culturais, entre outros;
- Contribuir para a formulação de políticas de públicas para tais atividades;
- Contribuir para o desenvolvimento de relações institucionais entre órgãos governamentais, organismos corporativos e entidades privadas relacionadas com tais atividades, promovendo reuniões, simpósios e outros e eventos;
- Coletar, reunir, armazenar, sistematizar informações e dados estatísticos referentes a atividades cinematográficas e audiovisuais no Brasil e Exterior;
- Cotejar, analisar e divulgar informações e estatísticas sobre estas atividades;
- Coletar, reunir e sistematizar a legislação e a jurisprudência referentes ou relacionadas às atividades cinematográficas e audioviduais, difundindo-as e propondo alterações oportunas;
- Promover a troca de experiênciuas de profissionais de cada um dos segmentos dessas atividades entre si e com especialistas do País e do Exterior;
- Estabelecer acordos de trabalho e mútua cooperação com atividades culturais e profissionais, acionais e estrangeiras, voltadas à defesa e desenvolvimento da produção de obras de conteúdo e de seus direitos autorais, sejam elas literárias, musicais, gráficas ou expressáveis sob qualquer outra modalidade através de meios de comunicação;
- Incentivar e promover gestões para o fortalecimento e valorização dos festivais audiovisuais brasileiros;
- Promover e executar o evento Congresso Brasileiro de Cinema, a cada dois anos.
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