Estão abertas até o dia 22 de setembro as inscrições para os associados do Cinema do Brasil® interessados em participar do Curso de Desenvolvimento de Projetos, a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 21 e 25 de novembro de 2011. Serão selecionados 10 projetos de longa-metragem de ficção a partir de um argumento desenvolvido ou de uma primeira versão de seus roteiros. Os projetos serão desenvolvidos durante cinco dias de oficinas, palestras, consultorias individuais e em grupo. Veja abaixo o regulamento e o link para a ficha de inscrição.
REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS
CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA O MERCADO INTERNACIONAL
REALIZAÇÃO:
PROGRAMA CINEMA DO BRASIL
SECRETARIA DO AUDIOVISUAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA
APEX BRASIL
Introdução
Sobre o Cinema do Brasil®
Idealizado em 2006 para ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, o Cinema do Brasil® estimula e propicia cenários para a prospecção de novos mercados para a distribuição de produções brasileiras, a venda internacional de serviços de produção, oferece também às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que elas possam realizar co-produções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior, gerando assim receita e empregos para a indústria audiovisual brasileira. O Cinema do Brasil® desenvolve ainda programas de capacitação para inserção das empresas no mercado internacional.
O Programa foi desenvolvido pelo Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria com a Apex Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. Conta também com o apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
2. O curso
O Curso de Desenvolvimento de Projetos visa o desenvolvimento de roteiros de filmes e a criação de estratégias para sua inserção no mercado internacional. Serão selecionados 10 (dez) projetos de longa-metragem de ficção a partir de um argumento desenvolvido ou de uma primeira versão de seus roteiros.
Os projetos serão desenvolvidos durante cinco dias de oficinas, palestras, consultorias individuais e em grupo para os projetos selecionados.
a) Consultores:
- Héctor Cabello Reyes, roteirista de The Concert, Poltergay, Incognito. Dirige o studio de desenvolvimento Aexo Development Studio.
- Executivo da área de desenvolvimento de uma major norte-americana. A confirmar.
- Erica Motley, Consultora de Aquisições da K5 International. Anteriormente VP de Aquisições da UIP.
- Guillaume Benski, produtor/sócio de Superbe Films. Anteriormente consultor de financiamento e co-produções internacionais.
- Roteirista com carreira internacional renomada. A confirmar.
b) Data de realização: 21 a 25 de novembro de 2011
c) Local de Realização: Rio de Janeiro - RJ
3. Inscrições
a) A inscrição é gratuita e exclusiva para Associados do Programa Cinema do Brasil que estejam com as suas mensalidades em dia.
b) O período de inscrição se realizará durante o período de 06 a 22 de setembro de 2011.
c) Pode ser inscrita apenas uma obra por autor. Empresas Associadas podem inscrever mais de um projeto, porém serão selecionadas apenas uma obra por empresa produtora.
d) Os projetos e a ficha de inscrição devem ser apresentados em inglês.
e) Para que a inscrição do projeto seja efetivada é necessário preencher o formulário de inscrição por este link e enviar a proposta em inglês para o e-mail: info@cinemadobrasil.org.br
f) A proposta deverá conter os itens abaixo listados, todos em um único documento, na mesma ordem a seguir, contendo índice e em formato PDF. Projetos em outro formato e sem esse padrão serão desconsiderados.
- Sinopse (até 15 linhas)
- Argumento (mínimo dez páginas)
- Roteiro (se disponível)
- Nota de intenção do roteirista
- Nota de intenção do produtor
- Currículo do produtor
- Currículo do roteirista
- Currículo do diretor (se houver)
- Plano de Financiamento
- Cronograma de produção do projeto
- Orçamento do projeto (com fase de desenvolvimento inclusa)
g) Sua inscrição será efetivada através de email.
7. Seleção
a) Os cinco consultores internacionais do curso irão compor a comissão que selecionará 10 projetos para participar do curso. Serão também selecionados 3 projetos suplentes.
b) É condição para participação que o curso seja atendido pelo PRODUTOR e pelo ROTEIRISTA do projeto, identificados no ato da inscrição. Caso qualquer um dos dois profissionais não possa participar do curso, o projeto será desclassificado.
c) O Programa Cinema do Brasil irá subsidiar passagens e hospedagem dos representantes (produtor e roteirista) de até 06 projetos de fora da cidade do Rio de Janeiro que residam em território brasileiro.
d) As aulas e as consultorias serão ministradas em inglês. É necessária fluência nessa língua tanto do roteirista, quanto do produtor para participação no Curso.
e) A taxa de participação para projetos selecionados de associados do Cinema do Brasil que não utilizarão a estrutura de hospedagem e passagem aérea é de R$ 200,00 (duzentos reais) por participante.
f) A taxa de participação para os projetos selecionados que utilizarão a estrutura de hospedagem e passagem aérea é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por participante. Esse valor não é variável caso o participante queira usar apenas a passagem aérea ou a hospedagem.
8. Programação do Curso:
Temas das palestras e assuntos que serão abordados:
1. O Roteiro: a base
A dupla roteirista/produtor: a base de um bom projeto
O diretor: quando e como ele pode interagir?
Como desenvolver sozinho?
As etapas do desenvolvimento do projeto.
Como saber quando um projeto esta pronto para ir ao mercado? Quais são os momentos para levar um projeto ao mercado?
Idas e voltas: O ritmo interminável da escrita do roteiro.
2. Financiar o desenvolvimento
Roteirista, sozinho no processo: até quando pode funcionar?
Financiamento do desenvolvimento: o risco para o produtor, poucas fontes de financiamento, financiamento público vs. privado.
3. A Genesis de um projeto
A origem de um projeto: a idéia, o pitch, notícias, um conceito, um livro. Todas as formas valem.
Como avaliar um projeto?
Pensar no público ou somente na obra?
Como proteger um projeto durante o desenvolvimento?
As histórias de sucesso e fracasso.
Pitching: ainda é necessário? Como fazê-lo funcionar?
4. Internacional
Co-produção internacional: como adaptar um roteiro com co-produções internacionais?
Produções independentes e majors EUA: mesmo processo ou não?
Gênero e análise de mercado.
O “perfume romeno”, gênero, origem e sabor de um filme.
Língua: uma questão importante para a expansão internacional? Por que fazer filmes em inglês?
5. Marketing no roteiro
Pensar o elenco no meio do processo.
Local VS. Global.
Parceiros e financiadores influenciando a história: censura, colocação de produtos, formatação e requisitos de marketing.
Quando se chega ao final do desenvolvimento?
6. As imposições
Indicações de direção dentro do roteiro. Quando a técnica influencia a escritura?
Imaginação é o limite? O que pensam os produtores?
Integrar o orçamento enquanto escrever. Trabalhando com restrições.
Roteiro comparado ao filme pronto,quais podem ser as surpresas?
A duração do roteiro/do filme. Ritmo, ação, temporalidade.
O meio: cinema, TV, celular, internet e outros.
7. O Roteiro (fase 2)
Roteirista: trabalho ou paixão? Status em vários países.
A necessidade e o poder dos sindicatos.
Quanto vale um roteiro?
Escolas de cinema, de roteiristas. Residências (Cinefondation, Binger Lab). Qual é o benefício?
Qual é a situação no Brasil?
O workshop inclui:
• Palestras;
• Cada projeto terá um padrinho que se responsabilizará pela consultoria e avaliação individual do projeto. Cada consultor internacional será padrinho de dois projetos.
• Reuniões individuais para cada projeto com o padrinho;
• Reuniões de grupo de projetos com o padrinho para troca sobre cada projeto;
• Troca e colaboração com os outros participantes
• Mesas redondas;
• Sessões coletivas de pitch;
• Apresentação de cada projeto a equipe de jurados para a avaliação.
9. Informações
info@cinemadobrasil.org.br
eventos@cinemadobrasil.org.br
www.cinemadobrasil.org.br
Tel: (11) 3285 1901
10. Disposições Gerais
a. A inscrição de qualquer projeto neste curso implica na aceitação deste Regulamento.
b. Cabe ao Programa Cinema do Brasil dirimir possíveis dúvidas, bem como tomar decisões sobre questões não existentes no Regulamento. Em caso de dúvidas, a qualquer momento da seleção, do recebimento do material e do andamento do Curso, fica garantida ao Programa a solução para o caso.
ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI
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