quarta-feira, 27 de julho de 2011

Começa quinta feira o 16º Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Principal Festival de Cinema Universitário do país completa 16 anos





Começa essa quinta feira, dia 28, no Rio de Janeiro, o 16º FBCU (Festival Brasileiro de Cinema Universitário). O festival, que esse ano acontece entre os dias 28 de julho e 14 de agosto, é o principal exibidor de produção audiovisual universitária brasileira e internacional no país, e tem como carros-chefes a Mostra Competitiva Nacional, no Rio de Janeiro e a Mostra Competitiva Internacional, em São Paulo. Outro  destaque do Festival é o Projeto Sal Grosso.
As sessões são gratuitas e acontecerão no Centro Cultural Correios e na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de julho e 7 de agosto, e no Cine Sabesp, CinUSP e Cine Olido, em São Paulo, entre os dias 8 e 14 de agosto. O festival recebeu inscrição de mais de 700 curtas de todo o Brasil e de outros países. Todos os filmes inscritos são exibidos no Festival, mas cerca de 50 produções vão para as mostras nacionais e internacionais. “O material recebido é melhor a cada ano”, diz Guilherme Tristão, coordenandor da Mostra Competitiva Nacional. “Tem gente que já participou mais de uma vez e vem se aprimorando. A escolha está difícil”.
A ideia do Festival nasceu a partir da realização conjunta do curta-metragem “Bem-vindo a Sal Grosso”, de 1995, que abriu naquele mesmo ano o primeiro FBCU. O filme inspirou a criação em 2001 do “Projeto Sal Grosso”, que realiza anualmente um curta-metragem em parceria com universidades de cinema/ audiovisual. Durante o período de inscrições, o FBCU recebe também roteiros para o “Projeto Sal Grosso” e alguns desses roteiristas são convidados a participar de uma oficina com profissionais do ramo. Ao término da oficina, os professores escolhem o melhor roteiro, que será dirigido pelo autor do roteiro, com produção do Festival e com as escolas que se destacaram na mostra nacional sendo convidadas a assumir funções como fotografia, montagem, direção de arte, entre outras.
O tema desta edição do festival será a comemoração dos dez anos do projeto. O filme vencedor no ano passado e que será exibido este ano é “Eu nunca deveria ter voltado”, de Eduardo Morotó, aluno da Universidade Estácio de Sá (RJ). Além dele, será realizada uma retrospectiva com os nove vencedores de anos anteriores.
O Festival Brasileiro de Cinema Universitário apresenta, ainda, a Mostra Homenagem, que neste ano prestigiará o professor de edição de som Eduardo Santos Mendes, da ECA-USP, que fará um seminário sobre o tema; Mostra Ex-AlunosSessões ParalelasEncontro Nacional de Estudantes e Oficinas. Na edição paulista acontecerá o Panorama Internacional Longas de Escola, com a exibição de longas universitários produzidos por estudantes de cinema.
Mais informações podem ser encontradas no site do Festival




fonte:
http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/218777/comeca-quinta-feira-o-16%C2%BA-festival-brasileiro-de-cinema-universitario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário