sábado, 9 de julho de 2011

Revelando os Brasis realiza sessão em Curvelândia no sábado

Ao todo, 40 vídeos feitos a partir de histórias contadas por moradores de pequenas cidades brasileiras fazem parte do circuito  

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO   
A mostra nacional de cinema percorrerá todas as regiões brasileiras em 45 dias, levando caminhões equipados com projetores, telas de cinema e cadeiras para exibições abertas e gratuitas de documentários e ficções produzidos por moradores de cidades pequenas

 
O Circuito Nacional de Exibição, mostra itinerante Revelando os Brasis, chega à cidade de Curvelândia, no Mato Grosso, no sábado (16/07), para apresentação do vídeo “Curva Elan Dias”, de Maria Paraíba, moradora selecionada pela quarta edição do projeto. A ficção conta a história de um jovem que se desentende com o pai, desaparece de forma sobrenatural e reaparece deixando a comunidade assustada. O vídeo será apresentado às 19 horas, na Praça São João Batista.

 
O circuito visitará 56 cidades, passando por todas as regiões brasileiras, durante 45 dias. Todas as sessões têm entrada gratuita. A mostra foi lançada no dia 16, em Itambé, no Paraná, e seguirá até 31 de julho, em Gilbués, no Piauí. No Mato Grosso, a mostra passará também por Cuiabá no dia 15 de julho.

 
A sessão contará com uma tela de cinema medindo sete metros de altura por nove de largura e duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a plateia. Além do vídeo feito em Curvelândia, o público assistirá a outras obras audiovisuais que integram a edição do projeto: “Enterro”, de Hilda Maria dos Santos, de Terenos (MS); “Saga de um Carvoeiro”, de Lúcia Regina Alves Pereira, de Ribas do Rio Pardo (MS); “Piaçava”, de Regiandro Albuquerque Goes, de Santa Isabel do Rio Negro (AM); e “Quebradeira”, de Osman Silvino, de Igarapé do Meio (MA).

 
Ao todo, 40 vídeos feitos a partir de histórias contadas por moradores de pequenas cidades brasileiras fazem parte do circuito, que poderá ser acompanhado através do site www.revelandoosbrasis.com.br. A realização é do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

 
Circuito - O Circuito Revelando os Brasis é dividido em três rotas. Caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção trafegarão cerca de 30 mil quilômetros até chegar aos 40 pequenos municípios onde as histórias foram gravadas e às 16 capitais dos estados participantes. O veículo transporta tela de cinema, projetores e cadeiras.

 
Serão percorridas as localidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A quarta edição é composta por 22 documentários e 18 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, as histórias tratam de diferentes temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira.

 
Histórico - Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e formação audiovisual através do estímulo à produção de vídeos digitais. A iniciativa, dentre outros objetivos específicos, possibilita o acesso dos moradores às novas tecnologias para que possam contar suas histórias, valorizar a identidade local, preservar as manifestações regionais e possibilitar o contato dos brasileiros com um rico acervo histórico, geográfico e cultural do país.

 
O Revelando os Brasis é desenvolvido em etapas. Na primeira é realizado o Concurso Nacional de Histórias voltado aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes. Os 40 autores das histórias selecionadas, na segunda fase, participam de uma oficina audiovisual, no Rio de Janeiro, onde aprendem, com a orientação de profissionais renomados do cinema, todas as etapas de realização de um vídeo, incluindo noções sobre roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição, comunicação e mobilização. Na terceira etapa, os autores retornam às cidades para a realização do vídeo com recursos e o acompanhamento técnico do projeto. Num processo de mobilização popular, familiares, vizinhos, amigos e artistas locais são estimulados a integrar as equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio.

 
A quarta etapa é marcada pelo Circuito Nacional de Exibição. As obras são apresentadas em sessões abertas e gratuitas nas cidades selecionadas e nas capitais dos estados envolvidos. Para completar o processo de democratização audiovisual, as 40 obras reunidas em um box de DVDs, contendo as histórias e making ofs da produção e do circuito de exibição, são distribuídas para bibliotecas, escolas públicas, pontos de culturas, cineclubes e órgãos públicos ligados à educação e à cultura. Os vídeos são ainda exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, há sete anos, foram realizadas 160 obras audiovisuais feitas por moradores de pequenas cidades.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário