sexta-feira, 8 de julho de 2011

Gabriel García Márquez é homenageado em Festival de Cinema em SP

O escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e roteirista de diversos longas-metragens, o colombiano Gabriel García Márquez é o homenageado internacional da sexta edição do festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece entre os dias 11 e 17 deste mês, com entrada franca.

O evento exibe a única experiência do escritor na direção cinematográfica, o curta-metragem “A Lagosta Azul”, realizado em 1954 na Colômbia e de rara circulação, além de outros títulos por ele roteirizados e dirigidos, presentes na programação. A homenagem brasileira em 2011 é dedicada ao diretor e roteirista baianoOrlando Senna, cujas atividades abarcam a direção do curso de cinema da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e o comando da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

A seção contemporâneos traz diversos títulos inédits no Brasil, com ao estreia da dupla de atores de “Morango e Chocolate”, Jorge Perugorría e Vladimir Cruz, na direção de longas de ficção no cubano “Afinidaades”, o novo filme do chileno Pablo Larraín, “Post Mortem”, vencedor do Festival Cartagena e selecionado para Veneza, San Sebastian e Nova York, e o aguardado primeiro longa-metragem do argentino Gustavo Taretto, “Medianeras”, premiado este ano no Festival de Berlim.


Completam a programação uma competição reunindo 35 curtas-metragens produzidos por escolas audiovisuais latino-americanas, a exibição dos 14 documentários da série Doc.TV América Latina e programas especiais – como as estréias de novos trabalhos assinados por Philippe Barcinski, “Esse Nosso Matulão (Os Brasileiros)”,  e Regina Jehá, com “Viva Marajó”.


O evento promove ainda uma série de debates, encontros e lançamento de livro, além de abrigar os encontros latino-americanos de film comissions e de projetos itinerantes de exibição. Entre os mais de 100 convidados com presença confirmada em São Paulo estão os cineastas Pablo Trapero (Argentina), Miguel Littín (Chile), Paz Fábrega (Costa Rica) e Iria Gómez Conchero (México); os produtores Lit Stantic (Argentina) e Gustavo Montiel Pages (México); e o roteirista Miguel Machalski (França/Argentina).


Com iniciativa do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, órgãos do Governo do Estado de São Paulo, o 6º festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo conta com o patrocínio da Petrobrás. O evento tem o objetivo de divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da região e é organizado pela Associação do Audiovisual, sendo seus curadores André Sturm, Francisco César Filho e Jurandir Muller. A grade de programação, sinopse e dados dos filmes estão publicadas no website.


Informações: www.memorial.sp.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário