sexta-feira, 1 de julho de 2011

Evento audiovisual brasileiro encerra em grande estilo em Nova Iorque


Depois de uma semana com curtas e longas, o 9° Cine Fest Petrobras Brasil – NY fechou com o samba de Mart’nália.

Divulgação
O suingue e o talento de Mart’nália fizeram a festa do público no Central Park.

O suingue e o talento de Mart’nália fizeram a festa do público no Central Park.

Versão para impressão  Versão para impressão
Enviar para um amigo  Enviar para um amigo
A nona edição do Cine Fest Petrobrás Brasil – NY fechou com chave de ouro. De acordo com a organização do evento, o show de Mart’nália, realizado no Summer Stage do Central Park no domingo (19) reuniu cinco mil pessoas. O Prêmio Lente de Cristal foi entregue antes da apresentação da cantora.

Os grandes vencedores do festival de 2011 foram o longa-metragem “Desenrola”, de Rosane Svartman, e o curta “O Bolo”, de Robert Guimarães. Todos os anos é o público quem elege o melhor filme.

Feliz com o sucesso do 9° Cine Fest Petrobras Brasil – NY, Adriana Dutra, diretora da Inffinito, empresa responsável pelo festival, fez questão de falar do compromisso que ela e sua equipe assumiram em divulgar o cinema brasileiro no exterior. Segundo Adriana, o festival do ano que vem será maior ainda. Os filmes, que são sempre exibidos no Tribeca Cinemas, devem ser mostrados também em uma nova sala de exibição do Brooklyn Museum, em 2012.

O encerramento do festival, que teve duração de uma semana, contou com a presença do Cônsul-Geral do Brasil em Nova Iorque, Osmar Chohfi, e de José Orlando de Azevedo, presidente da Petrobrás América. Ambos elogiaram o evento.

O 9° Cine Fest Petrobras Brasil – NY recebeu este ano mais de 3,2 pessoas, de acordo com a organização. Setenta e cinco por cento do público foi formado por norte-americanos. Muitas das sessões ficaram esgotadas, entre elas a exibição de “3X4”, curta de Cauê Nunes, e “A Suprema Felicidade”, longa-metragem de Arnaldo Jabor.

Melhorando o que já é bom
Além dos filmes exibidos, o festival de 2011 contou com uma mesa redonda, realizada na sexta-feira (17). Participaram Paula Barreto e Paulo Sérgio Almeida, ambos curadores do circuito de 2011, e Lucy Barreto. O encontro teve por objetivo debater uma forma de aumentar a inserção do cinema brasileiro no exterior.

O festival promovido pela Inffinito é muito esperado pelos novaiorquinos. Parte do calendário oficial da prefeitura de Nova Iorque, o evento exibe produtos audiovisuais brasileiros voltados para o mercado norte-americano, desenvolvendo assim importantes negócios e parcerias.

O curta-metragem “A Posse da Presidente Dilma Rousseff”, de Ricardo Stuckert, teve uma pré-estréia hors concours. Entre filmes de ficção e documentários foram exibidos este ano 14 longas e 14 curtas, todos inéditos em Nova Iorque e integrantes da safra 2010/2011. “De Pernas Pro Ar”, “Malu de Bicicleta” e “Mea Culpa” são alguns dos filmes vistos pelo público.

Às 7pm em ponto a sambista Mart’nália subiu ao palco e contagiou brasileiros e americanos. Cantando seus maiores sucessos, a artista mostrou porque está fazendo sucesso mundo afora. Ninguém resistiu à irreverência da filha de Martinho da Vila, que promoveu um verdadeiro carnaval em pleno Central Park. Depois do show foi exibido o documentário “Elza”, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, sobre a vida de Elza Soares.

O 9° Cine Fest Petrobras Brasil – NY foi o primeiro da etapa internacional do Circuito Inffinito de Festivais de 2011. As próximas paradas do circuito são Miami, em agosto, Londres, em setembro, e Montevidéu, em outubro, seguindo para Buenos Aires, Petrópolis e Roma no mês de novembro. O circuito finda em dezembro, na cidade espanhola de Barcelona.
Da Redação do Comunidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário