quarta-feira, 21 de março de 2012

Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas - Coletivo Ajuntaê cria cineclube em Campinas para discutir produção audiovisual

O Coletivo Ajuntaê, iniciativa que promove cultura colaborativa em Campinas, inicia nesta terça-feira (20) o Cineclube Liberté Ajuntaê.  A ideia é abrir um espaço não apenas para projeção de filmes, mas de debates temáticos e que esteja aberto a mostrar trabalhos de produtores audiovisuais independentes do circuito nacional e regional. Os eventos serão realizados mensalmente no Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas, no Centro da cidade. A estreia do novo projeto vai ser com a produção “Bollywood Dream”, à 19h30. 
  
Com esse novo espaço, o Ajuntaê pretende fomentar e movimentar produções, produtores e público de cinema em Campinas. O cineclube tem como preceito a realização e distribuição independente para construir mais um ponto de linguagem e encontro entre os interessados pela sétima arte. Transformações, questionamentos, reflexões, novas interpretações, tudo de forma descentralizada e aberta.
 

 
O filme de abertura, o cultuado "Bollywood Dream", contempla a temática conceitual do cineclube. Produzido pela diretora Beatriz Seigner, que ganhou prêmios importantes no circuito independente, o filme teve muita visibilidade por seu formato de produção e distribuição. O longa vem tendo um histórico interessante e tem representado um novo panorama de articulação e movimentação dentro do circuito independente, além de ter sido também a primeira parceria de produção cinematográfica entre Brasil e Índia.
 
O filme aborda uma temática metalinguistica entre a produção e a execução do próprio filme, fatores que conversam entre si e se complementam, mostrando três atrizes que vão para a Índia, com a cara e a coragem, apenas com a certeza e a vontade de fazer cinema num país que historicamente tem uma cultura riquíssima e de fácil acesso neste aspecto. Mas na imersão e no contexto dessa nova cultura descobrem as contradições, os contrastes e a beleza entre as diferentes culturas do ocidente e oriente, reavaliando, assim, os seus íntimos valores que permeiam a individualidade e a coletividade.
 
“Bollywood Dream” estreou nacionalmente em abril de 2011, teve uma breve passagem pelo circuito comercial e começou uma turnê mais descentralizada logo em seguida, buscando espaços de exibições para aumentar o seu escoamento e ter uma visibilidade mais efetiva e prolongada dentro do cenário nacional. No fim do mesmo ano, os realizadores do filme se aproximaram da rede Fora do Eixo para, por meio dos pontos culturais e coletivos da rede, circular e articular mais exibições da produção dentro desse cenário independente, buscando com essas ações ganhar mais espaços de exibição e a captação da mensagem do filme.
 
Essa maior disseminação já vem acontecendo com ótimos resultado desde o início de 2012 com a idealização do projeto “Compacto.Cine Bollywood Dream”, que já proporcionou muitas exibições do longa em formato de turnê em vários estados brasileiros, passando por festivais integrados, cineclubes, universidades e outros pontos de linguagem. Com a bela funcionalidade de articulação e movimento, o filme visita Campinas para somar mais essa exibição e trazer não só o debate dessas novas frentes de produção e distribuição independentes como também formas alternativas de escoamento das múltiplas produções audiovisuais desse novo nicho que se apresenta. 

Serviço

Estreia Cineclube Ajuntaê
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas, Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro. (19) 3733-8800
Data: 20 de março 
Horário: às 19h30
Entrada: gratuita
 
fonte:
http://www.campinas.com.br/cinema/2012/03/coletivo-ajuntae-cria-cineclube-em-campinas-para-discutir-producao-audiovisual-independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário