sexta-feira, 23 de março de 2012

Instituto Cervantes recebe o catalão Daniel Jariod para oficina de Cinema Documental

A história do cinema, contada desde a perspectiva dos documentários cinematográficos, é a proposta do módulo Cinema Documental – História e Prática, ministrado de 9 a 20 de abril pelo espanhol Daniel Jariod, professor da Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunha (Universidade de Barcelona).


Durante o curso, que acontecerá de segunda a sexta, das 19 às 22 horas, serão apresentados trechos de filmes relevantes de cada época, revelando a evolução deste formato. Desde os irmãos Lumiére até a reportagem televisiva, a abordagem passa pelos noticiários, documentários de guerra, "Direct Cinema" e "Cinéma Vérité", até chegar à produção contemporânea.
 

O OFICENA Audiovisual será o primeiro módulo de uma série de cursos livres que se pretende realizar na cidade, nos diferentes segmentos de cultura, oferecendo ao público soteropolitano oficinas intensivas com significativa carga horária, sempre com profissionais qualificados e de reconhecida atuação nos mercados onde atuam. 

Profissionais que possuem sua formação constituída de maneira prática e autodidata terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, incorporando teoria às experiências, da mesma forma que estudantes, professores e demais interessados na temática abordada poderão expandir seus saberes sobre cada assunto. 

As inscrições podem ser feitas através do site www.oficena.com.br e as vagas são limitadas. 


Mais informações:
 
O OFICENA Audiovisual faz parte do projeto OFICENA, que tem como objetivo preencher uma lacuna no mercado de cultura de Salvador.
 
A metodologia adotada inclui uma apostila elaborada pelo professor Daniel Jariod, além da exibição de trechos dos filmes citados e da discussão em grupo sobre os temas tratados, além de uma extensa lista bibliográfica e filmográfica como referência.
 
Realizado pela Hasta la Luna Iniciativas Culturais e pela Movioca Content House, o OFICENA Audiovisual conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, através das Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda e apoio cultural do Instituto Cervantes Salvador e da Inmagina Comunicação e Cultura. 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário