quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Virtual Companhia de Dança apresenta espetáculo que mistura dança e cinema

Uma interação entre a dança contemporânea e o cinema, ao som de Debussy, com o objetivo de instigar no espectador a curiosidade de conhecer mais sobre a vida do bailarino Vaslav Nijinsky, um dos mais importantes e revolucionários nomes da dança.

Notícias Relacionadas


Com essa proposta, a Virtual Companhia de Dança, de São José do Rio Preto (SP), apresenta hoje, dentro do projeto Convite à Dança, o espetáculo "Diálogos sobre Nijinsky". "É um espetáculo de dança contemporânea que absorve também a linguagem do cinema em sua encenação e que traz para a discussão a história do Nijinsky como o grande bailarino e o grande responsável pela mudança da dança clássica para a dança moderna e contemporânea", diz o diretor da companhia, Marcelo Zamora.
Divulgação

"Diálogos sobre Nijinsky", com a Virtual Companhia de Dança, de São José do Rio Preto (SP): espetáculo de dança contemporânea é um salto na utilização do audiovisual pela companhia porque é tridimensional
O espetáculo não conta a história de Nijinsky nem da obra do bailarino, faz apenas referências a ambas. Traz, por exemplo, a música original feita por Debussy para o espetáculo "A Tarde do Fauno", primeira coreografia de Nijinsky e que estreou em 1912; depoimentos da filha do bailarino e fotos de família.

"Temos referências artísticas, bibliográficas e o terceiro elemento que são as sensações, porque a gente não fala abertamente de loucura, mas, de certa forma, essa atmosfera que a gente imagina que envolvia a obra de Nijinsky e que está representada em todo o espetáculo", diz.
Divulgação

Virtual Companhia de Dança de São José do Rio
Preto: temporadas pelo Brasil, Peru, Equador,
Bolívia, Argentina, México e França
Essa interação com o audiovisual envolve um trabalho que não é apenas a projeção da imagem no fundo do palco, à maneira de cenário. A Virtual Companhia de Dança, desde sua criação em 2002, atua com diversas mídias e este espetáculo, segundo Zamora, é um salto na utilização do audiovisual pela companhia porque é tridimensional. "Usamos duas camadas de projeção.

Tem uma tela na frente, uma no fundo e os bailarinos dançam entre essas duas telas. Filmagens e bailarinos se misturam. Tem momentos feitos só de hologramas. Essa técnica não é muito utilizada no Brasil pelo seu alto custo, embora exista na Europa há alguns anos", diz.


Pesquisa

A pesquisa e a maior parte da realização do espetáculo foi feita na França, onde foram coletados, por exemplo, filmes de Nijinski de 1909 e 1912 e filmagens no cemitério de Montmartre, onde o bailarino está enterrado.
"Diálogos sobre Nijinky" foi montado com apoio do Programa de Apoio Cultural do Governo do Estado de São Paulo e estreou em março de 2011 na Sala Paissandu de São Paulo (SP). O espetáculo já foi apresentado em Fernandópolis (SP), Votuporanga (SP), Piracicaba (SP), Salvador (BA) e no Festival de Artes Cênicas de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

A Virtual Companhia de Dança surgiu com a proposta de não se prender a um único método ou linguagem e estreou em 2003 com o espetáculo "POP" no Festival Internacional Danza Nueva em Lima (Peru). A companhia já realizou oito montagens e fez temporadas pelo Brasil, Peru, Equador, Bolívia, Argentina, México e França.

Nos dias 8 e 15, eles apresentam em Maringá o espetáculo infantil "Peter Pan" dentro do projeto Convite à Dança.

fonte:
http://maringa.odiario.com/dmais/noticia/538021/virtual-companhia-de-danca-apresenta-espetaculo-que-mistura-danca-e-cinema/

Nenhum comentário:

Postar um comentário