quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O projetos que visam a realização de curtas-metragens de até seis minutos de duração.

Projeto rio-clarense é selecionado em edital

Foi publicada na sexta-feira, dia 17, a lista oficial dos Pontos de Cultura selecionados no Edital 02/11 Vídeo Autoral, promovido pelo Lab Cultura Viva em parceria com a Secretaria da Cidadania Cultural – Ministério da Cultura e Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dentre os selecionados está o Ponto de Cultura Novos Olhares, representado pela TV Cidade Livre.


O projeto “Viagem para a História” partiu do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho que, em parceria com o Ponto Novos Olhares, possibilitou sua participação e, posteriormente, a aprovação do mesmo. A equipe técnica será formada por alunos das Oficinas de Audiovisual que são promovidas periodicamente pelo Ponto de Cultura e oferecidas gratuitamente à toda comunidade.

Desde as primeiras produções audiovisuais do grupo existe a parceria com a TV e com o Ponto de Cultura. Segundo João Paulo Miranda Maria, há uma afinidade de interesses comuns entre estas duas entidades, o que resulta numa relação profissional que flui muito bem e que se mostra dar certo desde muito tempo. João Paulo, além de diretor do Kino-Olho, foi um dos fundadores da TV no ano de 2001, mantendo desde então essa proximidade com os trabalhos desenvolvidos pela TV.

O Edital é destinado a projetos que visam a realização de curtas-metragens de até seis minutos de duração. O roteiro e a concepção do projeto partiu da integrante do Kino-Olho, Fernanda Tosini. De acordo com ela, o fato de ganhar o prêmio é uma forma de incentivo aos trabalhos que o grupo já realiza. “Vemos o prêmio como um reconhecimento de nosso trabalho e ficamos muito felizes ao saber que existe esse tipo de estímulo para aqueles que produzem cultura no Brasil”. Fernanda ainda afirma que oportunidades para artistas viverem de seus trabalhos estão cada vez mais sendo criadas por meio de editais promovidos pelo próprio Ministério da Cultura ou oriundos de outras organizações. “Basta que haja interesse e desempenho por parte destes artistas para captarem recursos”.

O roteiro “Viagem para a história”, conta Fernanda, relata a experiência da personagem que revive a época áurea da estação ferroviária de Rio Claro. Apesar da história ser ficcional, ela foi inspirada a partir da biografia da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que teve como importante passagem de rota a cidade de Rio Claro. O filme será produzido nos próximos 60 dias e contará com o apoio da Cia de Teatro Tempero D’alma, cujos diretores Claudio Lopes e João de Lima Neto estarão à frente do elenco e da direção de arte. Os alunos das Oficinas promovidas pelo Ponto de Cultura Novos Olhares serão aprendizes e participantes desta experiência que contará com a produção do grupo Kino-Olho.


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário