sábado, 4 de fevereiro de 2012

Museu Mazzaropi: cultura e história do cinema brasileiro num mesmo lugar

Taubaté ostenta o posto de ser a casa de figuras célebres como, por exemplo, o escritor Monteiro Lobato e o maestro Fêgo Camargo. Mas, não é somente na literatura e na música que a cidade ocupa importante lugar na história. Taubaté também é um dos berços da sétima arte brasileira, com o inesquecível e talentoso Amácio Mazzaropi, o qual fez da cidade um palco do cinema.
Para conhecer um pouco mais sobre a história deste grande artista, o “Museu Mazzaropi” possui um impressionante acervo com mais de 20 mil itens que fazem parte de toda a trajetória do cineasta. A coleção contém fotos, filmes, cartas, objetos cênicos, móveis e equipamentos que documentam toda a sua saudosa carreira.
Com salões que se espalham por dois andares, o Museu proporciona ao visitante o melhor da tecnologia, com uma exposição por meio de displays interativos, convidando o visitante a entrar no universo Mazzaropi. Além da interatividade, as paredes do Museu são forradas com fotografias, quadros e posteres dos filmes. Para quem é saudosista, a visita ao Museu enche os olhos.
O museu é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 8h30 às 12h30, e atende as escolas interessadas em promover a história de Mazzaropi aos seus alunos. O Museu fica à Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 201, em Taubaté.
História
Criado em 1992, por João Roman Júnior, o Museu foi uma forma de homenagear o velho amigo e cineasta brasileiro. A amizade de longa data tinha como ponto de encontro as serestas noite adentro, de São Luiz do Paraitinga, às quais não faltavam o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Mazzaropi, e o maestro Fêgo Camargo (pai da apresentadora de TV Hebe Camargo).
Nessa época, ninguém imaginaria que anos depois da morte de Mazzaropi o local dos estúdios da PAM Filmes seria comprado por João Roman Júnior, onde hoje também está o Hotel Mazzaropi.
Os filhos de João Roman Júnior dão continuidade ao trabalho de resgate e divulgação da obra de Mazzaropi e acreditam na importância da preservação da memória deste importante personagem do cinema brasileiro.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário