quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mostra de cinema indígena e afro visitará regiões antes de premiação oficial em Lima

Com o objetivo depromover a difusão da problemática e realidade indígena e afrodescendente,nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, se inicia a mostra itinerante de cinema evídeo indígena e afro que tem como protagonistas os vídeos participantes nasexta edição do Prêmio Anaconda “A imagem de Todos os Povos”.
Deste modo, seprojetarão nas regiões de Piura, San Martín e Pasco algumas das mais de 115películas provenientes de doze países.
O Prêmio Anacondabusca, através da produção audiovisual enfocada na Amazônia, o Chaco e osBosques Tropicais da América Latina e Caribe, contribuir para o reconhecimento,valorização, respeito e plena vigência dos direitos dos povos indígenas eafrodescendentes.
As mostrascomunitárias se iniciam em 10 deste mês na cidade de Chulucanas e no povoafroperuano de Yapatera em Piura. Logo irá para a Amazônia peruana, onde seprojetará em 2 de março ante as comunidades quechua lamistas da região SanMartín, o terceiro maior grupo indígena no Peru.
O destino finalserá a Selva Central, em 9 de março, com projeções na cidade de Villa Rica e acomunidade nativa yánesha de Ñagazú.
A seleção das obrasque serão parte da mostra itinerante foi realizada em 28 de janeiro na cidade deLa Paz na Bolívia com a presença de um comitê integrado por personalidades doâmbito indígena e audiovisual.
Os vídeosprojetados em nosso país e nos países vizinhos (Colômbia, Equador, Venezuela eBrasil) serão submetidos à avaliação dos jurados indígenas locais queoutorgarão o Prêmio Anaconda.
A premiação dosvídeos ganhadores se realizará no marco de um festival de cinema indígena queacontecerá no Centro Cultural da Espanha, em Lima, de 29 a 31 de março.
O Prêmio Anaconda éorganizado pela Coordenadora Latino-americana de Cinema e Comunicação dos PovosIndígenas (CLACPI), Fundação Praia, CHIRAPAQ Centro de Culturas Indígenas doPeru e a Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (Aidesep).

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário