quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seminário Claro Curtas debate educação audiovisual


Reflexões e práticas sobre a utilização da linguagem audiovisual na educação. Este é o assunto em debate no Seminário Claro Curtas - Educação Audiovisual | Audiovisual na Educação, que será realizado no dia 23 de agosto, das 14 às 18 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e com transmissão ao vivo no site www.clarocurtas.com.brbeneficiando pessoas de todo o Brasil interessadas em educação audiovisual a partir das novas mídias. O evento, gratuito e aberto ao público, é organizado pelo Instituto Claro e complementa a programação da 3ª edição do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, realizado entre março e julho deste ano.


Serão duas mesas com a participação de profissionais do audiovisual, da educação, representantes do poder público, de ONGs e de outras instituições, que irão debater a utilização do audiovisual em ambientes educativos formais e não formais. Ao final do seminário, será realizado um evento de premiação em que serão conhecidas, em primeira mão, as escolhas do Júri Popular e serão anunciados os vídeos escolhidos pela Comissão Julgadora do Festival Claro Curtas.


De acordo com Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro, o seminário é uma oportunidade para ampliar as discussões sobre os benefícios e desafios da educação audiovisual com os profissionais envolvidos nesta área. “Nosso objetivo é promover um debate aberto e também mostrar experiências positivas que já acontecem no país. É uma forma de ilustrar como o audiovisual pode agregar como ferramenta educativa e refletir sobre os diferentes tipos de linguagens que podem ser trabalhados em ambientes formais e não formais de ensino”, explica.


Programação
- 14h – Olhar e Pensar – Este debate tratará sobre convergências entre políticas de cultura, educação e empreendedorismo comunitário, envolvendo a educação audiovisual e seus desafios.
Participantes: Ana Paula Santana, secretária do Audiovisual; Julia Levy, superintendente do Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Adriana Fresquet, coordenadora da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (Rede KINO); e Luis Alberto Cassol, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes.


- 16h30 – Empreender e Aprender – Nesta mesa serão abordadas oportunidades e avanços no uso da linguagem audiovisual em ambientes educativos formais e não formais, trazendo experiência prática dos participantes.
Participantes: os cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, coordenadores do Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais, que é parte da plataforma Claro Curtas; a educadora e cineasta Moira Toledo, autora da tese Educação Audiovisual Popular no Brasil; Samuel de Castro, ator e educador audiovisual do projeto Querô na Escola, do Instituto Querô; e Evandro Santos, do Coletivo de Vídeo Popular/Nossa Tela, de São Paulo.
O Seminário Claro Curtas acontecerá no auditório do MIS, que tem capacidade para cerca de 170 pessoas. Os interessados devem retirar senha uma hora antes do início do evento. Mais informações no portalhttp://www.clarocurtas.com.br/o-festival/o-seminario, ou nas redes sociais: / twitter @clarocurtas / facebook Claro Curtas.


Sobre o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas
O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas manteve nesta 3ª edição, com inscrições encerradas no dia 3 de julho de 2011, sua vocação de ser um espaço cada vez mais democrático para expressão e experimentação audiovisual no Brasil. Podem participar da seleção vídeos com duração entre 30 e 90 segundos feitos utilizando celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis. O tema proposto este ano foi “O Tempo do Agora”. O Claro Curtas valoriza, estimula e premia talentos de uma nova geração de criadores que produzem e compartilham vídeos por meio das novas tecnologias digitais. A novidade este ano foi a criação de quatro categorias de participação: Livre; Alunos de Ensino Médio; Universitários; e Participantes de ONGs, cineclubes e pontos de cultura.


Nas duas primeiras edições, o Claro Curtas alcançou a marca de mais de 3 mil vídeos inscritos, enviados por criadores de 24 estados brasileiros. Este ano foram 1.750 inscrições, vindas de 25 diferentes estados. Além disso também foram realizadas 11 Oficinas de Capacitação, voltadas para educadores e realizadores audiovisuais, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto oferece ainda materiais educativos como Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem e Guia do Educador, ambos disponibilizados no site para download gratuito. Além disso, os interessados também encontram no portal www.clarocurtas.com.br vídeos educativos com dicas e orientações para aprimorar a produção audiovisual. São R$ 100 mil em prêmios destinados para os autores e também para as entidades ou instituições de ensino associadas aos vídeos vencedores.


Sobre o Instituto Claro
Criado em março de 2009, o Instituto Claro tem como missão estimular a discussão e o desenvolvimento de iniciativas educacionais inovadoras por meio das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). A organização acredita que as tecnologias transformam realidades sociais e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino. Em todos os seus projetos, o Instituto Claro trabalha a questão do empreendedorismo social, promovendo a transformação de ideias em oportunidades para a aprendizagem e para o desenvolvimento comunitário. Entre os principais projetos do Instituto Claro estão: o Festival Nacional de Curtíssima Metragem - Claro Curtas, o Prêmio do Instituto Claro, o Claro Recicla e o Programa Voluntários em Ação.  [ Patricia.Diniz@claro.com.br ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário