Sediado em Russas e Limoeiro do Norte, evento tem tudo pra ser um marco na história audiovisual da região
Idealizado com o objetivo de formar público consumidor de arte cinematográfica no interior do Ceará, além de fomentar a discussão acerca da experiência audiovisual brasileira contemporânea, o 1º Festival de cinema brasileiro do Vale do Jaguaribe (CineFestiVal) começa hoje e vai até sábado, na cidade de Russas (a 160 km da Capital) e, sexta-feira e sábado, em Limoeiro do Norte. Trata-se de uma realização da Deberton Entretenimento, Casa dos Amigos de Russas, Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Prefeitura de Russas com o apoio do Banco do Nordeste, CDL-Russas, SESC Ceará e do comércio local.
"A Mão que Afaga" e "O Menino do Cinco" concorrem ao troféu Araibu: longas já premiados
Concorrem ao Troféu Araibu 46 produções de diversos estados, incluindo filmes premiados em festivais de prestígio (Brasília, Gramado, Kinoforum, Amazonas Film Festival, etc.) como "A Mão que Afaga", de Gabriela Amaral Almeida; "O Menino do Cinco", de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; "A Arte de Andar Pelas Ruas de Brasília", de Rafaela Camelo; "Derredor", de André Aragão e Isaac Dourado; "Quinha", de Caroline Dias; "O Membro Decaído", de Lucas Sá, entre outros. A mostra competitiva é dividida em 12 categorias, incluindo melhor filme, melhor documentário, melhor animação, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz. Além disso, outras 28 produções exibidas em cinco mostras temáticas (Curta Criança, Curta Universitário, Curta Fantástico, Curta Descontração e Curta Diversidade) concorrem ao prêmio do júri popular.
Competem na categoria de melhor documentário interessantíssimos filmes nordestinos como "Jus", de Marcelo Dídimo; "Irmãs", de Gian Orsini; "Platô", de Kleyton Canuto e "Sala de Milagres", de Claudio Marques e Marília Hughes.
Ainda na categoria, figuram os premiados "Zé do Pedal", de Viça Saraiva e Marcelo Garapa e "Um diálogo de Ballet", de Felipe Matzembacher e Márcio Reolon. Também concorrem ao troféu Araibu, na categoria melhor animação, os celebrados "Linear", de Amir Admoni; "Engole logo uma Jaca então", produção coletiva de quatro estados e "Rái Sossaith", de Thomate. Estará presente no festival a iluste atriz paraibana Marcelia Cartaxo (premiada com o Urso de Prata em Berlim pela sua peformance em "A Hora da Estrela"), que será homenageada com o Troféu Araibu pelo conjunto de sua obra e ministrará uma oficina de atuação voltada ao cinema.
Outra oficina temática com base na produção audiovisual e fotografia será ministrada pelo diretor de fotografia Daniel Donato. Também estarão presentes na cidade de Russas os realizadores indicados na categoria de melhor filme.
O júri presidido pelo jornalista e crítico de cinema da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e crítico de cinema do Diário do Nordeste, Pedro Martins Freire, conta também com o cineasta Cícero Filho, diretor do celebrado longa "Ai que vida", um dos filmes brasileiros independentes mais festejados dos últimos anos; além da atriz Marcelia Cartaxo e do fotógrafo Daniel Donato.
Acontecerá, ainda, nos dias 5 e 6 de julho, às 10h, no Cine Francisco Lucena, na cidade de Limoeiro do Norte (a 20 minutos de Russas) uma mostra Hors Concours de curtas premiados exibidos em 35mm. Entre os filmes selecionados, figuram "Doce de Coco", de Allan Deberton; "Rua da Escadinha" e "Torpedo" de Márcio Câmara; "Vida Maria", de Márcio Ramos e "Cine Holliúdy", de Halder Homes.
Também haverá, ainda em Limoeiro, uma mostra especial em 35mm de curtas dirigidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, responsável pelo multipremiado longa "O Som ao redor" - e que teve recentemente uma retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa). A sessão especial KMF incluirá os premiados "Vinil Verde", "Eletrodoméstica", "Recife Frio" e "A Menina do Algodão".
A cerimônia de encerramento acontece no dia 6, às 20h, no clube Cataventos, em Russas, com a entrega do troféu Araibu aos curtas vencedores nas 12 categorias da mostra competitiva oficial, além do prêmio do júri popular dedicado às mostras paralelas.
Também na noite de encerramento, a atriz Marcelia Cartaxo e o cenógrafo russano Marcondes Costa (in memorian) serão homenageados com o troféu Araibu. A banda Flash Baile embalará noite na festa que fecha os quatro dias de festival.
Mais informações
1º CineFestiVAL (Festival de cinema brasileiro do Vale do Jaguaribe), de hoje a 6 de julho na cidade de Russas; dias 5 e 6 em Limoeiro do Norte. Para conferir a programação completa, acesse o site: www.cinefestival.com.br Contato: (85) 9728.1615
Nenhum comentário:
Postar um comentário