sexta-feira, 19 de julho de 2013





curso de difusão
PIONEIRISMO NO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DO SÉCULO XXI
30 e 31 de julho de 2013

e
convidam para:


Durante os dias 30 e 31 de julho, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) promove o curso de difusão PIONEIRISMO NO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DO SÉCULO XXI, voltado para educadores e professores de empreendedorismo e pioneirismo empresarial, além de profissionais dedicados à preservação da memória empresarial e dirigentes de agências dedicadas à formação de empreendedores. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de julho pelo site http://www.usp.br/pioneiros, onde se encontram também a programação completa e mais informações. Trata-se de curso de difusão gratuito. A prioridade na confirmação da inscrição levará em conta a ordem de inscrição dos interessados.
Buscando apresentar ao público interessado quem foram os grandes empreendedores do Brasil e qual a contribuição deles para o desenvolvimento do país, o curso integra o projeto Pioneiros & Empreendedores, que teve início em 2001 com uma pesquisa nacional que serviu de base para a trilogia de livros Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Escritas pelo professor Jacques Marcovitch (FEA/USP), reitor da Universidade de São Paulo entre 1997 e 2001, as obras narram as histórias de alguns dos principais grupos empresariais brasileiros. A trilogia começou a ser publicada pelas editoras EdUSP/Saraiva em 2003 e foi concluída em 2007.
Dividido em três séries, o curso PIONEIRISMO NO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DO SÉCULO XXI enfoca este ano os empreendedores paulistas Roberto Simonsen, Francisco Matarazzo, Júlio Mesquita e Jorge Street. Em 2014, será a vez dos empresários da região Norte-Nordeste e, em 2015, dos empreendedores do Sul-Sudeste. “São personagens que, com sua vida significativa no entorno empresarial, tornaram-se referência na introdução de novos produtos e serviços até então inexistentes no Brasil. Cada um deles teve uma ação inovadora que contribuiu, de forma tangível, para as mudanças da economia brasileira e sua projeção no cenário mundial”, afirma o professor Marcovitch.
O objetivo do curso é discutir a importância da trajetória de pioneiros e empreendedores que deram marcante contribuição ao desenvolvimento brasileiro, refletir sobre as práticas utilizadas para o ensino do empreendedorismo no Brasil e outras formas de consolidar na sociedade uma cultura empreendedora, além de analisar a relevância do estudo de pioneiros e empreendedores para a construção do século XXI.
Com duração de dois dias, o curso tem início no dia 30 de julho, às 15 horas, com uma visita orientada à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Às 16 horas, o CINUSP Paulo Emílio promove, no auditório do local, a exibição do filme Mauá – O Imperador e o Rei, dirigido por Sérgio Rezende, sobre a vida e a obra de Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá, empreendedor gaúcho considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para a economia nacional. Após o filme, o professor Flavio Azevedo Marques de Saes, da FEA/USP, comanda um debate com a plateia, antes da reapresentação do filme.
No dia 31 de julho, também no auditório da Biblioteca Brasiliana, a partir das 9 horas, seguem-se uma série de palestras, que se inicia com Os pioneiros brasileiros e a construção do século XXI, ministrada pelo professor Jacques Marcovitch. Dentre as demais palestras previstas estão: Julio Mesquita: fundador do jornalismo moderno no BrasilFrancesco Matarazzo: a reinvenção da acumulação capitalista nas ruínas da escravidãoJorge Street: empresário emblemático das relações com o Estado e o operariado e Roberto Simonsen: a reinvenção das relações de trabalho e o fardo do imaginário escravista. Segue-se um debate sobre a formação para o empreendedorismo, os desafios da musealização e o Brasil no futuro.
Dentre os expositores confirmados, estão os professores José de Souza Martins, Palmira Petratti Teixeira, Jorge Caldeira, Maria Cristina Bruno, José Antonio Lerosa de Siqueira, Eduardo Haddad, James Wright e Luiz Nelson de Carvalho.
Ainda no dia 31, o CINUSP Paulo Emílio promove, a partir das 19 horas, a exibição de dois filmes sobre o pioneiro comerciante e industrial nordestino Delmiro Gouveia, opositor do poder dos coronéis e da indústria nacional no início do século XX: o longa-metragem Coronel Delmiro Gouveia, dirigido por Geraldo Sarno, e curta-metragem Delmiro Gouveia: o Homem e a Terra, realizado por Ruy Santos.
Os participantes com presença em todas as atividades e que apresentarem uma síntese dos principais conhecimentos adquiridos no curso receberão atestado de participação emitido pela Universidade de São Paulo. Informações complementares sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail pioneiros@usp.br  ou pelos telefones 11-3091-5842 ou 11-3091-5850, com a Sra. Dayse Flexa.

PROGRAMA DO CURSO:

30/07 | terça
BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN – AUDITÓRIO
14h00   RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES VISITA ORIENTADA À BIBLIOTECA
15h00   ABERTURA DO CURSO | A MEMÓRIA EMPRESARIAL NAS INSTITUIÇÕES PRESERVACIONISTAS
15h45   PALESTRA | MAUÁ 200 ANOS: FUNDAMENTOS DE UMA REMEMORAÇÃO DRA. VERA LÚCIA BOTTREL TOSTES (MUSEU HISTÓRICO NACIONAL/RJ)
16h00   FILME | MAUÁ – O IMPERADOR E O REI
18h15   DEBATE | PROFA. DRA. MARIA DORA MOURÃO (ECA/USP), DRA. VERA LUCIA BOTTREL TOSTES (MHN/RJ) E PROF. DR. FLÁVIO AZEVEDO MARQUES DE SAES (FEA/USP)
19h00   FILME | MAUÁ – O IMPERADOR E O REI (reapresentação)

31/07 | quarta
BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN – AUDITÓRIO
08h30   RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES
09h00   PALESTRA | OS PIONEIROS BRASILEIROS E A CONSTRUÇÃO DO SÉCULO XXI PROF. DR. JACQUES MARCOVITCH (FEA/USP)
09h20   PALESTRA | FRANCESCO MATARAZZO: A REINVENÇÃO DA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA NAS RUÍNAS DA ESCRAVIDÃO PROF. DR. JOSÉ DE SOUZA MARTINS (FFLCH/USP)
10h10   PALESTRA | JORGE STREET: EMPRESÁRIO EMBLEMÁTICO DAS RELAÇÕES COM O ESTADO E OPERARIADO | PROFA. DRA. PALMIRA PETRATTI TEIXEIRA (UNESP)
11h00   INTERVALO
11h20   PALESTRA | ROBERTO SIMONSEN: A REINVENÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E O FARDO DO IMAGINÁRIO ESCRAVISTA | PROF. DR. JOSÉ DE SOUZA MARTINS (FFLCH/USP)
12h10   DISCUSSÃO E SÍNTESE
12h30   INTERVALO PARA ALMOÇO
14h00   PALESTRA | JULIO MESQUITA: FUNDADOR DO JORNALISMO MODERNO NO BRASIL DR. JORGE CALDEIRA (ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS)
14h50   PALESTRA E DEBATE | FORMAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO : LIÇÕES E RESULTADOS PROF. DR. JOSÉ ANTONIO LEROSA DE SIQUEIRA(POLI/USP) | MÓDULO EDUCATIVO DO PROJETO “PIONEIROS & EMPREENDEDORES” MARINA SARTORI TOLEDO (MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA) ECAROLINA VILAS BOAS (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, EXPOMUS)
15h40   INTERVALO
16h00   PALESTRA | PIONEIROS E EMPREENDEDORES: DESAFIOS DA MUSEALIZAÇÃO PROFA. DRA. MARIA CRISTINA BRUNO (MAE/USP)
16h00   DEBATE | O BRASIL NO FUTURO | PROF. DR. EDUARDO HADDAD (FEA/USP, NÚCLEO DE ECONOMIA REGIONAL E URBANA DA USP – NEREUS),PROF. DR. JAMES WRIGHT (FEA/USP, PROFUTURO) E PROF. DR. LUIZ NELSON DE CARVALHO (FEA/USP, INTERNATIONAL INTEGRATED REPORTING COUNCIL – IIRC)
17h40   SÍNTESE E RECOMENDAÇÕES
18h00   INTERVALO
18h30   FILMES | CORONEL DELMIRO GOUVEIA DELMIRO GOUVEIA: O HOMEM E A TERRA (atividade opcional)

FILMES:

Coronel Delmiro Gouveia
Brasil, 1978, cor, digital, 90’
direção: Geraldo Sarno
elenco: Rubens de Falco, Nildo Parente, Jofre Soares, José Dumont, Isabel Ribeiro
sinopse: Em fins do século XIX, Delmiro Gouveia, rico comerciante e exportador do Recife, sofre perseguições políticas. Seu estilo arrojado e aventureiro lança contra ele muitos inimigos, inclusive o governador do Estado. Falido e perseguido pela polícia do Governador, Delmiro refugia-se no sertão e recomeça sua atividade de exportador de couros, montando uma fábrica de linhas de costura, aproveitando a energia elétrica da usina que constrói na Cachoeira de Paulo Afonso e o algodão herbáceo nativo na região. Premiado no Festival de Brasília com o Candango de Melhor Roteiro, assinado por Sarno e Orlando Senna.
classificação indicativa: 12 anos
biblioteca brasiliana – auditório: 31.07 qua 18h30

Delmiro Gouveia: O Homem e a Terra
Brasil, 1971, p&b, digital, 90’
direção: Ruy Santos
sinopse: Documentário que aborda aspectos da vida e obra do nordestino Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, natural do Ceará, como seu trabalho pioneiro em Alagoas, iniciando a revolução industrial e hidráulica, ou planificando a eletrificação da região com o aproveitamento da força motriz da Cachoeira de Paulo Afonso.
classificação indicativa: livre
biblioteca brasiliana – auditório: 31.07 qua 18h30

Mauá – O Imperador e o Rei
Brasil, 1999, cor, digital, 135’
direção: Sérgio Rezende
elenco: Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Roberto Bomtempo
sinopse: A trajetória singular de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá: sua capacidade empreendedora unida a inovadoras e liberais ideias. Nascido em 1813, na fazenda da família no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, Mauá teve seu pai assassinado por ladrões e, aos 9 anos de idade, foi mandado para o Rio de Janeiro para trabalhar no armazém de Pereira de Almeida. Começa fazendo pequenos serviços, mas aos 15 anos chega ao mais alto cargo da firma. Pereira se vê em má situação e entrega a liquidação da firma a Irineu que salva o patrimônio imobiliário do patrão. Durante a liquidação, negocia com o comerciante escocês Richard Carruthers, que fica impressionado com a esperteza do rapaz, contratando-o para trabalhar em sua própria firma. Carruthers ensina a Irineu as teorias econômicas e facilita contatos na política e na economia. Ao voltar para a Inglaterra, Irineu fica maravilhado com as fábricas de Liverpool. Volta ao Brasil, liquida a empresa comercial e constrói a primeira indústria brasileira, uma fundição em Ponta de Areia. Através de associações com os ingleses, Mauá prospera a ponto de ser considerado o homem mais rico do mundo.
classificação indicativa: 14 anos
biblioteca brasiliana – auditório: 30.07 ter 16h00 | 30.07 ter 19h00

O QUE ENSINAM OS PIONEIROS BRASILEIROS?
Todos os povos desejam conhecer a trajetória singular de indivíduos que se elevaram por uma capacidade de trabalho, iniciativa e disposição para inovar. Além desse natural e legítimo interesse, firmou-se nos últimos anos, no Brasil e no mundo, a consciência de uma complementaridade fundamental entre o êxito da economia e o êxito das empresas. Os jovens que procuram, em número crescente, carreiras profissionalizantes não estão apenas preocupados em criar riquezas para si.
Com a generosidade própria da juventude sonham também em criar riquezas para o país, sabendo que estes dois objetivos não se contrapõem, antes se completam, um não podendo se realizar plenamente sem o outro. Ao entrar na universidade esses estudantes conhecem o nome de pioneiros e empreendedores com atuação decisiva na agricultura, no comércio, na engenharia, na indústria e na mídia. Mas, à parte alguns clássicos como A industrialização de São Paulo, de Warren Dean, A locomotiva, de Joseph Love, e os estudos de Roberto Simonsen, que utilizam abordagem diversa, os estudantes encontram pouco material de leitura e sempre de forma esparsa e fragmentada.
O projeto de pesquisa que tem como um dos seus resultados este curso, investiga a trilha sempre assimétrica e contraditória de pioneiros, modernizadores e empresários herdeiros de várias épocas. Foram escolhidos personagens que há tempo já deixaram suas funções executivas à frente de suas empresas. São personagens que com sua vida significativa no entorno empresarial, tornaram-se referência na introdução de novos produtos e serviços até então inexistentes no Brasil. Cada um deles teve uma ação inovadora que contribuiu, de forma tangível, para as mudanças da economia brasileira e sua projeção no cenário mundial.

OBJETIVOS DO CURSO:
1. discutir a importância da trajetória de pioneiros e empreendedores, que deram marcante contribuição ao desenvolvimento brasileiro;
2. refletir sobre as práticas utilizadas para o ensino do empreendedorismo no Brasil e outras formas de consolidar na sociedade uma cultura empreendedora; e
3. analisar a relevância do estudo de pioneiros e empreendedores para a construção do século XXI.

PÚBLICO-ALVO:
- educadores e professores de empreendedorismo e pioneirismo empresarial;
- profissionais de centros dedicados à preservação da memória empresarial;
- dirigentes e educadores de museus e especialistas em museologia;
- responsáveis pelo ensino de empreendedorismo em Secretarias de Educação de âmbito Estadual e Municipal; e/ou
- dirigentes de agências dedicadas à formação de empreendedores.

LEITURAS RECOMENDADAS:
Temadebate sobre o filme Mauá – O Imperador e o Rei
CALDEIRA, Jorge. Mauá, Empresário do Império. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Vol. 2. São Paulo: Edusp, 2005 (cap. 2, Mauá).
SAES, Flávio Azevedo Marques de. “Mauá e sua presença na economia brasileira do século XIX”. In: DI CROPANI, Ottaviano de Fiori. Barão de Mauá: empresário & político. Curitiba/PR: Bianchi Editores, 1987.
Tema: Francesco Matarazzo: a reinvenção da acumulação capitalista nas ruínas da escravidão
CARELLI, Mário. Carcamanos e Comendadores: Os Italianos de São Paulo, da Realidade à Ficção (1919-1930). Trad. Lígia Maria Pondé Vassallo. São Paulo: Ática, 1985.
MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Edusp, 2003 (cap. 4, Francisco Matarazzo).
MARTINS, José de Souza. Conde Matarazzo, o Empresário e a Empresa: Estudo de Sociologia do Desenvolvimento. 2ª. Ed. São Paulo: Hucitec.
TemaRoberto Simonsen: a reinvenção das relações de trabalho e o fardo do imaginário escravista
DEAN, Warren. A industrialização de São Paulo (1880-1945). São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1971.
MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Edusp, 2003 (cap. 7, Roberto Simonsen).
MARTINS, José de Souza. “Roberto Simonsen: A inteligência na industrialização brasileira”. In: Caderno Paulista. São Paulo: Imprensa Oficial. Encarte do Diário Oficial do Estado, número 15, agosto, 2000.
TemaJorge Street: empresário emblemático das relações com o Estado e operariado
LOPREATO. Christina da Silva Roquette. O Espírito da Revolta: A Greve Geral – Anarquistas de 1917. São Paulo: Annablume, 2000.
MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Edusp, 2003 (cap. 6, Jorge Street).
TEIXEIRA, Palmira Petratti. A Fábrica do Sonho – Trajetória do Industrial Jorge Street. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
Tema: Julio Mesquita: fundador do jornalismo moderno no Brasil
CALDEIRA, Jorge. “Julio Mesquita, fundador do Jornalismo Moderno no Brasil”. In: MESQUITA, Julio. A Guerra (1914-1918) por Julio Mesquita. Vol. 1. São Paulo: O Estado de S. Paulo/ Terceiro Nome, 2002.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001.
MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Edusp, 2003 (cap. 8, Julio Mesquita).
Tema: exibição dos filmes Coronel Delmiro Gouveia Delmiro Gouveia: O Homem e a Terra
CORREIA, Telma de Barros. Pedra: Plano e Cotidiano Operário no Sertão. Campinas: Papirus, 1998.


Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
auditório
Rua da Biblioteca, s/n
Cidade Universitária
São Paulo – SP
entrada franca
informações: 11-3091-5842 / 11-3091-5850

Nenhum comentário:

Postar um comentário