terça-feira, 9 de abril de 2013

CINUSP - apresenta: MONDO TARANTINO: PROGRAMAÇÃO EXTRA de 03 a 12 de abril de 2013




logo.jpg
apresenta:

MONDO TARANTINO:
PROGRAMAÇÃO EXTRA
de 03 a 12 de abril de 2013

Em virtude do grande sucesso de público e da impossibilidade de exibição de algumas das sessões em película planejadas para a mostra MONDO TARANTINO, realizada em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, o CINUSP Paulo Emílio promove, entre os dias 3 e 12 de abril, uma série de sessões extras que buscam complementar a já extensa programação daquela mostra e oferecer ao público nova chance de conferir filmes como Pulp Fiction – Tempo de ViolênciaGrande HotelBlack Mama, White MamaA Outra Face da ViolênciaO Sequestro do Metrô e Sukiyaki Western Django em projeções em película de 35mm, da maneira prevista inicialmente. Além desses filmes, que ganham novas exibições no formato em que foram concebidos, a programação extra da mostra MONDO TARANTINO apresenta ainda três filmes inéditos, que ficaram de fora da grade inicial do evento por falta de espaço: Fuga Alucinada, produção dos anos 1970 que é um dos “filmes de estrada” favoritos de Tarantino e grande inspiração para o seuÀ Prova de MorteEles Matam e Nós Limpamos, comédia de humor negro que contou com a colaboração de Tarantino no roteiro e na produção executiva e que inclui menções a personagens vistos nos filmes Pulp Fiction Um Drink no Inferno; e Friday Foster, outro título da blaxploitation dos anos 1970 estrelado por Pam Grier (Jackie Brown), incluído em substituição a Foxy Brown, cuja cópia em 35mm não apresentou condições para exibição.
Outro filme que ganha agora nova chance de ser visto ou revisto pelo público do CINUSP é Grindhouse, exibido em horário especial, às 21h00, e da forma como foi idealizado: como um filme único de mais de três horas de duração, que integra versões reduzidas dos longas-metragens Planeta Terror À Prova de Morte a “falsos trailers” e vinhetas concebidas especialmente para esse projeto.
Ocupando a sala do CINUSP logo após o aniversário de 50 anos do diretor Quentin Tarantino, comemorado em 27 de março último, a programação extra da mostra MONDO TARANTINO oferece mais uma chance para seus fãs assistirem a algumas de suas maiores realizações e alguns dos filmes que o influenciaram em sessões que não puderam ser apresentadas durante a realização da mostra da maneira como tinham sido planejadas. Imperdível!

PROGRAMAÇÃO:

03/04 | quarta
13h30   SUKIYAKI WESTERN DJANGO

04/04 | quinta
13h30   GRANDE HOTEL

08/04 | segunda
16h00   A PROVA DE MORTE
19h00  CÃES DE ALUGUEL 

09/04 | terça
16h00   A OUTRA FACE DA VIOLÊNCIA
19h00   O SEQUESTRO DO METRÔ

10/04 | quarta
16h00   GRANDE HOTEL
19h00   PULP FICTION

11/04 | quinta
16h00   FUGA ALUCINADA
19h00   A OUTRA FACE DA VIOLÊNCIA

12/04 | sexta
16h00   PULP FICTION
19h00   ELES MATAM E NÓS LIMPAMOS
21h00   GRINDHOUSE

FILMES:

Black Mama, White Mama
Estados Unidos/Filipinas, 1973, cor, 35mm, 84’
direção: Eddie Romero
elenco: Pam Grier, Margaret Markov, Sid Haig, Lynn Borden, Sid Haig, Lynn Borden, Matron Densmore, Laurie Burton, Eddie Garcia, Alona Alegre, Dindo Fernando, Vic Diaz, Wendy Green
Uma garota foge com dólares de seu namorado gigolô e traficante, e é presa junto com uma líder guerrilheira. O grupo rebelde tentará libertar a companheira, enquanto o namorado tentará recuperar seus dólares. Na fuga, ambas percebem que precisaram unir forças se querem se salvar. Filme blaxploitation estrelado por Pam Grier, atriz referência do gênero e bastante admirada por Tarantino. Em 1997, ela foi chamada pelo cineasta para ser protagonista de sua homenagem àquele ciclo, o filme Jackie Brown.
classificação indicativa: 16 anos
08.04 ter 19h00

Eles Matam e Nós Limpamos (Curdled)
Estados Unidos, 1996, cor, digital, 88’
direção: Reb Braddock
roteiro: Reb Braddock, John Maass e Quentin Tarantino (colaboração não creditada)
produção executiva: Quentin Tarantino
Comédia de humor negro sobre uma imigrante colombiana fascinada por assuntos mórbidos que trabalha limpando cenas de crimes. Ela acaba descobrindo evidências da ação de um serial killer local, conhecido como Sangue Azul por ter como alvos mulheres da alta sociedade. Remake de um curta de 1991, o filme inclui uma rápida aparição de George Clooney e Quentin Tarantino, no papel dos mesmos personagens encarnados por eles em Um Drink no Inferno: os irmãos Gecko.
classificação indicativa: 16 anos
12.04 sex 19h00

Friday Foster
Estados Unidos, 1975, cor, 35mm, 90’ | versão original em inglês, sem legendas
direção: Arthur Marks
elenco: Pam Grier, Yaphet Kotto, Eartha Kitt, Godfrey Cambridge, Thalmus RasulalaJim Backus, Scatman Crothers, Ted Lange, Carl Weathers
Fotógrafa de uma revista de moda vai ao aeroporto internacional de Los Angeles para fotografar a chegada do homem negro mais rico dos Estados Unidos e acaba presenciando uma tentativa de assassiná-lo perpetrada por três pistoleiros. Na condição de testemunha do crime, ela se junta a um detetive particular para obter alguma proteção e ajudá-lo a encontrar o mandante do atentado. Sua investigação, entretanto, acaba por tomar contornos políticos, ao penetrar na disputa entre brancos e negros no interior da estrutura de poder do país. Em virtude da indisponibilidade de cópias em película em condições de exibição dos dois filmes estrelados por Pam Grier mais famosos e mais admirados por Tarantino, Foxy Brown e Coffy, essa produção menos conhecida do ciclo da blaxploitation foi incluída na mostra como exemplo do tipo de trabalho de Grier que inspirou Jackie Brown.
classificação indicativa: 16 anos
08.04 seg 16h00

Fuga Alucinada (Dirty Mary Crazy Larry)
Estados Unidos, 1974, cor, digital, 93’
direção: John Hough
elenco: Peter Fonda, Susan George, Adam Roarke, Kenneth Tobey, Eugene Daniels, Lynn Borden
Automobilista profissional à procura de dinheiro para financiar sua entrada em um circuito internacional de corrida consegue roubar 150 mil dólares de um supermercado com a ajuda de seu mecânico. Em sua fuga, eles são obrigados a levar consigo uma jovem que testemunhou o golpe. Agora eles terão que despistar um xerife obcecado em persegui-los ao longo de milhares de quilômetros, até alcançarem a liberdade.
classificação indicativa: 16 anos
11.04 qui 16h00

Grande Hotel (Four Rooms)
Estados Unidos, 1995, cor, 35mml, 98’
direção: Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino
elenco: Tim Roth, Jennifer Beals, Valeria Golino, Antonio Banderas, Madonna, Marisa Tomei, Lili Taylor, Ione Skye, Sammi Davis, Tamlyn Tomita, Paul Calderon, Quentin Tarantino, David Proval, Alicia Witt, Salma Hayek, Kathy Griffin, Marc Lawrence, Bruce Willis
Quatro histórias distintas (O Ingrediente que FaltaO Homem ErradoOs Malcomportados e O Homem de Hollywood), dirigidas por quatro cineastas diferentes, que se passam nos quartos de um decadente hotel de Los Angeles na véspera de Ano Novo e são interligadas pela figura do mensageiro, em seu primeiro dia de trabalho. O episódio O Homem de Hollywood é escrito e dirigido por Quentin Tarantino.
classificação indicativa: 16 anos
04.04 qui 13h30 | 10.04 qua 16h00

Grindhouse
Estados Unidos, 2007, cor, digital, 191’
direção: Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Eli Roth, Rob Zombie e Edgar Wright
roteiro: Robert Rodriguez, Quentin Tarantino, Eli Roth, Rob Zombie
elenco: Rose McGowan, Josh Brolin, Kurt Russell, Rosario Dawson, Eli Roth, Danny Trejo, Cheech Marin, Marley Shelton, Jeff Fahey, Michael Biehn, Mary Elizabeth Winstead, Tracie Thoms, Zoe Bell, Bruce Willis, Nicolas Cage, Udo Kier
Buscando recriar a experiência das antigas sessões duplas de cinema com filmes de baixo orçamento, Grindhouse reúne versões reduzidas dos filmes À Prova de Morte ePlaneta Terror e “falsos trailers” dirigidos por Rob Zombie, Edgar Wright e Eli Roth. Na primeira história, três garotas viajando pelo interior dos Estados Unidos enfrentam ex-dublê que aterroriza e mata mulheres na estrada usando um carro “à prova de morte” para o motorista. Na segunda, um grupo de sobreviventes reunido em um hospital precisa se armar para enfrentar zumbis canibais criados por uma arma biológica.
classificação indicativa: 16 anos
12.04 sex 21h00

A Outra Face da Violência (Rolling Thunder)
Estados Unidos, 1977, cor, 35mm, 95’
direção: John Flynn
elenco: William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes, James Best, Dabney Coleman, Lisa Richards
Com o fim da guerra do Vietnã, o major Charles Rane finalmente volta à sua família e à sua cidade natal, onde é recebido como herói. Porém, depois de ter sua família assassinada e sua mão decepada por assaltantes, o veterano parte em busca de vingança. Frequentemente citado por Quentin Tarantino como um dos melhores filmes de todos os tempos, ele é alvo de referências em diversas obras do diretor: a gangue de malfeitores do filme, por exemplo, tem o mesmo nome de um bando de delinquentes de Kill Bill (The Acuna Boys), assim como o sobrenome do protagonista é usado também pelo herói deBastardos Inglórios, major Aldo Rane. Além disso, o título original do filme batizou a distribuidora da qual Tarantino foi sócio, a Rolling Thunder Pictures.
classificação indicativa: 16 anos
09.04 ter 16h00 | 11.04 qui 19h00

Pulp Fiction – Tempo de Violência (Pulp Fiction)
Estados Unidos, 1994, cor, 35mm, 156’
direção: Quentin Tarantino
roteiro: Quentin Tarantino e Roger Avary
elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Bruce Willis, Tim Roth, Amanda Plummer, Harvey Keitel, Ving Rhames, Maria de Medeiros, Christopher Walken, Eric Stoltz, Rosanna Arquette, Frank Whaley, Phil LaMarr, Julia Sweeney, Peter Greene, Steve Buscemi, Quentin Tarantino
Três histórias narradas paralelamente, todas marcadas por muita violência, diálogos ácidos, ironia e humor. Dois assassinos profissionais trabalham para um poderoso gângster e um deles é forçado a sair com a garota do chefe. Enquanto isso, um pugilista se mete em apuros por ganhar uma luta em que deveria perder, enquanto um casal de criminosos inexperientes decide assaltar uma lanchonete. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o filme recebeu indicações também para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Travolta), Melhor Ator Coadjuvante (Samuel L. Jackson), Melhor Atriz Coadjuvante (Uma Thurman) e Melhor Montagem.
classificação indicativa: 18 anos
10.04 qua 19h00 | 12.04 sex 16h00

O Sequestro do Metrô (The Taking of Pelham One Two Three)
Estados Unidos, 1974, cor, 35mm, 104’
direção: Joseph Sargent
elenco: Walter Matthau, Robert Shaw, Martin Balsam, Hector Elizondo, Earl Hindman, James Broderick, Dick O'Neill, Lee Wallace, Jerry Stiller, Kenneth McMillan, Doris Roberts
Um bando de criminosos sequestra um vagão do metrô de Nova York, tomando os passageiros como reféns. Como resgate, eles exigem um milhão de dólares, quantia que deve ser paga em uma hora. Depois desse prazo, eles prometem matar um refém por minuto até a chegada do dinheiro ou até a morte de todos os passageiros. Refilmado em 2009, por Tony Scott, com Denzel Washington e John Travolta. Foi desse filme, citado como um de seus favoritos de todos os tempos, que Quentin Tarantino tirou a ideia de usar cores como codinomes para os criminosos (Mr. Green, Mr. Blue, Mr. Gray e Mr. Brown), assim como ocorre em Cães de Aluguel.
classificação indicativa: 14 anos
09.04 ter 19h00

Sukiyaky Western Django
Japão, 2007, cor, 35mm, 121’
direção: Takashi Miike
elenco: Hideaki Itô, Masanobu Andô, Kôichi Satô, Kaori Momoi, Yûsuke Iseya, Renji Ishibashi, Yoshino Kimura, Quentin Tarantino, Takaaki Ishibashi, Teruyuki Kagawa
Um pistoleiro extremamente habilidoso chega a uma distante cidade do Oeste e tem seus serviços disputados por dois clãs rivais que estão à procura de um tesouro. Grande admirador do diretor japonês Takashi Miike, frequentemente citado como um de seus cineastas favoritos, Quentin Tarantino integra o elenco do filme no papel do cowboy Piringo. Trata-se de um exemplo das muitas “participações especiais” que Tarantino costuma desempenhar em filmes de colegas, quase sempre em “pontas” criadas especialmente para sua persona.
classificação indicativa: 18 anos
03.04 qua 13h30

CINUSP Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04
Cidade Universitária – São Paulo – SP
entrada franca
100 lugares
fone: 11-3091-3540/3152
fax: 11-3091-3364

Nenhum comentário:

Postar um comentário