quarta-feira, 24 de abril de 2013

Audiovisual: Cineclube Avenida exibe filmes de Humberto Mauro

O Cineclube Avenida segue comemorando dois anos desde sua primeira sessão, destacando, nesta terça-feira, 23/4, duas produções marcantes na história do cinema nacional, mas de difícil acesso por parte das novas gerações. São os documentários "O Puraquê" (1939) e "O João de Barro" (1956), ambos do aclamado cineasta mineiro Humberto Mauro, considerado o pai do documentário brasileiro.

Nascido em Volta Grande, Zona da Mata mineira, em 30 de abril de 1897, quando o cinema dava seus primeiros passos, Humberto Mauro (1897-1983) produziu uma vasta obra, com mais de 300 títulos rodados entre 1925 e 1974, apontados como fundamentais não apenas para a história do audiovisual nacional, do qual foi um notável pioneiro, mas também para a compreensão do Brasil do século XX.

Não por acaso, Humberto Mauro foi uma das influências da geração do Cinema Novo, como atestaram Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha sobre o cineasta que se destacou pelos múltiplos filmes envolvendo temas regionais. Destacando-se a partir da década de 30, com "A Voz do Carnaval", de 1933, primeiro filme falado produzido para os estúdio da Cinédia, com a presença da atriz Carmem Miranda, unindo a linguagem de documentário a cenas de estúdio.

A partir de 1936, Humberto Mauro passou a atuar no Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), produzindo centenas de documentários em curta metragem, durante quase 30 anos, sobre temas tão variados quanto saúde, astronomia e música folclórica.

Para o coordenador do Cineclube Avenida, o cineasta cearense Francis Vale, a exibição de "O Puraquê" e "O João de Barro" homenageia Humberto Mauro e permite ao público assistir a dois exemplos da vasta produção do cineasta mineiro. "São filmes sobre essas duas curiosas espécies da fauna brasileira, produções que praticamente não tiveram exibição, pelo menos em termos de maior repercussão, em Fortaleza, sendo uma oportunidade de conhecer um pouco da filmografia do Humberto Mauro, que é muito extensa e muito diversificada", aponta Francis.

"É importante essa volta ao começo de tudo. O Cineclube Avenida tem muita satisfação em exibir esses filmes e em destacar Humberto Mauro, cumprindo nossa proposta de dar evidência ao audiovisual cearense e a produções históricas do cinema nacional", acrescenta Francis Vale, ressaltando que, assim como em todas as sessões do Cineclube Avenida, a exibição de "O Puraquê" e "O João de Barro" será seguida de debate sobre os filmes.

Cineclube Avenida

O Cineclube Avenida se localiza no 1o. subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Serviço

Cineclube Avenida. Exibição dos filmes "O Puraquê" e "O João de Barro", de Humberto Mauro. Esta terça-feira, 23/4, às 19h. O Cineclube Avenida fica no 1o. subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota). Entrada franca. Informações: 9998-9497.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida 

fonte:
http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=211573&id_secao=61

Nenhum comentário:

Postar um comentário