sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cinemas universitários unem-se em rede para compartilhamento de conteúdo audiovisual




São Paulo sedia, entre os dias 17 e 19 de abril, o 1º Encontro da Rede de Cinemas Universitários, evento que reunirá representantes das primeiras universidades a integrar o projeto executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com o financiamento do Ministério da Cultura (MinC).
 No encontro, que será realizado na Cinemateca Brasileira (dias 17 e 19) e na Escola de Comunicação da USP (18), haverá treinamento de técnicos dos cinemas participantes, assim como discussões sobre a institucionalização e a programação da rede. Entre as presenças confirmadas, está a do coordenador-geral de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, José Murilo Jr, e do diretor de Políticas Culturais da pasta, Américo Córdula, na sexta-feira, dia 19.

O projeto tem como meta conectar, por meio de uma infraestrutura de Internet avançada (fibras ópticas), cinemas universitários brasileiros, permitindo o compartilhamento de conteúdos audiovisuais e oferecendo maior variedade à programação. Além disso, permitirá a eles acesso ao acervo da Cinemateca Brasileira, nó (conexão) principal da rede e instituição parceira do projeto por indicação do MinC. 
Atualmente, já estão conectados em rede a ECA e a Biblioteca Brasilianas (USP/São Paulo), a Sala Redenção (UFRGS, Porto Alegre), além da Cinemateca Brasileira, também na capital paulista. A fase-piloto do projeto deve se estender até junho, período em que também serão conectados à rede a sala de cinema da UFBA (Salvador) e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife). Após essa fase, a ideia é expandir a rede integrando outras universidades federais do país.


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário