sábado, 27 de abril de 2013

CINE PE: Marieta Severo é a grande homenageada desta edição



Além de Marieta, são prestigiados o cineasta Sivio Tendler e o Canal 100

Publicação: 26/04/2013 12:07 Atualização: 26/04/2013 12:42
Foto: Reprodução/Cinepe.com
Foto: Reprodução/Cinepe.com
f
A 17º edição do Cine PE Festival do Audiovisual, que começa nesta sexta-feira, no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções, Olinda, prestam homenagens à atriz Marieta Severo, ao Canal 100 e ao cineata Silvio Tendler. 

A atriz carioca, de 66 anos, acumula grandes trabalhos na televisão, teatro e cinema. Nas telonas, Marieta estreou emSociety em Baby Doll (1965), de Luiz Carlos Maciel e Waldemar Lima. Também atuou em filmes de sucessos de bilheteria comoChuvas de Verão (1978) e Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues; O Homem da Capa Preta, de Sérgio Rezende; Com Licença, Eu Vou à Luta, de Lui Farias, Sonho Sem Fim, de Lauro Escorel e o curta A Espera. Em 1994, dirigida por Carla Camuratti, foi Carlota Joaquina, Princesa do Brazil. E em 2002, recebeu no  o prêmio Oscarito do Festival de Gramado, pelos 37 anos de carreira dedicados ao cinema brasileiro.

O criador da produtora Canal 100, Carlos Niemeyer, começou a fazer cinema nos anos 50, produzindo documentários sobre o Rio de Janeiro. Em 1959 se especializou em cinejornal, e passou a produzir um cinejornal por semana, formando um importante acervo cinematográfico dos acontecimentos jornalísticos da época. 

O cineasta Silvio produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981 criou aCaliban Produções Cinematograficas Ltda., produtora direcionada para filmes de cunho históricos e social.

Com o tema Brasil, país do futebol e do cinema, a programação do Cine PE exibe 39 filmes (27 curtas e 12 longas) até a próxima quinta-feira (2). 

fonte:

sexta-feira, 26 de abril de 2013

{Cinema} Inscrições abertas para a 8ª edição do Comunicurtas, Festival audiovisual de Campina Grande



Arte & Cultura Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Comunicurtas, Festival Audiovisual de Campina Grande. O evento, promovido através do Departamento de Comunicação Social e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba , será realizado entre os dias 26 e 31 de agosto, recebendo vários nomes do cinema paraibano e nacional. As inscrições prosseguem até o dia 17 de junho... ; - Mostra Competitiva Tropeiros do Telejornalismo . - www.livrepauta.com

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CE aprova Manoel Rangel para terceiro mandato à frente da Ancine


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a recondução de Manoel Rangel Neto para o terceiro mandato como diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A matéria segue agora para o Plenário do Senado.
Relator da indicação na CE, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) se manifestou favoravelmente à recondução de Rangel Neto ao cargo. O senador disse que acompanhou os trabalhos da Agência Nacional de Cinema e a evolução do mercado audiovisual no Brasil nos últimos anos e disse que o diretor da Ancine “exerceu dois excelentes mandatos”.
Antes de votar, a Comissão de Educação sabatinou o indicado. Manoel Rangel falou sobre os principais trabalhos realizados pela Ancine e sobre as mudanças no mercado audiovisual, destacando os efeitos da Lei 12.485/2011,que estabeleceu novas regras para os serviços de televisão por assinatura.
De acordo com o presidente da Ancine, o Brasil subiu do 15º para o 12º lugar entre os principais mercados audiovisuais do mundo, com o aumento da produção de obras cinematográficas e da disponibilidade de salas de exibição e com a expansão do serviço no interior e na periferia das grandes cidades. Além disso, informou, a TV paga já chega a 30% dos domicílios brasileiros, tendo crescido principalmente entre as classes C e D.
Rangel Neto afirmou que com apenas um ano e meio de vigência da Lei 12.485/2011, que estabelece cotas mínimas de exibição de conteúdo nacional na TV paga, os programas feitos no país já ocupam quatro vezes mais espaço nas grades de programação.
Para os próximos anos, Manoel Rangel estabeleceu como metas da Ancine ampliar o acesso à TV paga, de modo que 50% dos domicílios tenham acesso a ele até 2016, e fazer do Brasil um dos cinco maiores mercados mundiais de audiovisual até 2020.
- Nos próximos quatro anos, a Agência Nacional de Cinema deverá estar atenta a estes e outros desafios e priorizar a consolidação da lei 12.485/2011, buscando menos burocracia e mais eficiência. Deveremos acompanhar a evolução tecnológica e procurar também reestruturar a Ancine para que ela desempenhe melhor sua funções – disse.
Questionado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) quanto à regionalização da produção de conteúdo audiovisual, o presidente da Ancine disse que existe o objetivo de incentivar a formação de mão de obra especializada e a elaboração de roteiros e projetos em polos regionais, além de estabelecer parcerias com emissoras públicas estaduais e canais de TV universitários e comunitários a fim de estimular produções independentes.

fonte:

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Audiovisual: Cineclube Avenida exibe filmes de Humberto Mauro

O Cineclube Avenida segue comemorando dois anos desde sua primeira sessão, destacando, nesta terça-feira, 23/4, duas produções marcantes na história do cinema nacional, mas de difícil acesso por parte das novas gerações. São os documentários "O Puraquê" (1939) e "O João de Barro" (1956), ambos do aclamado cineasta mineiro Humberto Mauro, considerado o pai do documentário brasileiro.

Nascido em Volta Grande, Zona da Mata mineira, em 30 de abril de 1897, quando o cinema dava seus primeiros passos, Humberto Mauro (1897-1983) produziu uma vasta obra, com mais de 300 títulos rodados entre 1925 e 1974, apontados como fundamentais não apenas para a história do audiovisual nacional, do qual foi um notável pioneiro, mas também para a compreensão do Brasil do século XX.

Não por acaso, Humberto Mauro foi uma das influências da geração do Cinema Novo, como atestaram Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha sobre o cineasta que se destacou pelos múltiplos filmes envolvendo temas regionais. Destacando-se a partir da década de 30, com "A Voz do Carnaval", de 1933, primeiro filme falado produzido para os estúdio da Cinédia, com a presença da atriz Carmem Miranda, unindo a linguagem de documentário a cenas de estúdio.

A partir de 1936, Humberto Mauro passou a atuar no Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), produzindo centenas de documentários em curta metragem, durante quase 30 anos, sobre temas tão variados quanto saúde, astronomia e música folclórica.

Para o coordenador do Cineclube Avenida, o cineasta cearense Francis Vale, a exibição de "O Puraquê" e "O João de Barro" homenageia Humberto Mauro e permite ao público assistir a dois exemplos da vasta produção do cineasta mineiro. "São filmes sobre essas duas curiosas espécies da fauna brasileira, produções que praticamente não tiveram exibição, pelo menos em termos de maior repercussão, em Fortaleza, sendo uma oportunidade de conhecer um pouco da filmografia do Humberto Mauro, que é muito extensa e muito diversificada", aponta Francis.

"É importante essa volta ao começo de tudo. O Cineclube Avenida tem muita satisfação em exibir esses filmes e em destacar Humberto Mauro, cumprindo nossa proposta de dar evidência ao audiovisual cearense e a produções históricas do cinema nacional", acrescenta Francis Vale, ressaltando que, assim como em todas as sessões do Cineclube Avenida, a exibição de "O Puraquê" e "O João de Barro" será seguida de debate sobre os filmes.

Cineclube Avenida

O Cineclube Avenida se localiza no 1o. subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Serviço

Cineclube Avenida. Exibição dos filmes "O Puraquê" e "O João de Barro", de Humberto Mauro. Esta terça-feira, 23/4, às 19h. O Cineclube Avenida fica no 1o. subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota). Entrada franca. Informações: 9998-9497.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida 

fonte:
http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=211573&id_secao=61

terça-feira, 23 de abril de 2013

"CineArt" oferece ao público filmes e debates no Museu Histórico do Pará


 O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) firmaram uma parceria para resgatar filmes e produções paraenses, e criar um espaço para debate, interatividade e intercâmbio entre pessoas ligadas à produção cinematográfica. Trata-se do CineArt, que será inaugurado nesta terça-feira (23), às 19 h, no Salão das Artes do MHEP, com a exibição do filme “O Descobrimento do Brasil (1937)”, de Humberto Mauro.

Tamara Saré-Ag. Pará
Sérgio Melo, na Sala das Artes do MHEP, disse que a parceria com o MIS visa resgatar obras antigas e tornar o espaço mais democrático

 


Sérgio Melo, diretor do MHEP, informou que o projeto surgiu a partir da necessidade de difundir o rico acervo de filmes preservados pelo MIS no Pará. Para ampliar o alcance do projeto, a cada programação haverá debates sobre a obra apresentada. Na inauguração, Ana Lobato, coordenadora do Curso de Cinematografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), é a convidada especial para debater o filme com o público.

“Pelo menos uma vez por mês traremos pessoas ligadas à área para interagir com a plateia, debatendo com os interessados em conhecer mais a obra. Será um momento em que poderão fazer perguntas, dar opiniões, e também ficar mais atentos aos trabalhos cinematográficos desenvolvidos na nossa região. É um momento de aproximação entre o produtor e a plateia”, explicou Sérgio Melo, ressaltando que esta iniciativa visa tornar o espaço mais democrático, de acordo com as ações do governo do Estado, que por meio do Sistema Integrado de Museus (SIM) busca compartilhar, interagir e integrar as ações e iniciativas do sete museus que compõem o Sistema.

Homenagem - Segundo ele, o nome “CineArt” é uma alusão a um antigo cinema que funcionou em Belém nos anos 1960. “Eram 14 casas de projeção em Belém, e o CineArt era uma delas. 

Infelizmente, com a televisão e toda a comodidade das tecnologias, nós perdemos esse cinema, que era muito frequentado na época. Como iremos apresentar uma acervo de filmes antigos, escolhemos esse nome para fazer a homenagem, e também um resgate dos muitos filmes que eram apresentados no CineArt”, disse ele.

Sérgio Melo informou que o MIS tem um acervo muito diversificado em produções cinematográficas, incluindo muitas produzidas no Pará. Porém, falta sala de projeção para exibir esses filmes. Por meio do Sistema Integrado de Museus, já foi adquirida uma tela de projeção de películas. “É uma tela com cinco metros de largura por quatro metros de altura. Serão projetadas películas de cinema como antigamente, e funcionará na Sala das Artes do MHEP, onde acontecem as mais variadas manifestações artísticas, além de ser uma sala bastante confortável”, acrescentou o diretor do MHEP.

Documentário – “O Descobrimento do Brasil” é um filme do cineasta brasileiro Humberto Mauro, realizado em 1936, com trilha sonora de Heitor Villa-Lobos. Em forma de documentário, narrado com textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha, conta a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras, em 1500. Para a cena da primeira missa no Brasil, Humberto Mauro tentou reproduzir fielmente o famoso quadro de Victor Meirelles. A obra representou o Brasil no Festival de Veneza em 1938.

Sérgio Melo disse que o filme foi escolhido por ser abril o mês do Descobrimento do Brasil. “Muitas pessoas nem devem perceber a data. Por isso fizemos esse resgate, para refletirmos de uma forma ampla sobre o fato”, acrescentou.

Serviço: Inauguração do “CineArt”, na Sala das Artes do MHEP. Dia 23 (terça-feira), a partir das 19 h. O MHEP funciona no Palácio Lauro Sodré (Praça Dom Pedro II, s/n, bairro Cidade Velha). Entrada franca.

Texto:
Pablo Almeida - Secom

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Museu exibe filmes do Festival do Minuto 2013 em Florianópolis


 
Sessões gratuitas ocorrem até sexta-feira no Centro Integrado de Cultura. Criado há mais de 20 anos, festival reúne vídeos de até 60 segundos.

'Dolores Del Mar', de Marcus Veras de Faria, é um dos filmes selecionados (Foto: Festival do Minuto/Divulgação) 
'Dolores Del Mar' é um dos filmes selecionados (Foto: Festival do Minuto/Divulgação)

O Museu de Imagem e Som (MIS/SC) exibirá entre esta segunda (22) e sexta-feira (26), em Florianópolis, filmes selecionados para o Festival do Minuto 2013, considerado pela organização o maior de vídeos da América Latina. Haverá duas sessões gratuitas por dia. A sala de cinema do museu fica no Centro Integrado de Cultura, o CIC. A exibição dos filmes ocorrerá sempre às 15h e às 16h30 e tem duração de 50 minutos.

O Festival do Minuto foi criado há mais de 20 anos no Brasil e trabalha com a seleção de imagens em movimento - feita por amadores e profissionais - que tenham até 60 segundos. Pioneiro no mundo, o projeto inspirou edições similares em mais de 50 países. De 1991 a 2007, foram submetidos ao festival, por correio, cerca de 1000 vídeos por ano, provenientes de cerca de 40 países. Destes, apenas 5% foram selecionados para exibição.




Confira a lista dos filmes que serão exibidos:


- Processo de criação do meu curta – João Francisco de Assis Jr. – Fortaleza
- C´est La vie – João Francisco de Assis Jr. – Fortaleza
- Arrivée de La couleur – Bruna Sanches – Nova Iguaçu
- Carpe Diem – Dimitri Kozma – São Paulo
- Samba é Madeira – Fernanda Vogas – Rio de Janeiro
- Dia do Índio – Martin Haag - Porto Alegre
- Cerrado Intempestivo – Felipe Kometani Melo – Goiatins
- IGARA – Lapsos lúcidos de um sonho – Artur Arias Dutra – Belém
- The River – Adonis Palatus – Frankfurt am Main (Alemanha)
- Esperando – Victor Teixeira – São Paulo
- Pequeno Incômodo – Wayner Tristão – Vitória
- Baltazar – Alessandro Correa – São Paulo
- Efemeridade – Aldo Luís Pedrosa da Silva – Uberaba
- DegusTensão – Daniel Zangrossi – São Paulo
- Nós – Cristina Pullin Covre – Gentofte (Dinamarca)
- La família – Maria Margarita – Bogotá (Colômbia)
- Mosquito Squash – Sara Não Tem Nome – Contagem
- Inter-rompido – Paulo Scharlach – São Paulo
- Nano Minuto – O olhar do mundo em quase 10 segundos – Welson Ribeiro da Silva – Campinas
- Que o círculo urge – Juan Narowé – Belo Horizonte
- Dolores Del mar – Marcus Veras de Faria – Rio de Janeiro
- O tenro suco da vida... – Janaína Unger – São Paulo
- Momento Decisivo – João Paulo Vicentini Franz – Porto Alegre
- THERESE – Fernando Figueiredo Alves – Curitiba
- Colorindo Idéias, Compartilhando Alegria – Lú Mattos – Sorocaba
- Tá na hora da aula (de artes) – Tiê Pilger – São Paulo
- Revolve – Oscar Lhermitte – Londres (UK)
- Mudando a Brincadeira – Fabiana Gomes da Silva – Rio de Janeiro
- ID – Lisardo Martinez – San Luís (Argentina)
- 3x4 – Cristiano Balzan – Curitiba
- O Golpe – Marina Hungria – São Paulo
- Over and Over – Felipe Murgas – São Paulo
- Knock Knock – Augustin Lorenzo – Piriápolis (Uruguai)
- idENTIDADE – Giandro Gomes – Muniz Freire
- Os Vizinhos – Giordan Hannemann Brustulin – Balneário Camboriú
- O Pão do João – Cauê Shimoda – São Paulo
- How I overslept this Summer – Alexi Mandrikov – Moscow (Rússia)
- Ströslbrösl – Irmgard Walthert – Luzern (suíça)
- Transitando – Roderick Steel – São Paulo
- A bicicleta – The Bike – Rui Antonio – Faro (Portugal)
- Fast Life – Marcos Souza da Silva – Cabo Frio
- 100 em 1 – André Gustavo Pinto da Silva – Recife
- Sobre – Ian Dias – Juíz de Fora
- Vacuum killer – Dayane Gomes – Contagem
- Ruído Cinza – Davi Dornellas – Curitiba
- Tempo... – Vagner Araújo – Salvador
- Contagem Reprogressiva – Henderson Moret – Campinas
- Void – Jonas Bueno – Rio de Janeiro
- Infrared landscapes – John Marchant – Normandy (UK)
- I see you – Olga Tatiana Poliektova – St. Petersburg (Rússia)
- Teoria das membranas I – João Paulo Vicentini Franz – Porto Alegre
- Boceta de Pandora – Camila Marins – Rio de Janeiro
- 100% Natural – Carlos Alberto Cordeiro Sá Filho – Ribeirão Preto
- Newton não sabe nada! – Giuliano Di Girolamo – São Paulo
- Kopien – Juliana Antich – São Paulo
- Espelho/Reflexo – Victor Silva – Vila Velha
- Lost in the mirror – Valentina Pacifici – Frosinone (Itália)
- Outra Alice – Dayane Gomes – Contagem
- Gratuito – Paulo José Oliveira Leite Júnior – São Paulo
- Palavra sobre folha – Dayane Gomes – Contagem
- A Maravilhosa Máquina de Reescrever – Curitiba
- Les Paysages – Jerónimo Rocha – Lisboa (Portugal)
- Midas Touch – Sylvain Nawrocki – Paris (França)

 
fonte:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/04/museu-exibe-filmes-do-festival-do-minuto-2013-em-florianopolis.html

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Programação completa da 17ª edição do Cine PE – Festival Audiovisual


Foi divulgada, nesta quarta-feira (17/04), a programação completa da 17ª edição do Cine PE – Festival Audiovisual datas e horários dos seminários, que terá o tema “Brasil, país do futebol e do cinema”. O evento acontece entre os dias 26 de abril e 2 de maio, na cidade de Olinda (PE).







Na abertura do festival sera exibido o longa “Giovanni Improtta”, que conta a história do conhecido personagem do autor Aguinaldo Silva. Dirigido por José Wilker, o filme tem lançamento previsto para o mês de maio. No encerramento, haverá a exibição hors concours de “Os sonhos de um sonhador – A história de Frank Aguiar”, cinebiografia do músico e político piauiense dirigida por Caco Milano, com Chico Anysio e Gustavo Leão no elenco.

Serão exibidos 39 filmes brasileiros – 27 curtas e 12 longas – entre as mostras principais e paralelas. Todos os longas-metragens em competição são inéditos nos cinemas. Confira a programação completa.

A data e horário dos seminários também foram divulgados.Eles acontecerão no dia 2 de maio, a partir das 15h, no Hotel Internacional Palace, com entrada gratuita.

O Cine PE também promoverá lançamentos de livros e DVDs, entrevistas coletivas, confraternizações e homenagens, além das oficinas de Finalização Digital e de Pós Produção Sonora, que ainda aceitam inscrições.

A partir deste sábado(20/04),começam as vendas de pulseiras/ingressos para as mostras competitivas em pontos de comercialização nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. As mostras paralelas e a Mostra Pernambuco têm entrada franca.

Para mais informações, acesse o site oficial do Cine PE – Festival Audiovisual.

sábado, 20 de abril de 2013

Diretoria de Audiovisual da Funceb lança 'Cinema Expandido'

O audiovisual baiano recebe um novo projeto que se relaciona com diversas linguagens artísticas. O Cinema Expandido visa a interação entre artes tradicionais (cinema, teatro, música, fotografia) e novas experimentações (instalações, colagens visuais, performances, videomapping etc.). Criado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb), o projeto será lançado no dia 26 de abril, sexta-feira, às 18h, no Complexo Cultural dos Barris. A programação gratuita inclui projeções ao ar livre, exibição de filme silencioso com trilha sonora executada ao vivo, música eletrônica experimental e percussão oriental.
Diretoria de Audiovisual da Funceb lança 'Cinema Expandido'
Foto: Thiago Lima

 
Serviço
O QUÊ: Projeto Cinema Expandido
QUANDO: Dia 26 de abril, sexta-feira, às 18h
ONDE: Complexo Cultural dos Barris (Rua General Labatut, 27, Barris)
QUANTO: Gratuito

fonte:

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cinemas universitários unem-se em rede para compartilhamento de conteúdo audiovisual




São Paulo sedia, entre os dias 17 e 19 de abril, o 1º Encontro da Rede de Cinemas Universitários, evento que reunirá representantes das primeiras universidades a integrar o projeto executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com o financiamento do Ministério da Cultura (MinC).
 No encontro, que será realizado na Cinemateca Brasileira (dias 17 e 19) e na Escola de Comunicação da USP (18), haverá treinamento de técnicos dos cinemas participantes, assim como discussões sobre a institucionalização e a programação da rede. Entre as presenças confirmadas, está a do coordenador-geral de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, José Murilo Jr, e do diretor de Políticas Culturais da pasta, Américo Córdula, na sexta-feira, dia 19.

O projeto tem como meta conectar, por meio de uma infraestrutura de Internet avançada (fibras ópticas), cinemas universitários brasileiros, permitindo o compartilhamento de conteúdos audiovisuais e oferecendo maior variedade à programação. Além disso, permitirá a eles acesso ao acervo da Cinemateca Brasileira, nó (conexão) principal da rede e instituição parceira do projeto por indicação do MinC. 
Atualmente, já estão conectados em rede a ECA e a Biblioteca Brasilianas (USP/São Paulo), a Sala Redenção (UFRGS, Porto Alegre), além da Cinemateca Brasileira, também na capital paulista. A fase-piloto do projeto deve se estender até junho, período em que também serão conectados à rede a sala de cinema da UFBA (Salvador) e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife). Após essa fase, a ideia é expandir a rede integrando outras universidades federais do país.


fonte:

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Caixa Cultural seleciona projetos de mostras e festivais de audiovisual


Projetos serão realizados nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador ou São Paulo, com patrocínio de até R$ 300 mil por cidade

Estão abertas as inscrições para a Seleção Pública de Projetos Culturais da Caixa Cultural. Até as 18h do dia 27 de maio é possível inscrever projetos para ocupação dos espaços nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Serão aceitos projetos de Artes Visuais, Teatro, Música e Cinema, além de palestras, encontros, cursos, leituras dramatizadas, oficinas e lançamento de livros. Cada projeto inscrito poderá ser realizado em uma ou mais cidades onde estão localizadas as unidades da CAIXA Cultural. Os espaços serão disponibilizados no período de 1° de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2015.

A inscrição pode ser realizada por meio de formulário eletrônico e upload dos documentos no hotsite da Seleção Pública de Projetos da Caixa Cultural. No segmento Cinema, a seleção é aberta a mostras e festivais que, após a fase de habilitação, serão analisados segundo temática, programação e currículo dos curadores. Os pedidos de patrocínio devem ser apresentados por pessoas jurídicas cuja natureza social principal seja de finalidade cultural, admitindo-se a concessão de um valor máximo de R$ 300 mil por cidade solicitada. O valor concedido, definido com base na referida análise, limita-se à disponibilidade financeira da CAIXA. Veja o regulamento no Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural.

A relação dos projetos selecionados será divulgada até o dia 21 de outubro no hotsite dos Programas Culturais Caixa. Para mais informações, acesse a Seleção Pública de Projetos Culturais da Caixa Cultural.

fonte:
http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/caixa-cultural-seleciona-projetos-de-mostras-e-festivais-de-audiovisual

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Notícias Colunas TV Revista de Cinema Espaço do Realizador Quem Somos FLORIANÓPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL PRORROGA INSCRIÇÕES


O Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2013 prorrogou por mais uma semana as inscrições dos filmes para a mostra. O novo prazo de inscrições é dia 23 de abril, e continuam sendo realizadas através do site www.panvision.com.br

A 17ª edição do FAM selecionará os filmes para quatro mostras competitivas: na Mostra Catarinense, são aceitos filmes realizados no estado, com até 30 minutos de duração; na Mostra de Curtas Mercosul, são aceitos filmes de toda a região, também com, no máximo, 30 minutos; a Mostra DOC-FAM é um espaço exclusivo para documentários, com duração superior a 30 minutos (médias e longas-metragens); e a Mostra Infanto-Juvenil seleciona obras com essa temática, de todas as categorias e duração.


Belém terá Festival de Audiovisual em setembro; inscrições estão abertas



O Festival de Audiovisual de Belém – FAB 2013 foi lançado oficialmente na última sexta (12), no Cinema Olympia. Em sua primeira edição, o Festival ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro.

O evento contará com Mostras Competitivas nas categorias “Curtas Metragens”, “Videoclipes”, “Campanha Publicitária Audiovisual” e “Produção de conteúdo para TV e internet” e Mostras Não Competitivas de Videoarte e de Livroclipes. Inovador, ainda premiará a Melhor Crítica de Cinema escrita sobre algum curta metragem ou longa metragem paraense. As inscrições para as Mostras Competitivas e Não Competitivas se encerram dia 12 de julho de 2013.

Integrando a programação do FAB, nos dias 17 e 18 de setembro, será realizado também o Seminário de Audiovisual de Belém, com o objetivo de discutir a produção audiovisual contemporânea e incentivar o intercâmbio e troca de experiências entre produtores e criadores em audiovisual da região.

Para mais informações, clique aqui.






domingo, 14 de abril de 2013

DIMAS lança o Cinema Expandido, projeto multimídia que traz novas roupagens para o audiovisual



Reunindo diversas linguagens artísticas para movimentar o Complexo Cultural dos Barris, a estreia do projeto é inspirada nos primeiros transgressores audiovisuais



O audiovisual baiano recebe um novo projeto que se relaciona com diversas vertentes e linguagens artísticas. O Cinema Expandido, uma iniciativa da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (DIMAS/FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), surge para promover a interação entre as artes tradicionais (cinema, teatro, música, fotografia, entre outras) com novas experimentações (instalações, colagens visuais, perfomances e afins) e as tendências contemporâneas de intervenção urbana, como o videomapping, tudo a partir de um mote audiovisual. O evento, que movimenta espaços do Complexo Cultural dos Barris, estreia no dia 26 de abril, com uma programação gratuita que inclui projeções ao ar livre, exibição de filme silencioso com trilha sonora executada ao vivo, música eletrônica experimental e percussão oriental.

O projeto busca agregar artistas interessados na experimentação e transversalidade de linguagens, oferecendo ao público e à cena cultural baiana um espaço de manifestação e difusão sintonizado com as mais recentes manifestações artísticas. O Cinema Expandido também explora o potencial do Complexo Cultural dos Barris, prédio que reúne, além da DIMAS e das salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, a Galeria Pierre Verger, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o Espaço Xisto Bahia e outros órgãos da Fundação Pedro Calmon (FPC), promovendo uma maior integração entre esses espaços.

Para marcar o início, nada mais apropriado que o tema Os Primeiros Transgressores, retomando o trabalho de cineastas pioneiros na arte de transgredir e investigar os pontos de contato e ruptura entre as linguagens. Entre eles, o francês Jean Vigo, cuja obra-prima, A Propósito de Nice, produzida na década de 1920, auge do cinema silencioso, será exibida na Sala Walter da Silveira com a participação ao vivo do grupoEscape. Os músicos Cristiano Figueiró, Bruno Rohde, Edbrass Brasil e Junix Onze aceitaram o desafio de compor e executar uma nova trilha sonora para o transgressor documentário francês.



Antes da sessão de cinema com música, a etapa inaugural do projeto começa na Galeria Pierre Verger com a performance Para o herói: experimentos sem nenhum caráter – juque!, da performer e dançarina Paula Carneiro, inspirada na obra Macunaíma, de Mário de Andrade, também da década de 1920 e marco do movimento modernista. Ao mesmo tempo, na Sala Alexandre Robatto, estará em cartaz a Mostra Vídeos-Postais, deRodrigo Brum, com vídeos inspirados em cartões-postais e desenvolvidos nas ruas de Salvador.

Ainda está prevista a ocupação das escadarias da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o grupo percussivo Wadō. Mesclando a pulsante sonoridade do taiko, instrumento típico japonês, eles incorporam a tradição cênica oriental e os ritmos musicais contemporâneos do Japão.

Para fechar, o Complexo Cultural dos Barris ganha movimento, novas cores e sons com a reconfiguração do uso da fachada e entorno do prédio, através de projeções (videomapping), samplers, remixes e colagens audiovisuais do DJ Boing e os VJs Caetano Britto e Jan Cathalá, que interagem com o grupo Wadō através da plástica do cinema nipônico dos anos 20. No entorno, artistas participantes da residência artística do projeto Muros: Territórios Compartilhados vão apresentar registros de seus processos criativos em uma videoinstalação.



Cinema Expandido – 1ª edição: Os Primeiros Transgressores

Onde: Complexo Cultural dos Barris (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA)

Quando: 26 de abril de 2013 (sexta-feira), 18 horas

Quanto: Grátis

Classificação etária: 16 anos

Apoio: FPC/ UFRB/ Rádio Educadora FM/ TVE Bahia

Realização: DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

Informações: 71 3116-8120/ 3116-8103

www.dimas.ba.gov.br

www.fundacaocultural.ba.gov.br

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Instrutor de cinema Hollywoodiano, Dov Simens, realiza curso em São Paulo para profissionais do audiovisual



Método que oferece uma visão abrangente da indústria, já teve Quentin Tarantino, Guy Ritchie e Will Smith como alguns dos alunos do curso

Com a parceria da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), o CEMEC realiza no mês em junho em São Paulo o curso Hollywood 2 - Day Film School, com Dov Simens - um curso para quem quer escrever, produzir, dirigir e distribuir conteúdos audiovisuais.

Pela primeira vez ao Brasil, o professor considerado o instrutor de cinema mais respeitado em Hollywood, irá abordar durante o curso intensivo toda a cadeia produtiva - do roteiro à venda internacional. O evento acontece entre os dias 22 e 23 de junho, e é voltado para produtores independentes, gestores culturais, roteiristas, atores, diretores, estudantes e profissionais do setor audiovisual.

O curso também abordará o mercado audiovisual contemporâneo, festivais, distribuição, vendas internacionais, TV a cabo e novas plataformas. Ao longo de um final de semana, também será apresentada uma nova perspectiva com relação à indústria – suas fontes de financiamento e sua viabilidade.

As inscrições para o curso estão disponíveis no site do evento pelo valor de R$ 1.200,00. Associados ABPITV possuem condições exclusivas. Inscrições no valor promocional de R$ 750,00 até o dia 20 de abril através do link:http://redecemec.com/promocaodovabpitv

Mais informações pelo telefone (11) 5082-2111 ou e-mail atendimento@redecemec.com

Serviço:

Hollywood 2 - Day Film School, em São Paulo

Data: 22 e 23 de junho 



Horário: Sábado (22/06), das 9h às 18h; Domingo (23/06), das 9h às 16h

Local: Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71 / Centro)

Realização Cemec, Apoio ABPITV


quarta-feira, 10 de abril de 2013

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL


Estão abertas as inscrições para o 11° Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI 2013


Os filmes selecionados serão exibidos em mostras competitivas e 3 curta-metragens serão contemplados com o prêmio oferecido pelo Grupo Labocine/Cinema de R$5.000,00 em serviços de laboratório.

Serão aceitos curtas e longa-metragens brasileiros direcionados ao público infantil com bitola de exibição em 35mm, DCP ou DVD. As inscrições deverão ser feitas até o dia 19 de abril através do site www.fici.com.br.

Inscreva seu filme!

Equipe de Programação do Festival Internacional de Cinema Infantil

Contatos:

programacao@fici.com.br
www.fici.com.br



FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL

Os filmes selecionados pelo comitê de seleção serão exibidos na programação do 11° Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI 2013), que está previsto para acontecer entre Agosto e Novembro de 2013 em dez cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte, Aracaju, Salvador e Natal.

O FICI exibe anualmente, desde 2003, filmes nacionais e internacionais que apresentam técnicas e narrativas diversificadas para crianças e para o público jovem, além de filmes que marcaram a produção cinematográfica para este público. Desde sua criação, o FICI já exibiu mais de 550 filmes para mais de 1,2 milhões crianças, sendo um grande percentual deste público formado por alunos de escolas públicas e de projetos sociais que nunca haviam ido cinema. As exibições para esse público são gratuitas.

PRÊMIO BRASIL DE CINEMA INFANTIL

O Prêmio Brasil de Cinema Infantil chega a sua 6ª edição e ficamos felizes ao constatar que mais de 100 curtas-metragens estão sendo produzidos anualmente para o público infantil e juvenil. O Prêmio Brasil de Cinema Infantil tem como objetivo promover estes novos filmes brasileiros, estimulando o surgimento de uma produtividade regular neste setor. Esta é uma iniciativa que realizamos em parceria com o Grupo Labocine, que oferece três prêmios, cada um equivalente a R$ 5.000,00 em serviços do laboratório, ao Melhor Filme de Animação, ao Melhor Filme da Mostra Histórias Curtas e ao Melhor Filme da Mostra Teen.

Abaixo um breve histórico dos premiados:

2012 – Comitê de seleção: César Rodrigues, Flávia Lins e Patrícia Durães. Filmes premiados: Cadê meu Rango?, de George Munari Damiani como Melhor Animação; Disque Quilombola, de David Reeks, como Melhor Filme da Mostra Histórias Curtas; Lá Longe, de Juliano Carpeggiani, como Melhor Filme da Mostra Teen.

2011 – Comitê de seleção: Miguel Vellinho, Renata Mizrahi e Maurício Tizumba. Filmes premiados: Tadinha, de Maria Luiza Barros, Ducca Rios e Leonardo Copello, como Melhor Animação; As Férias de Lord Lucas, de Tatiana Nequete, como Melhor Ficção; Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi, como Melhor Filme da Mostra Teen.

2010 – Comitê de seleção: Patrícia Durães, Karen Acioly e Roger Mello. Filmes premiados: Um lugar comum, de Jonas Brandão, como Melhor Animação; Enciclopédia, de Bruno Barreto, como Melhor Ficção; Os Anjos do Meio da Praça, de Alê Camargo, como Melhor Filme da Mostra Teen.

2009 – Comitê de seleção: Flávia Lins, Humberto Avellar e Silvia Rabello. Os prêmios foram concedidos a Menina Espantalho, de Cassio Pereira dos Santos (Melhor Curta de Ficção) e Josué e o Pé de Macaxeira, Diogo Viegas (Melhor Curta de Animação).

2008 – Comitê de seleção: Karen Acioly, Cacá Mourthé e Andres Lieban. O prêmio de Melhor Filme foi concedido ao filme Jardim das Cores, de Guilherme Reis.

fonte:
http://www2.cultura.gov.br/audiovisual/blog/festival-internacional-de-cinema-infantil-abre-inscricoes/

Encontro Presencial de Audiovisual acontece amanhã no Rio de Janeiro


Evento promove o debate sobre formulação de políticas públicas para o setor na região fluminense

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro promove amanhã, dia 9 de abril, às 9h, o Encontro Presencial de Audiovisual, com o intuito de discutir as políticas públicas para o setor audiovisual fluminense na próxima década. O encontro acontece no âmbito da criação do Plano Estadual de Cultura, que está sendo elaborado a partir do diálogo com gestores públicos dos 92 municípios do estado.

Interessados em participar do Encontro Presencial para de Audiovisual devem realizar a pré-inscrição no site da Secretaria de Estado de Cultura. A entrada é sujeita à lotação da sala.

Para estimular o debate, a SEC-RJ disponibiliza uma série de textos em seu portal, abordando temas como cadeia produtiva, distribuição, produção independente, preservação e memória, e sugere a leitura prévia do material antes do evento. Para acessar os textos, clique aqui.

O auditório da FIRJAN fica na Av. Graça Aranha, Nº 1/ 13º andar. Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

fonte:
http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/encontro-presencial-de-audiovisual-acontece-amanh-no-rio-de-janeiro

VAI COMEÇAR. O audiovisual toma conta da cidade. É a 11ª edição do festival “Santa Maria Vídeo e Cinema”

Como o editor escreveu, na coluna OBSERVATÓRIO, deste final de semana: esse pessoal não se micha. São os organizadores do mais importante evento do gênero (Gramado a parte) do interior do Brasil. Se não é, perdoa o ufanismo. Afinal, só quem sabe as dificuldades (que até nem precisariam existir, não fosse o preconceito de uns e outros, hoje no Poder), pode afirmar isso.
O fato é que está aí, mais uma vez, o Santa Maria Vídeo e Cinema, já na sua 11ª edição. Tudo começa nesta segunda-feira, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A seguir, você confere a programação oficial, divulgada pelos organizadores:
“O 11º Santa Maria Vídeo e Cinema acontece entre 8 e 13 de abril de 2013. Os filmes e videoclipes serão exibidos no Auditório João Miguel de Souza, na CESMA e por streaming. O homenageado nacional é Hermano Figueiredo cineasta e cineclubista, e no âmbito local será o Cineclube Lanterinha Aurélio, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria.
PROGRAME-SE:
Segunda-feira – 8 de abril.
CESMA
19h Abertura Oficial.
Homenagem ao Cineclube Lanterninha Aurélio

Exibição do longa-metragem Espia Só, de Saturnino Rocha e produção de Carlos Peralta.
Debate, com a presença do diretor e produtor.

Terça-feira – 9 de abril
Sede SEEB
17h30min – reestréia do Otelo Cineclube.
CESMA
19h – Mostras Competitivas Santa Maria e Região e Mostra Nacional.

Quarta-feira – 10 de abril
CESMA
19h – Mostras Competitivas Santa Maria e Região e Mostra Nacional.

Quinta-feira – 11 de abril
CESMA
16h – Palestra AUDIODESCRIÇÃO, com Mari Costa, exibição do filme Em teu nome, de Paulo Nascimento e comentários.
19h – Mostras Competitivas Santa Maria e Região e Mostra Nacional.

Sexta-feira – 12 de abril
CESMA
17h – Mostra CineSud – Los mejores cortos del cine catalán. Los Gaudí 2011.
19h – Mostras Competitivas Santa Maria e Região e Mostra Nacional.

Sábado – 13 de abril
CESMA
10h – Seminário Gaúcho de Cinema.
16h – Mostra Hermano Figueiredo.
17h – Mostra Competitiva de Videoclipes.
19h – Cerimônia de Encerramento.
Homenagem a Hermano Figueiredo.
Entrega do Troféu Vento Norte aos vencedores.

Realização: Santa Maria Vídeo e Cinema
Promoção: Prefeitura Municipal e RBS TV
Co-Promoção: CESMA e UFSM / Pró Reitoria de Extensão
Incentivo: Ministério da Cultura – Lei Rouanet / LIC-SM”

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O SMVC, CLIQUE AQUI.

Vem aí o novo festival audiovisual de Belém

 Apostando na produção amazônica, o Festival de Audiovisual de Belém será apresentado à imprensa na próxima sexta-feira, 12, às 17h30, no Cinema Olympia, com lançamento da programação e do edital de inscrição.

 

O curta "Juliana contra o jambeiro..."

Enquanto o mercado profissional ainda não garante o pão do dia a dia de quem atua na área, a produção audiovisual independente vem se movimentando, graças ao acesso facilitado aos meios e aos recursos conseguidos por meio de prêmios, bolsas de pesquisa, cursos e parcerias.

É por isso a cada dia surgem, principalmente na web, curtas experimentais, videoclipes, documentários e arte visual digital. A falta de apoio, que também deve ser discutida dentro do evento, ainda é o calcanhar de Aquiles dos que se lançam a dificil tarefa de produzir imagem em movimento. É um nó que precisa ainda precisa ser desatado.
Os curtas paraenses premiados por editais nacionais ganham prêmios, revelando o talento e o potencial da mão de obra local, além de divulgar o nome do Estado aos quatro cantos do país, trazendo um olhar diferenciado para a região, sempre tão marcada por suas mazelas, desmatamentos e impunidade.

“Cinema Olympia – 100 Anos de Magia”, (Katiuscia de Sá)
Estética, formação

A ação cineclubista aqui, forma plateia e promovem reflexão e discussão em torno da linguagem audiovisual, o que contribui com quem está produzindo. Há pelo menos duas associações de críticos de cinema atuantes em Belém.

A ACCPA – Associação de Críticos de Cinema do Pará - e a APJCC – Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, que abrem frente às programações alternativas, que já fazem parte do calendário semanal da cidade. São iniciativas independentes que contam com parceiros que acreditam no setor.
A criação do curso de Graduação em Cinema a Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, eventos acadêmicos como o “Seminário 100 anos do Cinema Olympia” e o “CLIC em Cena”, além cinemas comerciais que apresentam as novidades na produção audiovisual mundial, tudo isso vem convergindo, sem dúvida, para que o bloco audiovisual local se faça presente no dia a dia cultural da cidade.
Estes fatores, motivaram a elaboração do projeto, mas  o FAB, idealizado pelo jornalista Enderson Oliveira, mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará e coordenador do CLIC, reconhece que é preciso fazer mais para incentivar a produção técnica e conceitual dos interessados na área do audiovisual.

Por isso, contemplado pelo Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia em 2013, o festival pretende criar um ponto de encontro para que público e produtores de audiovisual da cidade, da região e do país possam dialogar e trocar experiências. 
Em sua primeira edição, o FAB contará com mostras competitivas nas categorias “Curtas-Metragens”, “Videoclipes”, “Campanha Publicitária Audiovisual” e “Produção de conteúdo para TV e internet” e mostras não competitivas de Videoarte e de Livroclipes. Também premiará a melhor crítica de cinema escrita sobre um curta-metragem ou um longa-metragem paraense. Para participar, basta ter idade mínima de 15 (quinze) anos, independente de nível de escolaridade, profissão, campo de atuação.
O 1º encontro acadêmico de cinema da UFPA, em 2011.
Data pra acontecer
A programação começa nos dias 17 e 18 de setembro - em local a ser definido -, quando será realizado um seminário para discutir a produção audiovisual contemporânea na Amazônia. Nos dias 19 e 20 de setembro, a programação será no Cinema Olympia. 
O festival vai realizar ainda outras atividades, como curso de roteiro cinematográfico e oficina de vídeos de bolso.  Os detalhes, assim como regulamento e os nomes dos convidados (nacionais e um internacional) apenas serão divulgados no dia do lançamento oficial.  Vamos aguardar a sexta-feira! 
 
fonte:
http://holofotevirtual.blogspot.com.br/2013/04/vem-ai-o-novo-festival-audiovisual-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+HolofoteVirtual+%28Holofote+Virtual%29

terça-feira, 9 de abril de 2013

Filmes de alunos da ECA são exibidos em evento audiovisual na França




Flávia Luz Oliveira / Laboratório Agência de Comunicação
O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, participou da vigésima sétima edição da Corrida Audiovisuelle, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de março, no cinema da École Supérieure d’Audiovisuel da Université de Toulouse II – Le Mirail (ESAV), na França.
A corrida audiovisual é uma reunião anual entre escolas de cinema do mundo todo, a fim de trocar informações sobre práticas de ensino e abordagens cinematográficas e culturais. Não é uma competição, mas sim uma oportunidade de troca das realizações de cada Escola, cujas produções são ainda experimentais. A cada ano, a ESAV convida cerca de dez Escolas, representadas por seu diretor ou um de seus professores, e um estudante, para uma semana inteira de sessões e debates. A ECA foi representada pelo professor Cristian da Silva Borges, do CTR, e pelo aluno André Dib.
As seguintes escolas foram também convidadas para o evento deste ano: Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU) da Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina; Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC), Argentina; Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV), Cuba; e Louis Lumière, França.
Na frente das outras escolas e de um grande público, a delegação apresenta uma seleção de seus trabalhos. Cada escola apresentou cerca de 1h30 da produção de seus alunos. O CTR apresentou 8 filmes: Sinfonia (Réal. Bia CELANI, Luis NOGUEIRA, Nicollas OTI. 4’45. 2012); Devir (Réal. Eduardo AZEVEDO. 10’. 2010); Circuito fechado (Réal. Nicol Alexander. 14’. 2011); A galinha que burlou o sistema (Réal. Quico MEIRELLES. 15’. 2012); Caos (Réal. Matheus GOMIDE, Anders RINALDI. 5’. 2011); Última vez (Réal. Gabriel RUFATTO. 10’35. 2009); Cão (Réal. Íris JUNGES. 19’. 2011); e O fim do filme (Réal. André DIB KAWANA. 15’. 2012).
Segundo o professor Cristian Borges, as projeções dos filmes da ECA foram um grande sucesso no evento. “O público presente ficou impressionado com a qualidade e a variedade de nossa produção e com a leveza e vivacidade do nosso cinema. Além da parte técnica e da construção narrativa, uma das coisas que mais impressionou o público presente foi a direção de atores.”
A participação da ECA nesse evento, segundo o professor, foi duplamente importante: “Por um lado, para mostrar aos colegas de outros países a qualidade e a vivacidade da produção de nossos alunos; por outro, para percebermos que nossa produção, apesar de todos os problemas e deficiências que possamos encontrar pelo caminho, demonstra, quando em contato com a produção de outras escolas, uma riqueza e uma variedade inquestionáveis que devem, a meu ver, continuar sendo estimuladas”.
Mais informações: site www.eca.usp.br