segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Destacam em Cuba avanços do festival de cinema de Margarita

Havana, 10 dez (Prensa Latina) O Festival de Cinema Latino-americano e Caribenho de Margarita reporta um crescimento a cada edição, afirmou aqui Luís Luker, diretor desse evento, participante na festa cinematográfica que conclui manhã.

Durante a edição anterior realizamos um importante fórum entitulado Tela nacionais ou privadas, disse à Prensa Latina.

Nesse encontro pedimos licença ao mister danger (senhor perigoso) para exibir nossos audiovisuais, expressou.

Mister danger é um apelido que o presidente de Venezuela, Hugo Chávez, utilizou durante a emissão número 225 de seu programa televisivo e radial Alô Presidente, para se referir ao então mandatário dos Estados Unidos, George W. Bush.

Mas o mais interessante, acrescentou, foi o debate do documento elaborado como resultado desse evento, o qual se apresentou à secretaria da União de Nações Sul-americanas (Unasur).

O documento tem a ver com a distribuição e exibição do nosso cinema latino-americano, que tem sido durante muitos anos uma problemática, reconheceu.

Segundo Luker, o festival registra grandes acordos bilaterais e multinacionais quanto à produção cinematográfica, para a qual se criaram fundos.

Em tal sentido, anunciou, nos próximos dias a direção do festival tem previsto uma reunião com o conselho superior da Fundação do Novo Cinema Latino-americano.

A ideia é que juntos com a fundação, como instância política da festa cinematográfica de Margartita, elaboremos o projeto definitivo que se apresentará à Unasur no primeiro trimestre do próximo ano.

Pensamos para o encontro de 2012 continuar com estes fóruns e organizaremos talvez um evento sobre a dramaturgia do nosso cinema latino-americano, adiantou.

Além disso, no contexto do festival celebraremos o encontro de produtores de Iberoamérica, acrescentou.

Frente a uma interrogante da Prensa latina sobre a festa cinematográfica havanera, Luker respondeu que "sem dúvidas é nosso festival de toda a vida, são 33 edições, não é qualquer coisa".

Claro, acrescentou, é a grande referência do cinema dos povos ao sul do rio Bravo.

Desde 2009 celebra-se o Festival de Cinema Latino-americano e Caribenho na Ilha de Margarita.

O mesmo é organizado pelo Ministério do Poder Popular para a Cultura, através da Plataforma do Cinema e Meios Audiovisuais e da Distribuidora Nacional de Cinema Amazonia Filmes.

fonte:
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=458478&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário