segunda-feira, 19 de maio de 2014

Workshop com o cineasta - ŽELIMIR ŽILNIK em 27.05 qui MEU MÉTODO CINEMATOGRÁFICO. - Vantagens e desvantagens da produção de baixo orçamento;

Auditório A do Departamento de Cinema, Radio e Televisão
 
28 e 29 de maio, às 14h00  Prédio 4 da ECA-USP
 
* A oficina será ministrada em lingua inglesa e não contará com tradução simultânea.

Em parceria com o LAICA – Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual e com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, o CINUSP Paulo Emílio oferece nos dias 28 e 29 de maio, das 14h00 às 17h00, no Auditório A do Prédio 4 da Escola de Comunicações e Artes da USP, a oficina * Hoje, Karl Marx Twittaria e Jesus Usaria o Youtube, será ministrada pelo cineasta sérvio Želimir Žilnik. Integrando a mostra ŽELIMIR ŽILNIK E A BLACK WAVE IUGOSLAVA, o evento tem por objetivo apresentar aos estudantes e interessados alguns aspectos da filmografia e dos procedimentos desse importante diretor.


Cineasta sérvio representativo do movimento cinematográfico conhecido como a Onda Negra iugoslava – Black Wave ou Crni Film no idioma original –, Želimir Žilnik continua em atividade com seu cinema polêmico e politicamente engajado. Com uma carreira internacional que abrange filmes de ficção e documentários premiados, tanto no cinema quanto na televisão, Žilnik desembarca no Brasil para uma série de palestras e um workshop. O cineasta pretende discutir o trabalho do diretor cinematográfico e as opções estéticas em filmes autorais e de baixo orçamento, problematizando o cinema independente de ontem e de hoje. Tópicos como o recurso ao docudrama (documentário dramatizado), o trabalho com atores não-profissionais e o papel do cinema na memória das nações estarão entre os assuntos abordados pelo cineasta - cuja obra mais recente tem sido sensível à agenda política e econômica contemporânea, com foco sobre questões de identidade nacional e cidadania na Europa pós-Muro de Berlim. No workshop, Žilnik vai demonstrar e examinar seu método de realização cinematográfica, com base em sua longa experiência internacional no cinema e na TV.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (por Želimir Žilnik) :

28.05 qua MEU CREDO CINEMATOGRÁFICO.

Por que acredito que o cinema (e o vídeo) nos aproxima e nos faz compreender melhor as relações sociais?
Por que penso que o ser humano precisar levantar sua voz e defender a expressão de sua própria verdade e personalidade?
Falarei sobre a natureza inerentemente subversiva da mensagem cinematográfica, e de como os documentários cinematográficos estão se tornando uma importante e poderosa fonte sobre o nosso passado histórico e social.
Pretendo retomar minhas experiências de trabalho em três períodos históricos controversos: durante o socialismo de Estado, durante a guerra civil e no pós-comunismo.
Exibição de excertos dos filmes Early Works, Marble Ass e The Old School Capitalism.

27.05 qui MEU MÉTODO CINEMATOGRÁFICO.

Falarei sobre:

· Vantagens e desvantagens da produção de baixo orçamento;

· Método de docficção (docudrama);

· Motivos, vantagens, riscos da produção, preparação, escolha de atores não-profissionais;

· A importância da experiência com curtas e filmes documentários no processo de aprendizagem;

· Como escolher o tópico, fazer pesquisas, decidir a forma do filme;

· Qual é o papel do diretor de cinema;

· Como gerenciar a organização da equipe em dois times, um na frente e um atrás das câmeras.





PALESTRANTE:



Želimir Žilnik (nascido em Niš em 1942; atualmente vive e trabalha em Novi Sad) escreveu e dirigiu diversos filmes de ficção e documentários que acumularam vários prêmios em festivais nacionais e internacionais, inclusive no Festival de Cinema de Berlim. Žilnik é reconhecido como o criador do gênero "docudrama" e desde o início, seus filmes focaram em questões contemporâneas, tratando de assuntos sociais, políticos e econômicos da vida cotidiana.
   
"Hoje, Karl Marx twittaria e Jesus usaria o YouTube" 

oficina gratuita, disponibilidade de vagas sujeita à lotação da sala.
para inscrição, enviar email com nome, telefone e unidade para cinusp@usp.br
Local do curso: Escola de Comunicações e Artes
CTR – Departamento de Cinema, Rádio e TV
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio 4
Cidade Universitária – São Paulo – SP
Auditório A – 60 lugares
entrada franca
informações: 11-3091-3540

Nenhum comentário:

Postar um comentário