Evento exibirá filmes de Woody Allen, Orson Welles e Stanley Kubrick no Santander Cultural
"Cidadão Kane", de Orson Welles, é um dos filmes que serão exibidos no Santander Cultural Foto: Banco de Dados / Banco de Dados
Cristina Duarte
Especial
Quando os irmãos Lumière inventaram a sétima arte não imaginaram que o tema poderia ser incluído no mundo das letras. O universo literário será invadido pelo cinema durante os dias 2 e 9 na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em parceria com a Epifania Filmes e com a Coelho Voador, o Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) será o primeiro evento de cinema do país focado na escrita de roteiros.
Saiba tudo sobre a 59ª Feira do Livro em página especial
Filmes como Crepúsculo dos Deuses (de Billy Wilder), Casablanca de (Michael Curtiz), Cidadão Kane (de Orson Welles), Dr. Fantástico (de Stanley Kubrick), Lawrence da Arábia (de David Lean), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (de Woody Allen) e outros serão exibidos no Cinema do Santander Cultural, às 15h e às 19h.
A programação principal do Frapa inclui palestras, debates, mostra competitiva de curtas, workshops, rodada de negócios, roteiristas locais, nacionais e internacionais debatendo os aspectos que envolvem a construção de um roteiro. Além disso, encontros entre roteiristas, produtoras e canais de televisão serão incentivados para estimular as cadeias produtivas.
Para os que pretendem seguir a carreira, o festival proporciona debates na Sala Leste do Santander Cultural. Dentre eles estão Profissão Roteirista - Os desafios do profissional no atual cenário brasileiro, com Thiago Dottori, Renê Belmonte e Fabiano de Souza, quinta-feira, dia 7 às 10h e Choques culturais - Diferentes percepções de roteiros na era da globalização, com Pablo Stoll, Christiane Oliveira, Augusto Canani e Jonatan Schutz, às 16:30. Na sexta-feira, Roteiro de Série de TV - Seguir o modelo americano ou encontrar a nossa própria linguagem?, com José Roberto Torero, Max Mallmann e Thiago Dottori, às 14h30min.
Através do Frapa, o cinesta gaúcho, Carlos Gerbase, ministra oficina de estratégias para a criação de roteiros em evento paralelo e já com as inscrições esgotadas. Sobre os seriados de TV, Gerbase ressalta que a demanda de roteiros é maior do que para o cinema.
- Ainda não existe uma linguagem brasileira (dos seriados), por isso é necessário adaptar a realidade do país, ver o que interessa a população. Não adianta inventar - diz.
Convidados: Aly Muritiba (curta pré-selecionado ao Oscar A Fábrica)
José Eduardo Belmonte (Se Nada Mais Der Certo)
Di Moretti (Nossa Vida Não Cabe Num Opala)
Thiago Dottori (Vips)
Jasmin Ramadan (livro Soul Kitchen)
José Roberto Torero (Memórias Póstumas)
Fabiano de Souza (A Última Estrada da Praia)
Max Malmann (A Grande Família)
Gibran Dipp (Ainda Orangotangos)
Jonatan Schutz (autor do livro Guiones Para Ver y Mirar)
Augusto Canani (curta pré-selecionado ao Oscar Amores Passageiros)
Fernando Marés (Netto Perde Sua Alma)
Rubens Rewald (Super Nada)
Cristiane Oliveira (Nove Crônicas Para um Coração aos Berros)
Ismael Caneppele (Os Famosos e Os Duendes da Morte)
Sean Branney (Um Sussurro nas Trevas)
Aletéia Selonk (produtora)
fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/11/feira-recebe-festival-do-roteiro-audiovisual-com-palestras-e-workshops-4320174.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário