Saiba as mudanças que estão acontecendo no mercado audiovisual, que
função você pode desempenhar e onde você pode estudar aqui no estado
A palavra “cinema” ainda compõe o nome de muitos dos cursos da área, mas, na prática, o que se aprende hoje não se restringe somente às telonas.
A internet abriu o campo de atuação do universo da imagem em movimento, tendo multiplicado o número de produções audiovisuais que tem como fim se hospedar na web.
O NetFlix, por exemplo, deu um passo grande na produção do audiovisual para internet. Aqui no Brasil a série A Toca foi produzida exclusivamente para o serviço de streaming. A empresa também já anunciou parceria com a Marvel para produção de material com heróis de quadrinho, e isso sem falar nas séries norte-americanas exclusivas do serviço que fizeram sucesso por lá.
A Lei da TV Paga, que entrou em vigor no Brasil em 2011, também está causando uma mudança gradativa no cenário do audiovisual. A lei define que as empresas de TV por assinatura devem incluir nos seus pacotes canais que tenham um tempo mínimo estipulado de conteúdo feito no Brasil (documentários ou programas de ficção).
- O governo determinou a implantação da lei por entender que a produção audiovisual é fundamental para o desenvolvimento do país, tanto por movimentar uma indústria enorme quanto pela questão da cultura – conta Kiko Ferraz, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e dono da produtora de áudio Kiko Ferraz Studios.
A decisão tem movimentado bastante o mercado:
- Hoje se produz no Brasil programas e séries de TV como nunca se produziu antes. O desafio para nós, gaúchos, é trazer os projetos que já se acumulam no eixo Rio-São Paulo para serem produzidos no estado. Já há um movimento por parte das produtoras junto ao sindicato para que isso aconteça. No geral, a lei nos traz uma perspectiva muito boa – finaliza Kiko.
Mas uma coisa não mudou: improvisar o mínimo possível e ter um bom trabalho em equipe são fundamentais para que uma produção dê certo. Cada função desempenhada dentro de um projeto tem uma importância para que o resultado seja profissional.
E, haja função: nessa área, você pode trabalhar com cinema, TV, produção de conteúdo para internet, jornalismo e publicidade (embora as linhas que separem esses canais de comunicação estejam cada vez mais tênues).
AS FUNÇÕES POR TRÁS DA CÂMERA
Produção executiva
Capta recursos para tornar o projeto possível, seja ele oriundo de patrocínios ou de verba pública (editais).
Roteirista
Cria ou faz a adaptação de um texto já existente.
Direção de cena
Dá a palavra final nas sugestões trazidas pelos outros diretores, orienta os atores, pensa nos planos junto com o diretor de fotografia.
1ª e 2ª assistentes de direção
São responsáveis pela criação do cronograma de filmagens junto com a produção. Tomam nota e observações dos takes que valeram e orientam essa ordem de gravação, cuidando para que estejam dentro do prazo estipulado.
Direção de fotografia e assistentes de câmera
O diretor pensa nos planos e em como será a iluminação e cor das imagens no filme. Se houver assistentes, são eles que fazem o foco e operam as câmeras.
Direção de arte
Pensa na estética visual de cenários, cores e locações. O ideal é que figurinista, produtor de objetos, maquiador e cabeleireiro – e oriente todos eles de acordo com o que pensou para o filme.
Produção
Coordena tudo para que seja possível o andamento das filmagens. Faz e controla o orçamento, pensa na logística de alimentação e transporte, nas locações, na contratação da equipe e na ordem de filmagem. Se possível, tem assistentes de produção.
Áudio
O Técnico de som é responsável pela captação do áudio durante as filmagens. Se necessário, esse áudio é dublado em estúdio. O produtor de foley é responsável por produzir sons que não conseguem ser captados perfeitamente com as filmagens (como passos, mordidas, barulho de fogo). O Editor de som é quem faz a filtragem do áudio captado nas filmagens, recoloca as falas e limpa ruídos e insere as dublagens, se necessário. O compositor de trilha sonora cria as músicas para o filme e o editor de mixagem junta todos esses canais de som em um só.
Continuista
Cuida para não haver erros de continuidade, tanto na arte quanto no eixo da câmera.
Produtora de elenco
Responsável por pesquisar as melhores opções de artistas para compor o elenco. É responsável pelos atores, cuidando de transporte, alimentação e comunicação da produção com eles.
Edição
Escolhe, junto com o diretor, os melhores takes para montar cronologicamente a história em um arquivo de vídeo e dar ritmo a eles.
Finalização
Faz tratamento de cor nas imagens, animação, coloca texto e lettering e outros ajustes na imagem.
Dependendo do tamanho e da verba da produção, o número de funções pode diminuir ou aumentar, bem como o número de assistentes de cada direção.
HUMOR
O Porta dos Fundos (que é um ótimo exemplo de como o audiovisual invadiu a internet) retratou essa questão da importância da equipe no cinema:
EU QUERO FAZER! #ONDEFAZ?
PUCRS – Porto Alegre
Inscrições abertas para o vestibular até 27 de novembro
Prova: 07 e 08/12
Duração do curso: dois anos e meio
Unisinos – São Leopoldo
Inscrições abertas para o vestibular até 18 de novembro
Prova: 23/11
Duração do curso: quatro anos
Unisc – Santa Cruz do Sul
Inscrições abertas para o vestibular até 13 de novembro
Prova: 23/11
Duração do curso: quatro anos e meio Ufpel – Pelotas
Inscrições feitas através do Sisu
Duração do curso: quatro anos
fonte:
http://kzuka.clicrbs.com.br/pop-up/noticia/2013/11/eu-quero-fazer-faculdade-de-cinema-4332354.html
Foto: Ramiro Caron
Laura Hickmann
laura.hickmann@kzuka.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário