sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um Plano Diretor para o Cinema



O cineasta Luiz Carlos Barreto e o diretor Nelson Pereira dos Santos lançaram uma proposta de Plano Diretor do Cinema Brasileiro. O projeto tem como objetivo fortalecer o mercado doméstico de audiovisual para torná-lo competitivo com as indústrias cinematográficas do exterior.
O texto prevê, entre outras ações, a fusão da Ancine com a Anatel, constituindo uma só agência de regulação e fiscalização do mercado e a reestruturação do Conselho Superior do Cinema e Audiovisual, que passaria a ser vinculado à Casa Civil da Presidência. Para Barreto, o país já possui órgãos e mecanismos que permitiriam desenvolver a indústria de cinema, mas esses estão engessados pela burocracia.
O plano define ainda uma série de ações que incluem a criação de linhas suplementares de financiamento à produção, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento; a definição de metas para a produção de filmes - 120 longas até 2014; e a instalação de mais de duas mil salas de cinema localizadas nas periferias e cidades de médio porte nos meios rurais, dentro de cinco anos.
De acordo com Barreto, o intuito do plano é “tornar o cinema uma atividade permanente em nosso país, em vez de uma história de curtos ciclos que se abrem e fecham da noite para o dia”. 

fonte:
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=411693

Nenhum comentário:

Postar um comentário