segunda-feira, 21 de maio de 2012

BRDE é novo agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual


O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) tornou-se a instituição financeira oficial do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o repasse de até R$ 500 milhões ao BRDE foi celebrado nesta segunda-feira (14/5), em Porto Alegre (RS), com a participação do governador Tarso Genro e do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz. Os recursos serão repassados ao longo de três anos.



O objetivo do acordo é a contratação de projetos de produção e distribuição de obras audiovisuais para cinema e televisão no país. Ortiz apontou ainda que, a partir da nova lei da TV paga, o Fundo obtém um incremento “extraordinário, voltado para as novas operações visando à TV. Por extensão, o cinema também se beneficia”.

O FSA foi lançado em dezembro de 2008 e tornou-se uma das principais ferramentas de fomento à indústria audiovisual nacional. Da parceria fechada no Palácio Piratini, resultarão novos 150 filmes e obras seriadas para a TV.

Já a gestão do BRDE é composta por representantes dos três estados da Região Sul, mais o Mato Grosso do Sul. A instituição faz parte do sistema do BNDES.

Cooperação - Com o governador Tarso Genro, Manoel Rangel, presidente da Ancine, além de representantes dos governos de Santa Catarina e do Paraná, Vitor Ortiz também tomou parte do fechamento do protocolo de cooperação entre a Ancine e o BRDE para a elaboração do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual para a Região Sul. 

O objetivo é construir um programa comum regional voltado para o fomento da produção cultural.

ERRATA: Publicamos erroneamente no título que o “Setor audiovisual da região Sul recebe R$ 500 milhões do FSA”. Alteramos a partir de informações dos nossos leitores, como pode ser visto nos comentários abaixo.

*Com informações do site do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário