domingo, 13 de maio de 2012

Mostra de cinema comemora Ano Brasil-Portugal


Até sexta-feira, festival exibe 45 filmes de países de Língua Portuguesa em 25 municípios cearenses

Evento integrante do calendário de atividades comemorativas do Ano Brasil-Portugal, durante o biênio 2012/2013, a primeira edição do FestFilmes - Festival Luso Afro Brasileiro - coloca em circuito 45 filmes, difundidos em 25 municípios cearenses, através de equipamentos culturais durante a etapa presencial do festival; em uma programa de televisão com sinal para 16 estados brasileiros e em um portal da internet, onde os filmes pré-selecionados pela curadoria são votadas pelo público.

As exibições em Fortaleza, Maranguape, Redenção - e mais 22 cidades onde se encontram unidades do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - começam hoje e seguem até sexta-feira, dia 18. A abertura do evento acontece às 19h, com a exibição do filme "Língua - Vidas em Português" do moçambicano Victor Lopes. Entrada Gratuita.

O critério de seleção da curadoria primou por obras audiovisuais dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As 45 produções de curta duração competem em três mostras: Mostra Iracema, de filmes cearenses (regional); Mostra Nascente, de filmes brasileiros realizados por estreantes na sétima arte (nacional); e Mostra Atlântica, de filmes realizados no âmbito da CPLP (internacional). Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por voto popular, durante a etapa presencial. As premiações somam R$ 47 mil.

Ações paralelas

Entre as exibições não competitivas, estão a Mostra de Festivais, que apresenta, nessa primeira edição do evento, o conteúdo do Fike (Festival Internacional de Curtas-Metragens, de Évora, Portugal); a Mostra Canudos, que homenageia a obra do documentarista brasileiro Silvio Tendler, apresentadas no Teatro Municipal de Maranguape; e a Mostra Ceará XXI, que trará alguns dos mais significativos curtas-metragens produzidos no Ceará durante a primeira década do século XXI.

Além das mostras não-competitivas, serão ministradas na Vila das Artes, no Centro de Fortaleza, oficinas como "A Música e Narrativa no Cinema", com o cantor, compositor e professor David Tygel; e "Produção de Roteiro Básico", com o roteirista de cinema e vídeo Di Moretti.

O FestFilmes promove ainda, em data a ser divulgada, um seminário interativo com o tema "O Audiovisual como Elemento de Desenvolvimento Cultural, Educacional e Econômico", com a programação transmitida a partir de um link simultâneo, via portal, para todos os países envolvidos no evento. O debate é destinado inclusive a representantes de entidades públicas e privadas do setor audiovisual dos países que compõem a CPLP.

SAIBA MAIS

De 14 a 17 de maio

9h - Oficina "Composição de Roteiro", com Di Moretti. Local: Vila das Artes

10h - Mostra Iracema. Local: Shopping Benfica

11h - Mostra Atlântica. Local: Shopping Benfica

14h - Mostra Ceará XXI. Local: Teatro Municipal de Maranguape

14h às 16h30 - Oficina "Trilha Sonora para Cinema", com David Tygel. Local: Vila das Artes

15h - Mostra Nascente. Local: Centro Cultural Bom Jardim

15h - Mostra Outros Festivais. Local: Teatro Municipal de Maranguape

16h - Mostra Atlântica. Local: Centro Cultural Bom Jardim

16h - Mostra Iracema. Local: Teatro Municipal de Maranguape

17h - Mostra de Festivais. Local: Instituto Federal do Ceará

18h - Mostra Iracema. Local: Instituto Federal do Ceará

18h - Mostra Nascente. Local: Teatro Municipal de Maranguape

19h - Mostra Nascente. Local: Instituto Federal do Ceará

19h - Mostra Atlântica. Local: Teatro Municipal de Maranguape

19h - Mostra Nascente. Local: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) / Redenção

20h - Mostra Atlântica. Local: Instituto Federal do Ceará

20h - Mostra Canudos. Local: Teatro Municipal de Maranguape

20h - Mostra Atlântica. Local: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) / Redenção

Mais informações:
1º FestFilmes - Festival Luso Afro Brasileiro. Até sexta-feira, dia 18. Programação completa em: http://www.festfilmes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário