quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais cinema latino e do Caribe

De hoje até sábado, Sobral recebe o festival internacional de cinema, com jovens realizadores de vários países
Pelo menos no Ceará, a América Latina tem recebido cada vez mais atenção nos festivais de cinema. Além de ganhar destaque nas edições do Cine Ceará, dessa vez a região inspirou um novo evento, que começa hoje no município de Sobral.

Em sua primeira edição, o "Nossas Américas - Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe" reúne jovens realizadores latino-americanos e caribenhos para intercâmbios culturais e estéticos. O evento segue até sábado (26). A programação inclui mesas temáticas, palestras e mostras de filmes, em busca de novas formas de organização, de trocas e vivências. Entre os objetivos está, a partir desses encontros, estabelecer redes solidárias de cooperação, de ensino e de difusão, além de contribuir para a difusão de novas cinematografias independentes, experimentais e populares de países como Argentina, Venezuela, Equador, Chile, Bolívia, Brasil e México.

Segundo a diretora geral do festival, Barbara Cariry, a escolha de Sobral fundamenta-se na proposta de realizar ações em centros urbanos do interior do Ceará, onde já acontece um trabalho cultural significativo, inclusive de produção audiovisual, a partir do trabalho já realizado pela Escola de Ofícios e Artes (ECOA) e pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Ao todo, são quatro mostras de filmes: "Nossas Américas", com longas-metragens; "Santiago Alvarez", com filmes do cineasta cubano Santiago Alvarez; "Grande Caribe", com produções caribenhas; e "Curta Ceará", com curtas-metragens realizados por cearenses.

A curadoria da mostra "Nossas Américas" ficou a cargo do cineasta brasileiro Petrus Cariry, enquanto os cubanos Rigoberto Lopez e Lázara Herera selecionaram os filmes das outras duas mostras latinas.

Panorama
Os jovens realizadores foram indicados por universidades, associações de cineastas e órgãos nacionais e internacionais ligados ao cinema e à cultura. Segundo Barbara Cariry, o evento conta ainda com cerca de 60 convidados nacionais e internacionais nos debates e palestras. Eryk Rocha (Brasil), Rigoberto López (Cuba), Ivan Sanginés (Bolívia) e Jorge Serrano (Equador) são alguns dos nomes confirmados.

Temas diversos estão programados para os debates, que acontecem no Teatro São José, a exemplo de "Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do Novo Cinema Latino Americano", "O Cinema dos Povos Originários", "Cinema entre Fronteiras", entre outros. Ao final do evento, deverá ser divulgada uma carta de princípios e proposições de ações voltadas ao intercâmbio e à colaboração entre jovens realizadores da América Latina e do Caribe.

Destaque ainda para as oficinas de roteiro audiovisual (a ser ministrada pela diretora de curtas-metragens Michelline Helena, na Escola de Música de Sobra - Av. Dom José 1126, Centro), e de direção de arte (comandada pelo diretor de arte Sérgio Silveira, no ECOA - Travessa Adriano Dias Carvalho, 135, Centro). Os interessados podem se inscrever gratuitamente na Escola de Música de Sobral. O festival também homenageia personagens importantes no desenvolvimento da cinematografia da região, entre eles os brasileiros Geraldo Sarno (cineasta) e Helena Ignez (atriz).

A lista completa-se com a documentarista e produtora cubana Lazara Herrera, a realizadora colombiana Marta Rodriguez, o documentarista Michel Régnier (francês e canadense) e, por fim, o cineasta Humberto Rios, boliviano radicado na Argentina.

Mais informações
I Nossas Américas - Nossos Cinemas. De hoje até 26/05,
em Sobral (Teatro São João). Contato: (85) 3224.6944.
Programação completa em nossasamericasnossoscinemas.
blogspot.com.br

SAIBA MAIS

Programação de hoje
11h - Debate "Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do Novo Cinema Latino Americano" (no teatro São João)
14h - Mesas de trabalho Oficina de roteiro (na Escola de Música de Sobral) 
Oficina de direção de arte (na Escola de Ofícios e Artes)
Mostra Grande Caribe
16h - Mostra Santiago Álvarez(na sede da Secretaria de Cultura)
19h - Mostra Curta o Ceará (Praça da igreja matriz de Forquilha)
20h - Mostra de cinema : "Trabalhar Cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra (no Teatro São João)

ADRIANA MARTINSREPÓRTER 


fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1140697

Nenhum comentário:

Postar um comentário