O MTur apoia iniciativas neste sentido e
disponibiliza em seu site uma cartilha que explica o tema turismo
cinematográfico. Segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine) o setor
de audiovisual movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano e de acordo com
um estudo do MTur, a adoção de políticas públicas integradas entre as
produções de cinema e o turismo reforçam a divulgação do país.
A agência vai facilitar a pesquisa de
produtores cinematográficos do Brasil e do mundo que busquem locações
(cenários reais) para rodar filmes e séries de televisão, por meio de um
banco de dados que inclua informações sobre geografia, cultura e etnias
presentes nos municípios gaúchos. “É, sem dúvida, uma maneira de
fomentar o turismo e o desenvolvimento da mão de obra local, além de
propagar a história e cultura, melhorando a autoestima da população de
um destino”, diz o diretor de televisão e cinema, Federico Bonani.
Bonani diz que a sinergia entre indústrias de turismo e audiovisual
beneficia a região. Diretor e produtor de diversos trabalho como Anahy
de las Misiones (1997), rodado em Uruguaiana; Netto Perde sua Alma
(2001), também filmado em Uruguaiana e em outros municípios da Região
dos Pampas; e A Casa das Sete Mulheres (2003), gravada em Cambará do
Sul, São José dos Ausentes, Pelotas e Uruguaiana.
A cidade de São José dos Ausentes, por
exemplo, duplicou a quantidade de pousadas nos primeiros anos, e foi
feita mais uma série de benfeitorias e investimentos em estrutura na
cidade, graças à demanda de turistas, que ligavam para as agências de
viagens dizendo que gostariam de conhecer o lugar onde foram feitas as
cenas iniciais do filme.
A produção a Casa das Sete Mulheres
também impulsionou o turismo na região do Aparados da Serra (RS).
Segundo o representante da Secretaria Municipal de Turismo de Cambará do
Sul, Kim Fonseca, o fato de a cidade de 6,5 mil habitantes ter servido
como parte do cenário da minissérie “foi um marco” para
a economia local. “A procura do público foi grande e fomentou bastante
os investimentos em turismo no município. Hoje, temos estrutura muito
boa e recebemos muitos visitantes todos os anos”, disse o representante
da setur local.
Segundo informações da ADGI, o portfólio gaúcho será dividido em nove
regiões de acordo com características turísticas e culturais, com foco
nos imigrantes que contribuíram para a formação dos municípios. No
catálogo, além de informações técnicas, ainda haverá imagens dos
destinos, levantamento de custos para realizações no Estado (como
alimentação, contratação de profissionais) e nomes de pessoas ligadas ao
setor audiovisual.
O levantamento se torna um atrativo para
a organização de trabalhos, pois facilita a busca por locações. Além
disso a produção cinematográfica vende as paisagem e belezas das regiões
e também revela a cultura, a culinária e costumes locais.
Boa parte dos destinos internacionais se
promovem por meio da indústria cinematográfica, a exemplo dos Estados
Unidos, Irlanda e Austrália — este último, cenário da trilogia de filmes
O Senhor dos Anéis. Um exemplo de país latino-americano que tem se
desenvolvido graças ao trabalho de uma film commission é a Colômbia, que
faturou US$ 50 milhões servindo de cenário para produções de cinema
naquele país.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=134261
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